A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS: 1-ASSÍNCRONOS : GAIOLA DE ESQUILO E ROTOR BOBINADO. 2- SÍNCRONOS. VANTAGENS DO MOTOR CA: -NÃO UTILIZAM ESCOVAS: MENOR MANUTENÇÃO MAIOR LIMITE DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS: 1-ASSÍNCRONOS : GAIOLA DE ESQUILO E ROTOR BOBINADO. 2- SÍNCRONOS. VANTAGENS DO MOTOR CA: -NÃO UTILIZAM ESCOVAS: MENOR MANUTENÇÃO MAIOR LIMITE DE."— Transcrição da apresentação:

1

2 TIPOS: 1-ASSÍNCRONOS : GAIOLA DE ESQUILO E ROTOR BOBINADO. 2- SÍNCRONOS. VANTAGENS DO MOTOR CA: -NÃO UTILIZAM ESCOVAS: MENOR MANUTENÇÃO MAIOR LIMITE DE POTÊNCIA. -MENOR CUSTO EM RELAÇÃO AO MOTOR CC. - MENOR TAMANHO: MENOR RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA. -MENOR MOMENTO DE INERCIA. -MAIORES VELOCIDADES.

3 VELOCIDADE DO CAMPO GIRANTE DO ESTATOR DO MOTOR. N1=60F/P F=FREQUÊNCIA DA REDE. P= PARES DE PÓPLOS. DIFERENÇA ENTRE A VELOCIDADE DO CAMPO GIRANTE DO ESTATOR E A VELOCIDADE DE GIRO DO ROTOR. ESCORREGAMENTO: S= N1-N2 N1 VELOCIDADE SÍNCRONA:

4 GAIOLA DE ESQUILO ROTOR BOBINADO

5

6

7

8

9 N2 = 60F (1-S) P P= PARES DE PÓLOS. F= FREQUÊNCIA DA REDE S= ESCORREGAMENTO TORQUE, MOMENTO = FORÇA T=FORÇA X DISTÂNCIA UNIDADE: N.m OU Kgf.m 1N.m = 9,8Kgf.m

10 CONJUGADO MOTOR: FORÇA DESENVOLVIDA PELO MOTOR, A FIM DE FAZER O EIXO GIRAR. Cm= Ø Ir Cos r Ø= fluxo produzido no estator do motor pela corrente do estator. Ir= corrente rotórica. Cos r= co-seno do ângulo de defasagem entre a corrente no rotor e a tensão no rotor CONJUGADO RESISTENTE: FORÇA DESENVOLVIDA PELA CARGA APLICADA AO EIXO DO MOTOR.

11 Cm = Cr MOTOR FICA COM VELOCIDADE CONSTANTE. Cm >Cr MOTOR ACELERA. Cm < Cr MOTOR DESACELERA.

12 Conjugado quadrático Conjugado hiperbólico

13 Conjugado constanteConjugado linear

14 -ECONOMIA DE ENERGIA. -REDUÇÃO DA CORRENTE DE PARTIDA -ADEQUAÇÃO DA VELOCIDADE AO PROCESSO -AUMENTO DA VIDA ÚTIL DA MÁQUINA.

15 FORMAS DE CONTROLE DE VELOCIDADE: 1-CONTROLE ATRAVÉS DO ESCORREGAMENTO. 2-CONTROLE ATRAVÉS DE TENSÃO E FREQUÊNCIA. 1-CONTROLE ATRAVÉS DO ESCORREGAMENTO: 1.1-VARIANDO-SE A TENSÃO DO ESTATOR. 1.2-VARIANDO-SE AS CARACTERÍSTICAS ROTÓRICAS. 1.1-VARIANDO A TENSÃO DO ESTATOR CONSISTEM EM SE VARIAR A TENSÃO APLICADA AO ESTATOR DO MOTOR

16 -APRESENTA MAIORES PERDAS, POIS O MOTOR ABSORVE MAIORES CORRENTES, A FIM DESENVOLVER O CONJUGADO NECESSÁRIO. -FAIXA PEQUENA DE CONTROLE DE VELOCIDADE. -

17 CONTROLE DE VELOCIDADE ATRAVÉS DE TENSÃO E FREQUÊNCIA - DEVE-SE MANTER O TORQUE CONSTANTE EM TODA FAIXA DE VELOCIDADE ATRAVÉS DA RELAÇÃO V/F CONSTANTE. -MANTENDO A RELAÇÃO V/F CONSTANTE, O FLUXO DA MÁQUINA NÃO SE ALTERA E COM ISTO O CONJUGADO NÃO É AFETADO. TPOS: -CONTROLE ESCALAR. -CONTROLE VETORIAL. CONTROLE ESCALAR

18 RETIFICADOR CONTROLADO + INVERSOR -APRESENTA FATOR DE POTÊNCIA VARIÁVEL. -NÃO PERMITIE UTILIZAR BANCO DE BATERIA.

19 -RETIFICADOR NÃO CONTROLADO +CHOPPER + INVERSOR - PERMITE UTILIZAR BATERIA. - APRESENTA BAIXO FATOR DE POTÊNCIA.

20 -RETIFICADOR NÃO CONTROLADO + INVERSOR PWM - PERMITE UTILIZAR BANCO DE BATERIA. - APRESENTA MENORES PERDAS.

21

22 -APRESENTA MELHOR FATOR DE POTÊNCIA PARA A REDE. -ADMITE UTILIZAR BANCO DE CAPACITORES OU BANCO DE BATERIA PARA SUPRIR A FALTA DA REDE. -POSSUI EXCELENTE DINÂMICA DE REGULAÇÃO, POIS A VARIAÇÃO DE TENSÃO E FREQUÊNCIA É SIMULTÂNEA. -BAIXAS PERDAS. RETIFICADOR NÃO CONTROLADO +INVERSOR PWM APLIACAÇÃO: -ONDE NÃO NECESSITA DE CONTROLE PRECISO. -APLICAÇÃO MULTI-MOTORES. -ONDE NÃO NECESSITA DE GRANDES TORQUES DE PARTIDA

23

24 -PROVOCAM MAIORES PERDAS NO MOTOR, POIS AS FORMAS DE ONDAS NÃO SÃO SENOIDAIS PERFEITAS, DAÍ A NECESSIDADE DE NÃO UTILIZAR A POTÊNCIA MÁXIMA DO MOTOR. -MOTORES AUTOVENTILADOS,EM BAIXAS VELOCIDADES, APRESENTARÃO POUCA VENTILAÇÃO, DAÍ A NECESSIDADE DE NÃO UTILIZAR A POTÊNCIA MÁXIMA. -A REDUÇÃO DE POTÊNCIA DEVE SER TAL QUE O MOTOR TRABALHE COM A MESMA TEMPERATURA QUANDO ALIMENTADO DIRETO PELA REDE.

25 CONTROLA VELOCIDADE E TORQUE DO MOTOR. SEM REALIMENTAÇÃO: SENSORLESS. COM REALIMENTAÇÃO: POSSUI ENCODER ENCODER: É UM TACOGERADOR DIGITAL, OU SEJA, A FREQUÊNCIA DOS PULSOS GERADOS É PROPORCIONAL A ROTAÇÃO. DIFERENÇA ENTRE O CONTROLE VETORIAL E O ESCALAR: A DIFERENÇA ENTRE O CONTROLE VETORIAL E O ESCALAR É ENCONTRADA NA MALHA DE CONTROLE. A ETAPA DE POTÊNCIA É A MESMA NAS DUAS TÉCNICAS.

26

27 PARA CLIMATIZAR AMBIENTES GRANDES( ESCOLAS, SHOPPINGS, HOTÉIS ETC), A SOLUÇÃO É MOVER O AR PELO EDIFÍCIO, FAZENDO-O PASSAR POR ÁGUA FRIA OU QUENTE, CONFORME A NECESSIDADE

28 O ar não é o meio eficiente para se aquecer ou refrigerar diretamente. O meio mais econômico e eficiente é a água. A partir da água pode-se aquecer ou refrigerar o ar. O chiller serve para: - resfriar o ar interno e promover a desumidificação. Trabalha com 2 circuitos de água e as seguintes trocas são realizadas: -Do ar interno com a água refrigerada. -Do retorno desta água com uma substância refrigerante, tal como o gás freon. -Deste gás com outro circuito de água que é finalmente enviada à torre de refrigeração.

29 A torre de refrigeração tem como função irradiar o calor para fora do edifício. A torre remove o calor da água do condensador. Toda circulação de água e ar é promovida por bombas centrífigas e ventiladores que influenciam nas trocas de calor e na eficiência de todo o sistema, como consequência, a temperatura interna do ambiente pode ser controlada por estes equipamentos.

30

31 Um sensor de temperatura envia um sinal analógico proporcional à temperatura do ambiente para uma central digital que compara este valor com um previamente ajustado e comanda o inversor na rotação necessária para que a temperatura fique o mais próximo possível do valor ajustado. A economia de energia é obtida, pois com a redução da velocidade do motor, o conjugado cai de forma quadrática) e a potência cai de forma cúbica, no caso das bombas centrífugas. A redução da velocidade depende da temperatura desejada no ambiente e da capacidade do sistema de mantê-la com a redução de rotação.


Carregar ppt "TIPOS: 1-ASSÍNCRONOS : GAIOLA DE ESQUILO E ROTOR BOBINADO. 2- SÍNCRONOS. VANTAGENS DO MOTOR CA: -NÃO UTILIZAM ESCOVAS: MENOR MANUTENÇÃO MAIOR LIMITE DE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google