A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso do subsolo- recursos minerais orgânicos e inorgânicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso do subsolo- recursos minerais orgânicos e inorgânicos"— Transcrição da apresentação:

1 Uso do subsolo- recursos minerais orgânicos e inorgânicos
Professor: João Cláudio Alcantara dos Santos

2 Recursos minerais orgânicos e inorgânicos
Os recursos minerais são fundamentais para a sociedade, na medida em que subsidia o desenvolvimento tecnológico .Orgânicos: designam o petróleo, o carvão, gás natural, derivam da decomposição, no tempo geológico, de animais e vegetais. Inorgânicos: designam o outro, a prata, o estanho, níquel, que se originam da consolidação do magma.

3 Jazidas mundiais minerais (Ferro)
O ferro tem larga aplicação mundial, como na construção civil, indústria automotiva e eletrodomésticos e siderúrgicas. Até 1970, os paises europeus eram os grande produtores, a partir de então transformaram em importadores. Os grandes centros de produção atual são: China, Brasil, Austrália e Índia.

4 Estanho O estanho proveniente da cassiterita, mineral também abundante no Brasil. Está associado a produção de chapas de aço e ligas metálicas, muito utilizada na fabricação de latas de alimentos e bebidas.

5 Manganês O manganês é um mineral considerado estratégico na economia mundial devido ao seu amplo uso industrial e comercial. Possui desigual distribuição geográfica, 7 países juntos correspondem a 98% dos depósitos mundiais. É muito utilizado na junção de ligas de alumínio e no mercado de pilhas.

6 Bauxita Matéria-prima do alumínio, utilizado na indústria em diversos segmentos, como: embalagens transportes, fios e cabos. É durável e resistente a corrosão. As reservas de bauxita somam 34 bilhões de toneladas. O Brasil tem a quinta maior reserva com 3,8 bilhões de toneladas e é o terceiro maior produtor.

7 Níquel É utilizado em diversas ligas como a de aço inoxidável, catalisadores, baterias, eletrodos e moedas. As reservas de níquel no Brasil alcançam 8,7 milhões de toneladas de minério contido. O Brasil possui a quinta posição em relação as reservas mundiais. Encontramos níquel ainda em equipamentos de transportes e bélicos.

8 Zinco É matéria-prima para ligas metálicas como latão e bronze e é utilizado na produção de pigmentos e pilhas, produtos farmacêuticos e cosméticos. Na agropecuária, é encontrado na forma de micronutrientes para animais e plantas

9 Cobre Muito utilizado nas industrias de transporte, eletrônica, construção civil, energia e novas tecnologias. Também e utilizada na agropecuária e a saúde.

10 Fosfato De origem marinha, de depósitos ígneos ou continentais. Os derivados do fosforo, são empregados sobretudo nas atividades agropecuárias, como fertilizantes dos solos. As reservas de fosfato é muito maior do que estimavam, as boas praticas de fertilizantes agrícolas podem ajudar na sua preservação.

11 Potássio Os dois principais países em reservas de potássio no mundo Canadá com 47,7% e Rússia com 35,8% são os maiores produtores mundiais. Também é utilizado como fertilizantes em atividades agropecuária. O potássio entra na composição de detergentes e sabões líquidos e na datação de rochas.


Carregar ppt "Uso do subsolo- recursos minerais orgânicos e inorgânicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google