A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALUNO: DAVI MÁRIO CUNHA DE SOUZA DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA PROFESSOR: ANTÔNIO MOTA UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALUNO: DAVI MÁRIO CUNHA DE SOUZA DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA PROFESSOR: ANTÔNIO MOTA UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA."— Transcrição da apresentação:

1 ALUNO: DAVI MÁRIO CUNHA DE SOUZA DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA PROFESSOR: ANTÔNIO MOTA UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA

2 Motivação O níquel é um dos mais importantes metais usados na engenharia. Além de extensa aplicação como elemento de liga em aço e outras ligas, níquel puro e suas ligas têm características importantes, responsáveis por sua ampla utilização. Uso de níquel na indústria

3 NÍQUEL PURO O níquel puro tem boa combinação de propriedades, incluindo resistência à corrosão em diversos meios, boa resistência mecânica e elevada ductilidade, mesmo a temperaturas muito baixas. Os principais exemplos são o Níquel 200 e o Níquel 201 que contêm cerca de 99,5% de Ni. Ambos são particularmente resistentes à atmosferas cáusticas, de halogênios em altas temperaturas; meios onde contenha sais; e meios oxidantes.

4 NÍQUEL PURO: aplicações Aplicações importantes do níquel são encontradas na soldagem, em componentes elétricos e eletrônicos, na indústria química, especialmente no manuseio de bases e meios de pH elevado. O AWS 23 é um eletrodo de níquel puro de excelente características e propriedades mecânicas para soldagem a frio todas as espécies de ferro fundido. Ótimo para reparos de peças e união de ferro fundido ao aço.

5 LIGAS DE NÍQUEL Ligas à base de níquel representam amplo espectro de propriedades e importante gama de aplicações, como mostra a figura. As ligas à base de níquel e suas relações

6 LIGAS DE NÍQUEL e COBRE A adição de cobre ao níquel cria uma série de ligas úteis. Monel 400 com aproximadamente 67% de níquel, apresenta melhore resistência mecânica que o níquel puro, bem como excelente resistência à corrosão em diversos meios, especialmente em água do mar corrente. Além disso, apresenta boa soldabilidade e tenacidade em ampla faixa de temperaturas. Adições de alumínio e titânio tornam esta liga endurecível por precipitação (Monel k-500). O composto intermetálico Ni3(Al,Ti)é o principal responsável pelo aumento das propriedades mecânicas nestas ligas. MONEL K500 é uma liga de alta performance totalmente moderna fabricada pelo processo da dupla fusão através da Electro Slag Refining (ESR), o que garante melhor qualidade do material fornecido.

7 LIGAS DE NÍQUEL e COBRE APLICAÇÕES Aplicações típicas para estas ligas são: bombas e válvulas, hélices e eixos de hélices, equipamentos marítimos, equipamentos para a indústria química e trocadores de calor. Selo mecânico IT-9 feito com partes metálicas feitas em monel 400 e aço inoxidável.

8 LIGAS NÍQUEL e FERRO Ligas Ni-Fe têm importantes propriedades magnéticas, baixa perda por histerese durante ciclo magnético, baixa perda por corrente induzida e alta permeabilidade magnética. A permabilidade magnética inicial aumenta até 80% com a adição de ferro ao níquel. As ligas níquel ferro têm forte característica magnética

9 As ligas ferro-níquel As ligas Fe-Ni são caracterizadas por baixos coeficientes de dilatação térmica. Essas ligas são empregadas em elementos mecânicos de precisão, termostatos, selos vidro-metal e algumas aplicações especiais na eletrônica.

10 Ligas ferro níquel: aplicação Conectores em KOVAR, Desenvolvidos pelo CTI (centro de tecnologia da informação renato archer) Estes são os primeiros conectores do tipo desenvolvidos no Brasil. Kovar é uma liga metálica composta de ferro, níquel e cobalto e compatível com grandes expansões térmicas, que permite conexões mecânicas e elétricas para transmissão de sinais sob diferentes condições de temperatura e pressão. As aplicações são diversas, passando por equipamentos de precisão na área médica, espacial e militar.

11 As ligas níquel e cromo As ligas Ni-Cr têm elevada resistência mecânica e resistência à corrosão e à oxidação em ampla faixa de temperaturas e diversos ambientes. Além de possuirem elevada resistividade elétrica devido à adição do cromo. Gráfico que mostra a relação entre a resistividade elétrica e a porcentagem de cromo para ligas níquel cromo

12 As ligas níquel-cromo aplicação FIO DE NÍQUEL-CROMO (NiCr) Ø1mm RESISTÊNCIA PARA SOLDAR O PLÁSTICO USADO EM TODOS OS TIPOS DE SELADORAS


Carregar ppt "ALUNO: DAVI MÁRIO CUNHA DE SOUZA DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA PROFESSOR: ANTÔNIO MOTA UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google