Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
CC(EN) César Leal Ferreira
PROPULSÃO ELÉTRICA INTEGRADA Análise do Projeto dos Destroyers Classe Daring CC(EN) César Leal Ferreira Engenheiro Naval, PhD
2
Principais benefícios:
· Baixo custo de vida útil em virtude de: - Menores gastos com manutenção e operação; - Maior confiabilidade da planta; e - Impacto da flexibilidade de arranjo no custo. · Modularidade, que facilita reconfiguração e redundância dos sistemas · Redução da assinatura acústica · Facilidade para aceitar futuras modernizações: - Novos sistemas de armas; e - “Upgrades” da propulsão.
3
Desenvolvimento de um modelo do sistema de propulsão
4
Motor Elétrico Principal
5
Características: 2 Motores de indução (assíncronos) de 20 MW
Corrente Alternada, 6 pares de pólos, 15 fases Torque máximo: MNm Rotação máxima: 180 rpm
6
Algoritmo usando transformação dq:
Input: Voltagem no estator: vsd e vsq Impedância no estator: xs Impedância no rotor: xr Reatância mútua: xsr Velocidade do eixo: N Torque de carga: T Output: Correntes no estator: isd and isq Correntes no rotor: ird and irq Torque eletromagnético: Te
7
Cálculo do torque: onde: P = par de pólos = constante
ωb = velocidade requerida = constante xm = reatância mútua = constante ids and iqs = correntes no estator na referência dq i’dr and i’qr = correntes no rotor referentes ao estator na referência dq
8
Algoritmo usando matriz 15x15:
Input: Voltagem no estator: Vs [15x1] Impedância no estator: Xs [15x15] Impedância no rotor: Xr [15x15] Reatância mútua: Xsr [15x15] Velocidade do eixo: N [1x1] Torque de carga: T [1x1] Output: Correntes no estator: Is [15x1] Correntes no rotor: Ir [15x1] Velocidade do eixo: N [1x1] Torque eletromagnético Te [1x1]
9
Cálculo de torque: Te = [I]T[G] [I] onde:
[I] = [is1 is2 is3 … is15 ir1 ir2 ir3 … ir15]T; ; Grr = [0]; Gss = [0]; Grs = [Gsr]T and
10
Conversor Modulador de Largura de Pulso
11
Composição de cada canal:
Um retificador de seis pulsos, com quarto thyristors em cada perna; Um “link” de corrente contínua, composto de indutores e capacitores; Um inversor, composto de cinco pontes tipo H com cinco IGBT em cada perna da ponte; e Resistência dinâmica de frenagem.
12
Conversor MLP de 15 fases
13
Características: Entrada: 4160 V, 1100 A, 60 Hz
Retificador: 5600 V, 1410 A, CC
14
Sistema de Controle Os métodos de controle podem ser:
1) Controle Escalar 2) Controle por Campo-orientado 3) Controle Direto de Torque e Fluxo
15
O navio deve poder operar nas mais adversas condições de mar e de tempo
O perfil operacional eventualmente exige grandes variações de velocidade O pessoal a bordo é reduzido ao mínimo necessário para operação, restringindo assim a disponibilidade de pessoal para manutenção Os cenários de batalha são caóticos e exigem ao máximo os sistemas do navio POR ESTAS RAZÕES OS REQUISITOS DE ROBUSTEZ E TOLERÂNCIA A FALHAS SÃO PREPONDERANTES
16
Falha usando Controle por Campo Orientado:
17
Falha usando Controle Direto de Torque e Fluxo:
18
Cenários operacionais:
Velocidade constante
19
Cenários operacionais: Parada em emergência
20
Cenários operacionais:
Falha em uma fase do motor
21
Cálculo do incremento de temperatura:
22
Conclusões – prováveis problemas:
O torque gerado pelo motor de indução apresenta “micro-oscilações” em todas as faixas de operação A magnitude destas oscilações é diretamente proporcional ao torque de carga Existem meios de minimizar estas oscilações, de forma que se tornem desprezíveis: filtragem de harmônicas e sistema de controle avançado A falha de uma fase do motor de indução causará desequilíbrio nas correntes do estator, o que provocará incremento na taxa de aumento de temperatura.
23
Início da construção: AGO 03
Lançamento: FEV 06 Início das provas de mar: JUL 07
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.