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Unidade I Noções Básicas Prof. Luciano R. Coutinho © 2001,02,07 Introdução a Informática.

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1 Unidade I Noções Básicas Prof. Luciano R. Coutinho © 2001,02,07 Introdução a Informática

2 Tópicos O que é Informática? Por que Informática? Tratamento de Informação Computadores Hardware Software Breve História

3 O que é Informática? “Informática é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação” (Alcalde et al, 1992, p1) “..., informática é a ciência que visa ao tratamento da informação por meio do uso de equipamentos e métodos da área de processamento de dados.” (BEI, 2002, p.15) O termo foi criado pelo francês Philippe Dreyfus em 1962, e provém da contração das palavras: InformatiqueInformática Information automatique (Informação Automática)

4 Por que Informática? “A informática nasceu da idéia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, em geral de cálculo e gerenciamento.” (Alcalde et al, 1992, p1) “Com o tempo, percebeu-se que... poderia fazer isso e muito mais.... existe para liberar o nosso potencial.” (BEI, 2002, p13)

5 Tratamento de Informação Informação Números, textos, sons, imagens... Tratamento de Informação Representação Armazenamento Recuperação Visualização Transformação Transmissão Aprendizagem Raciocínio Tomada de decisões... Entendimento (Será possível automatizar ???)

6 Em suma... Na informática, a idéia é ter máquinas para lidar com informação Máquinas = computadores Informação = números, imagens, sons, texto etc. A informática tem o potencial de ampliar nossa produtividade, intelecto e criatividade.

7 Computador O HardwareHardware A parte física, tangível Componentes Mecânicos Elétricos Eletrônicos O SoftwareSoftware A parte lógica, intangível Programas Sistema Operacional Bases de Dados O que consideramos computador, no entanto, nem sempre teve essa cara......

8 Breve História Ábaco (Egito ~3.500 a.C.) Até o século XVII, nenhum outro instrumento de cálculo conseguiu superá-lo.

9 Pascalina (1642) Máquina automática de calcular somas e subtrações Inventor : Blaise Pascal (1642)

10 Tear e cartões perfurados (1804) Tear automatizado de Joseph Marie Jacquard (1804) A informação sobre padrões de tecelagem eram armazenada em cartões perfurados. Pode ser considerada a 1a. máquina mecânica programável !

11 Máquina Analítica (1833) Charles Babbage (1833) Baseada em cartões perfurados

12 Augusta Ada Byron Filha do poeta Lord Byron e Colaboradora de Babbage. Dizia que a máquina analítica teceria padrões algébricos, assim como o tear de Jacquard Tecia flores e folhas. É considerada a primeira “programadora” da história.

13 Máquina Tabuladora (1890) Herman Hollerith Usada no censo de 1890 dos Estados Unidos Embrião da IBM

14 ENIAC (1943) John Mauchly J. Presper Eckert ( ) 18 mil válvulas 167 m 2 30 toneladas 160kW/hora op./seg 5mil somas, ou 357 mul, ou 38 div 2a Guerra Mundial

15 Válvula (1906) No ENIAC de dois em dois minutos uma válvula queimava: Parte devido a “bugs” na máquina. O calor e luz da válvulas atraiam mariposas. A mariposa ao encostar nas válvulas morriam causando curto-circuitos.

16 BUGs O primeiro registro de “bug” de computador da história!

17 Von Newman Creditado como “inventor” da moderna arquitetura dos computadores. Hardware + Software Os computadores modernos são ditos máquinas de Von Newman.

18 Univac ( ) Dispositivos Entrada/Saída

19 Univac Memória Interna Núcleos Magnéticos

20 Univac CPU (instalação)

21 Transistor (1947) Transfer Resitor AT&T Bell Labs Substituto para as válvulas menores mais rápidos mais econômicos...

22 Circuitos Integrados (1958) Texas Instruments (1958) ( )

23 Microprocessador (1971) Intel 4004.

24 Supercomputadores (1976) CRAY 1

25 Microcomputadores MITS Altair, o disponível ao público Apple II, o sucesso comercial

26 Microcomputadores IBM PC, 1981 Inovação: Capacidades de expansão. Capacidades de expansão. Tornou-se o padrão da indústria.

27 Sistemas Operacionais

28 Redes Computadores Internet

29 Computadores Móveis laptops pdas smartphones

30 Computadores autônomos Deep Blue Robo Cup Exploration Rover

31 Gerações dos Computadores 1a. Geração ( ) Válvulas Aplicações científico-militares 2a. Geração ( ) Transistor Aplicações administrativas e gerenciais 3a. Geração ( ) Circuito Integrados (SSI, MSI) Multitarefa

32 Gerações dos Computadores 4a. Geração ( ) Microprocessador (LSI) Microcomputadores 5a. Geração (1981~) Chips VLSI Ambientes Gráficos Redes de Computadores Computadores móveis Computadores autônomos Futuro Chips Quânticos

33 Computadores Quânticos O chip precisa ser congelado a 4 milikelvins. Isso é feito por um sistema de refrigeração com hélio líquido. O Orion, contruído pela D-Wave, é um computador de 16 qubits ("bits" quânticos) (fevereiro 2007)

34 Referências Alcalde, E., Garcia, M. e Penuelas, S. Informática Básica. São Paulo: Makron Books, BEI. Tecnologia da informação para todos. São Paulo, news/022007/ shl


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