A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS METÁLICOS NO MUNDO. A Importância dos Recursos Minerais Fornecimento de matérias primas para a indústria, construção civil, agropecuária, etc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS METÁLICOS NO MUNDO. A Importância dos Recursos Minerais Fornecimento de matérias primas para a indústria, construção civil, agropecuária, etc."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS METÁLICOS NO MUNDO

2 A Importância dos Recursos Minerais Fornecimento de matérias primas para a indústria, construção civil, agropecuária, etc. Divide-se em minerais metálicos (Fe, Mn, Cu, Sn, etc.) e minerais não metálicos (S, calcário, NaCl); Minérios e minerais: minério é todo mineral que apresenta condições de ser explorado; Principais setores industriais que utilizam minérios: Metalurgia (Fe, Al, Cu, Pb e Sn), química pesada (ácidos súlfurico, nítrico e clorídrico).

3

4 Ferro – hematita e magnetita Recurso fundamental para a siderurgia e metalurgia; Recurso base para maior parte das atividades industriais e da construção civil; Fases da produção do aço: - captação de ferro; - pelotização (secagem); - siderurgia (ferro gusa + aço); Ferro gusa e aço são obtidos a partir de uma reação química – ferro pelotizado+ CO (produzido a partir da queima do carvão); Principais produtores: China, Brasil, Austrália e Rússia

5

6 Outros importantes minérios Manganês (pirolusita): utilizado como liga metálica na produção de aço; Principais produtores: Rússia, Ucrânia, China e África do Sul. Estanho (cassiterita): produção de bronze (Sn + Cu); solda (Sn + Pb) e liga de flandres (aço + Sn), que é utilizada na produção de latas industrializadas; Principais produtores: China, Indonésia, Brasil e Bolívia;

7 Manganês Estanho (solda)

8 Níquel (pentlandita): produção de aços inoxidáveis, moedas e materiais de informática – propriedades anticorrosiva e antioxidantes; Principais produtores: Rússia, Canadá, Austrália e Indonésia. Cromo (cromita): produção de aços inoxidáveis; Principais produtores: Rússia, África do Sul e Canadá;

9

10 Alumínio (bauxita) Complexo processo de exploração: BAUXITA ALUMINA ALUMÍNIO ________ eletrólise ______________ Necessidade de elevados gastos com energia elétrica; Utilizado na indústria pesada (metalúrgica, siderúrgica, automobilística, etc.); Maiores reservas (bauxita): Austrália, China, Brasil e Guiné; Maiores produtores (alumínio): Canadá, Austrália e EUA.

11

12 Ouro: usado na produção de materiais industrializados de alta resistência e precisão e como reserva de valor nas operações de crédito financeiro; Maior reserva mundial: África do Sul; Prata: utilizada como reserva de valor e na produção industrial de alta resistência; Maior reserva mundial: Peru; Diamante: também utilizado como reserva de valor e na produção de jóias; Maior reserva mundial: Rep. Democrática do Congo.

13


Carregar ppt "RECURSOS METÁLICOS NO MUNDO. A Importância dos Recursos Minerais Fornecimento de matérias primas para a indústria, construção civil, agropecuária, etc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google