A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Casos de Uso Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Casos de Uso Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes"— Transcrição da apresentação:

1 Casos de Uso Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes

2 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet Casos de Uso  Representa uma unidade discreta da interação entre um usuário (humano ou máquina) e o sistema;  É uma narrativa em texto que descreve a interação entre o usuário e uma determinada funcionalidade do sistema;  Utilizado para descobrir e registrar requisitos de sistemas;  Descreve como o sistema (ou uma funcionalidade específica) deverá se comportar.

3 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet Caso de Uso de Alto Nível  Descreve a funcionalidade e a interação de forma sucinta.  Exemplo: Caso de Uso: Solicita Locação de Filme Um cliente solicita a locação de alguns títulos de filme. Após identificar-se e identificar os títulos ele pode levá-los para casa, ciente do prazo de devolução e do valor a ser pago.

4 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet Atores  São representações de qualquer elemento que possa vir a interagir com o sistema;  Não faz parte do sistema, são elementos externos;  Podem ser usuários, sistemas legados, equipamentos ligados ao sistema, etc;  Geralmente representam uma classe de usuários, por exemplo: diretor(es), gerente(s), cliente(s), etc;  Interagem com sistema entrando dados ou recebendo-os.

5 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet Caso de Uso de Expandido  Mais detalhado;  Existem desde tipos extremamente detalhados até aqueles razoavelmente detalhados: Número do Caso de Uso[Numeração de controle do caso de uso.] Nome do Caso de Uso[Nome do caso de uso.] Ator(es)[Atores que participam do caso de uso.] Descrição[Neste item é apresentado o propósito do caso de uso de forma detalhada.] Pré-condições[Condições que devem estar satisfeitas para que o caso de uso possa ser iniciado.] Pós-condições[Condições que devem ser satisfeitas após o término do caso de uso. Podem ou não ocorrer] Cenário principal[Descrição, passo a passo, de “o quê” o sistema deve fazer. Também deverão ser escritas as regras de negócio específicas para este caso de uso, quando houver. 1 - passo1 2 - passo2 (CA 002 – este passo pode, em determinada condição, remeter ao cenário alternativo número 002 Cenário alternativo[CA NNN – Fluxos Alternativos] [Descrição de cada cenário alternativo possível para este caso de uso, detalhando os passos a serem seguidos].

6 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 6 Caso de Uso de Expandido (Exemplo) Número do Caso de Uso UC002 Nome do Caso de UsoManter Cliente Ator(es)Diretor DescriçãoEste caso de uso tem por objetivo permitir a inclusão, alteração ou exclusão de dados ligados ao cadastro de clientes. Pré-condiçõesReceber a identificação do tipo de operação e os dados cadastrais do cliente, no caso de alteração ou exclusão. Pós-condiçõesNão há. Cenário principal1. Manutenção do Cadastro 1.1. Em caso de “Inclusão”, o sistema habilita a edição dos dados Em caso de “Alteração”, o sistema exibe os dados cadastrados e os habilita para edição Em caso de “Consulta” ou “Exclusão”, o sistema exibe os dados cadastrados desabilitados para edição No caso de exclusão o sistema solicita a confirmação. 2. O usuário informa, no caso de “Alteração” ou “Inclusão” nome do cliente telefone de contato 3. O usuário confirma a operação realizada. 4. O sistema atualiza os dados cadastrais do cliente 4.1. No caso de inclusão, o sistema gera automaticamente um código de identificação. Cenário alternativoNão há.

7 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 7 Diagrama de Casos de Uso  Pode-se representar os casos de uso usando-se diagramas da UML (Diagrama de Caso de Uso);  É da categoria dos Diagramas de Comportamento; Modelo de Diagrama de Caso de UsoExemplo de Diagrama de Caso de Uso

8 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 8 Diagrama de Casos de Uso


Carregar ppt "Casos de Uso Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google