A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão 9º ano Ligações química.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão 9º ano Ligações química."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão 9º ano Ligações química

2 Regra do octeto A regra do octeto, fundamentada na chamada teoria do octeto, é uma regra química simples, segundo a qual os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre. A regra é aplicável aos principais grupos de elementos, especialmente ao carbono, nitrogênio, oxigênio e halogênio, mas também a metais como o sódio ou o magnésio. De forma resumida: as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons. De fato, parte-se do princípio que, na natureza, todos os sistemas tendem a adquirir a maior estabilidade possível. Os átomos, por exemplo, ligam-se uns aos outros formando moléculas para aumentar a sua estabilidade.

3 Regra do octeto De acordo com esta teoria, os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada da valência. Isso pode ser conseguido de diversas maneiras, dando origem a diversos tipos de ligações químicas, que incluem a partilha de elétrons entre átomos. Contudo, existem arranjos menos estáveis que o de um gás nobre que ocorrem regularmente nos metais de transição.

4 Ligações iônica Uma ligação iônica ocorre quando um ou mais elétrons são transferidos da camada de valência (A última camada que contém elétrons) de um átomo para a camada de valência de outro. Se um átomo perde elétrons torna-se um íon positivo (cátion), enquanto o átomo que ganha elétrons torna-se negativamente carregado (ânion). A ligação iônica resulta da atração entre os íons com cargas opostas.

5 Ligação iônica sd

6 Ligação iônica Como o próprio nome já diz, a ligação iônica  ocorre com a formação de íons. A atração entre os átomos que formam o composto é de origem eletrostática. Sempre um dos átomos perde elétrons, enquanto o outro recebe. O átomo mais eletronegativo arranca os elétrons do de menor eletronegatividade. Ocorre entre metais e não metais e entre metais e hidrogênio. átomo com facilidade para liberar os elétrons da última camada: metal átomo com facilidade de adicionar elétrons à sua última camada: não metal A ligação iônica ocorre entre metais e não metais e entre metais e hidrogênio. Num composto iônico, a quantidade de cargas negativas e positivas é igual. A ligação entre o sódio (11Na) e o cloro (17Cl) é um exemplo característico de ligação iônica. Observe a distribuição dos elétrons em camadas para os dois elementos: Na           Cl  

7 Ligação iônica Para o cloro interessa adicionar um elétron à sua última camada, completando a quantidade de oito elétrons nela. Ao sódio interessa perder o elétron de sua camada M, assim a anterior passará a ser a última, já possuindo a quantidade necessária de elétrons. Na representação da ligação, utilizamos somente os elétrons da última camada de cada átomo. A seta indica quem cede e quem recebe o elétron. Cada elétron cedido deve ser simbolizado por uma seta. Esta representação é conhecida por fórmula eletrônica ou de Lewis.

8 Ligação iônica Na e Cl

9 Fórmula Química 𝑁𝑎 +1 + 𝐶𝑙 −1 𝑁𝑎𝐶𝑙 𝐴𝑙 +3 + 𝐹 −1 𝐴𝑙 𝐹 3
𝑁𝑎 +1 + 𝐶𝑙 −1 𝑁𝑎𝐶𝑙 𝐴𝑙 +3 + 𝐹 −1 𝐴𝑙 𝐹 3 𝑀𝑔 +2 + 𝐶𝑙 −1 𝑀𝑔 𝐶𝑙 2 𝑁𝑎 +1 + 𝑂 −2 𝑁𝑎 2 𝑂

10 Cátion e Ânion O átomo que perde elétrons, que são cargas negativas, fica carregado positivamente. Nos exemplos dados acima são: Na, Al, Mg e Na respectivamente. São chamados de cátion O átomo que ganha elétrons adquire carga negativa. Nos exemplos dados acima são: Cl, F, Cl e O respectivamente. São chamados de ânion.


Carregar ppt "Revisão 9º ano Ligações química."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google