A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como funciona o capitalismo? Tem como principal objetivo o lucro. Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. Tem no dinheiro ou em seus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como funciona o capitalismo? Tem como principal objetivo o lucro. Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. Tem no dinheiro ou em seus."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Como funciona o capitalismo? Tem como principal objetivo o lucro. Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. Tem no dinheiro ou em seus similares (cartões de crédito, cartões de débito, talões de cheques) o seu principal meio de troca. Funciona segundo a lei da oferta e da procura – economia de mercado. Nas relações trabalhistas predomina o trabalho assalariado. O trabalhador vende sua força de trabalho aos donos dos meios de produção, recebendo em troca um salário. A força de trabalho é, portanto, uma mercadoria. No sistema capitalista, a sociedade é baseada na divisão de classes.

5

6

7

8 Pontos fundamentais da política mercantilista 1. Balança comercial favorável: todo país deveria exportar mais do que importar. 2. Protecionismo: conjunto de medidas que visam proteger a produção nacional da produção de outros países. 3. Metalismo: a riqueza e a importância de um país eram medidas pela quantidade de metal (moedas) acumulado. 4. Monopólio: a metrópole tinha exclusividade no comércio com a colônia.

9

10 Colônias Matérias-primas Metrópoles Produtos industrializados

11

12 Inglaterra. O berço da atividade industrial Acúmulo de Capital Reservas de carvão e ferro Excesso de mão de Obra Posição dos Portos.

13

14

15

16

17

18

19 Na segunda metade do séc XIX (1860), a industria assume uma nova fisionomia, com outras descobertas tecnológicas, novos setores industriais e fontes de energia: O petróleo e a eletricidade.

20 As principais novidades da Segunda Revolução Industrial foram a transformação do ferro em aço, a invenção do Dínamo, do primeiro gerador elétrico, do motor de combustão interna e do telefone.

21 Para cada vez mais o capitalismo cumprir sua função, obtenção de lucro, a indústria procurou aperfeiçoar as formas de trabalho e produção. O engenheiro norte-americano Frederick Taylor inovou com o método conhecido como Taylorismo ou organização científica do trabalho, que usou pela primeira vez os conceitos de seleção e treinamentos de empregados. Segundo Taylor, o empregado deveria executar uma tarefa, com o menor gasto de tempo e energia possível.

22 Henry Ford, o magnata da indústria de automóveis nos Estados Unidos, aperfeiçoou as teorias de Taylor. A característica era a especialização do trabalhador, a linha de montagem e a produção em série. O fordismo aproveitou ao máximo a força de trabalho e só enfraqueceu, no fim do séc. XX, com a introdução de novas tecnologias, que permitiram a adoção de novos métodos de trabalho.

23

24

25 A invenção do computador em 1946 acelerou o processo de informatização e o desenvolvimento das indústrias ligadas ao setor na segunda metade do século XX. As principais indústria da Segunda Revolução Industrial (automobilística, metalúrgica, siderúrgica) ainda são muito importantes, mas as atividades econômicas que mais crescem são aquelas que vendem serviços (informática, telecomunicações, robóticas).

26

27 HD - 7 MbHD - 500Mb

28

29

30


Carregar ppt "Como funciona o capitalismo? Tem como principal objetivo o lucro. Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. Tem no dinheiro ou em seus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google