A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ligações Químicas. Ligação Iônica ou Eletrovalente Acontece entre: Metal + Ametal Metal + Hidrogênio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ligações Químicas. Ligação Iônica ou Eletrovalente Acontece entre: Metal + Ametal Metal + Hidrogênio."— Transcrição da apresentação:

1 Ligações Químicas

2 Ligação Iônica ou Eletrovalente Acontece entre: Metal + Ametal Metal + Hidrogênio

3 Ligação Iônica ou Eletrovalente Metal : Menos de 4 elétrons na última camada.Doa elétron e transforma-se em cátion. Ametal: Mais de 4 elétrons na última camada. Recebe Elétron e transforma-se em ânion.

4 Ligação Covalente Os átomos compartilham par de elétrons entre: Ametal + Ametal Ametal + Hidrogênio Hidrogênio + Hidrogênio

5 Ligação Covalente Normal (-) Fórmula Eletrônica ou Lewis –

6 Ligação Covalente Normal (-) Fórmula Estrutural H N H H

7 Ligação Covalente Normal (-) Fórmula Molecular

8 Ligação Covalente ou Coordenada ( ) Ex: O H O N O

9 Geometria Molecular Geometria Linear Quando o átomo de carbono estabelece duas duplas ligações, chamamos sua geometria de geometria linear O=C=O

10 Geometria Molecular Geometria Triangular Plana Como exemplo temos o átomo de Boro que faz três ligações simples, uma com cada flúor. Assim temos três zonas de repulsão e a sua geometria molecular será Triangular Plana. Conforme a Figura:

11 Geometria Molecular Geometria Tetraédrica Como exemplo temos a molécula de metano, bem como seu carbono estabelece quatro ligações simples, uma com cada molécula de hidrogênio, gerando quatro zonas de repulsão, recebendo o nome de Tetraédrica.

12 40 Polaridade das Ligações Ligação Covalente Apolar: Ocorre em átomos que possuem a mesma eletronegatividade. Ex:

13 Ligação Covalente Polar Ocorre entre átomos que possuem eletronegatividades diferentes. Ex: H-CL

14 Forças Intermoleculares ou Forças de Van der Waals São forças de atração que ocorrem em moléculas mantendo-as unidas,ocorre em maior intensidade nos estados sólido e liquido.

15 Dipolo Instantâneo ou Forças de Dispersão de London Ocorre entre moléculas apolares, bem como suas forças são de baixa intensidade.

16 Dipolo Permanente Ocorre entre moléculas polares, pois apresentam intensidades maiores que a do dipolo induzido.

17 Ligações de Hidrogênio Ocorrem quando um átomo de hidrogênio ligado a um átomo muito eletronegativo (F, N ou O ) de uma molécula é atraído por um par de elétrons não compartilhado no átomo de F, N ou O de outra molécula

18 Ponto de Fusão e Ebulição de Substâncias Moleculares - Moléculas com massa molecular aproximadamente iguais: Molécula Apolar< Molécula Polar < Molécula com Ligação de Hidrogênio PF e PE CRESCENTE


Carregar ppt "Ligações Químicas. Ligação Iônica ou Eletrovalente Acontece entre: Metal + Ametal Metal + Hidrogênio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google