A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

B SC MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS. MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "B SC MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS. MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS."— Transcrição da apresentação:

1 B SC MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS

2 MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS

3 1.MATERIAL HOMOGÊNEO: I - APRESENTA ASPECTO UNIFORME MESMO AO ULTRAMICROSCÓPIO. II - SUBDIVIDIDO, TODAS AS AMOSTRAS APRESENTAM AS MESMAS PROPRIEDADES.

4 EXEMPLOS DE MATERIAIS HOMOGÊNEOS: ÁGUA E ÁLCOOL (EM QUALQUER PROPORÇÃO). AR FILTRADO (MISTURA DE GASES É SEMPRE HOMOGÊNEA). OURO 18K (MISTURA DE ÁTOMOS). VINAGRE (ÁGUA E ÁCIDO ACÉTICO). GASOLINA (MISTURA DE HIDROCARBONETOS - CxHy). ÁGUA MINERAL SEM GÁS (MISTURA DE ÁGUA E SAIS MINERAIS)

5 O MATERIAL HOMOGÊNEO É SEMPRE MONOFÁSICO, A MISTURA HOMOGÊNEA TAMBÉM É DENOMINADA DE SOLUÇÃO. AS SOLUÇÕES PODEM SER LÍQUIDAS, SÓLIDAS OU GASOSAS.

6 2. MATERIAL HETEROGÊNEO: NÃO SATISFAZ A NENHUMA CONDIÇÃO DO MATERIAL HOMOGÊNEO. EXEMPLOS: LEITE (AO MICROSCÓPIO VÊEM-SE GOTAS DE GORDURA). SANGUE (AO MICROSCÓPIO VÊEM-SE GLÓBULOS BRANCOS E VERMELHOS EM SUSPENSÃO). GRANITO (APRESENTA 3 FASES: MICA, QUARTZO E FELDSPATO).

7 EXEMPLOS DE MATERIAIS HETEROGÊNEOS: SAL E AÇÚCAR. SAL E AREIA. AÇO (MISTURA DE CRISTAIS DE FERRO E CRISTAIS DE GRAFITE OU GRAFITA). ÁGUA MINERAL COM GÁS. ÁGUA E ÓLEO.

8 O MATERIAL HETEROGÊNEO TAMBÉM É DENOMINADO POLIFÁSICO. SUBSTÂNCIA PURA DURANTE A MUDANÇA DE ESTADO DE AGREGAÇÃO – ESTADO FÍSICO - É UM SISTEMA HETEROGÊNEO. EXEMPLO: ÁGUA E GELO. OBSERVEM QUE ELA É PURA (APENAS MOLÉCULAS DE ÁGUA, PORTANTO NÃO É UMA MISTURA), PORÉM É HETEROGÊNEA, APRESENTA DUAS FASES: LÍQUIDA (ÁGUA) E SÓLIDA (GELO). NÃO É UMA MISTURA HETEROGÊNEA E SIM UM SISTEMA HETEROGÊNEO.

9 3. FASE: PORÇÃO HOMOGÊNEA DE UM SISTEMA HETEROGÊNEO. ÁGUA E ÓLEO: BIFÁSICO (FASE AQUOSA E FASE OLEOSA). GRANITO: TRIFÁSICO (MICA, QUARTZO E FELDSPATO).

10 4. COMPONENTE: CADA SUBSTÂNCIA QUE FAZ PARTE DO MATERIAL. ÁGUA E GELO: UM SÓ COMPONENTE: H 2 O. ÁGUA, GELO E GRANITO: 4 COMPONENTES: H 2 O, MICA, QUARTZO E FELDSPATO.

11 NÃO ALTERA A ESTRUTURA DO MATERIAL. A SUBSTÂNCIA CONTINUA SENDO A MESMA. EXEMPLOS: -MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO; -SEPARAÇÃO DE MISTURAS.

12 ALTERA A ESTRUTURA DO MATERIAL. UMA SUBSTÂNCIA É TRANSFORMADA EM OUTRA. EXEMPLOS: -TODAS AS REAÇÕES QUÍMICAS.

13 -FORMA PRECIPITADO; -LIBERA GÁS; -MUDA DE COR; -ALTERA A TEMPERATURA.


Carregar ppt "B SC MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS. MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google