A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIDADES ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA. O que é uma cidade? O que distingue o espaço rural do espaço urbano? Que relações se estabelecem entre o espaço urbano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIDADES ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA. O que é uma cidade? O que distingue o espaço rural do espaço urbano? Que relações se estabelecem entre o espaço urbano."— Transcrição da apresentação:

1 CIDADES ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

2 O que é uma cidade? O que distingue o espaço rural do espaço urbano? Que relações se estabelecem entre o espaço urbano e o espaço rural?

3  MÚSICA: R UA DA A TALAIA – R ODRIGO L EÃO

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14 «Como se explica que eu saiba tanta coisa dos romanos e dos mouros, e não saiba nada da minha vizinha […]? Olho às vezes para as janelas dos prédios da minha rua e fico a pensar que não sei nada de quem lá vive, que não sei nada do que se passa ao pé de mim todos os dias.» FONTE: Alice Vieira, Rosa, Minha Irmã Rosa

15

16

17

18 SÍNTESE

19 CONCEITO DE CIDADE DIVERSIDADE DE CONCEITOS As cidades não são todas iguais! As cidades da atualidade não são iguais às do passado. Autores com diferentes formações acentuam diferentes características.

20 O QUE É UMA CIDADE? Forma de povoamento fixo, relativamente grande e denso, onde a maior parte da população se dedica a atividades não- agrícolas. D EFINIÇÃO GENÉRICA ! Quais são os limiares acima ou abaixo dos quais se considera que um aglomerado populacional é grande e denso?

21 DINAMARCA E SUÉCIA Aglomerações com mais de 200 habitantes. CANADÁ Aglomerações com densidade superior a 400 habitantes/km 2. GRÉCIA Aglomerações com mais de habitantes. COREIA DO SUL Aglomerações com mais de habitantes.

22 CONDIÇÕES PARA UMA LOCALIDADE SER ELEVADA À CATEGORIA DE CIDADE EM… PORTUGAL (LEI N.º 11/82, DE 2 DE JUNHO) Uma vila para ser elevada a cidade necessita de um número superior a 8000 eleitores em aglomerado populacional contínuo e, pelo menos, metade dos seguintes equipamentos coletivos:

23 … instalações hospitalares com serviço de permanência; … farmácias; … corporação de bombeiros; … casa de espetáculos e centro cultural; … museu e biblioteca; … estabelecimento de ensino preparatório e secundário; … estabelecimento de ensino pré-primário e infantários; … transportes públicos, urbanos e suburbanos; … parques ou jardins públicos.

24 CONDIÇÕES PARA UMA LOCALIDADE SER ELEVADA À CATEGORIA DE CIDADE EM… PORTUGAL (LEI N.º 11/82, DE 2 DE JUNHO) Importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitetónica poderão justificar uma ponderação diferente dos requisitos enumerados anteriormente.

25 CRITÉRIO ESTATÍSTICO - PORTUGAL A partir de 1960, o Instituto Nacional de Estatística considera “centro urbano” todas as aglomerações com mais de habitantes e as que, mesmo não atingindo aquele número, são capitais de distrito ou tenham adquirido o estatuto de cidade por decisão política.


Carregar ppt "CIDADES ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA. O que é uma cidade? O que distingue o espaço rural do espaço urbano? Que relações se estabelecem entre o espaço urbano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google