A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais"— Transcrição da apresentação:

1 MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais Sabemos que uma forma de energia podem ser obtida de a partir de outra forma com ajuda de conversores. As máquinas elétricas são conversores utilizados para transformar potência elétrica em potência mecanica ou vice-versa. A máquina elétrica serve de ligação entre um sistema elétrico e um sistema mecânico.

2 MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais Se a conversão é de mecânica para elétrica, a máquina age como gerador. Se a conversão de elétrica para mecânica a máquina age como motor. Importante: A mesma máquina elétrica pode atuar tanto como motor quanto gerador.

3 MÁQUINAS ELÉTRICAS Fundamentos Iniciais Conversão Eletromagnética Nos três tipos de máquinas elétricas utilizadas para conversão de energia eletromecânica, os princípios para tal conversão são: Quando um condutor se move ao longo de um campo magnético, uma tensão é induzida nesse condutor. Quando um condutor conduzindo corrente é colocado no interior de um campo magnético, este é sujeito a uma força mecânica.

4 MÁQUINAS ELÉTRICAS Fundamentos Iniciais Conversão Eletromagnética Estes dois efeitos ocorrem simultaneamente se a energia está sendo transformada de mecânica para elétrica ou de elétrica para mecânica. Na ação motora, o sistema elétrico faz fluir uma corrente elétrica através de condutores que são colocados no interior do campo magnético. A força atua sobre cada condutor.

5 MÁQUINAS ELÉTRICAS Fundamentos Iniciais Conversão Eletromagnética Se o condutor é colocado em uma estrutura livre para girar, um torque eletromagnético será produzido fazendo girar a estrutura em uma dada velocidade. Se o condutor gira no campo magnético, um tensão será induzida em cada condutor.

6 MÁQUINAS ELÉTRICAS Fundamentos Iniciais Conversão Eletromagnética Na ação geradora, a estrutura girante denominada de rotor é acionada por uma máquina primária (turbina a vapor, motor a diesel). Uma tensão será induzida nos condutores que estão girando com o rotor. Se uma carga é colocada ao enrolamento formado por estes condutores, uma corrente (i) fluirá, entregando potência elétrica a carga.

7 MÁQUINAS ELÉTRICAS Fundamentos Iniciais Conversão Eletromagnética

8 MÁQUINAS ELÉTRICAS Fundamentos Iniciais Conversão Eletromagnética

9 MÁQUINAS ELÉTRICAS Fundamentos Iniciais Conversão Eletromagnética

10 MÁQUINAS ELÉTRICAS Fundamentos Iniciais Conversão Eletromagnética

11 MÁQUINAS ELÉTRICAS Fundamentos Iniciais Conversão Eletromagnética

12 MÁQUINAS ELÉTRICAS Fundamentos Iniciais Conversão Eletromagnética

13 MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Existem duas partes importantes na máquina de corrente de contínua. Estator: parte fixa onde está situado o enrolamento de campo (enrolamento responsável pela produção do campo necessário ao processo de conversão eletromagnética de energia). Trata-se de um enrolamento por onde circula corrente contínua.

14 MÁQUINAS ELÉTRICAS Rotor: parte girante onde está localizado o enrola- lamento de armadura (enrolamento por onde circula corrente na forma alternada). Comutador: elemento em contato com o enrola- mento de armadura que inverte o sentido da corrente contínua fornecida pela fonte externa. Escovas: elemento condutor fixo que serve para transportar a energia elétrica do circuito externo para o enrolamento de armadura (motor) e ao contrário como gerador. OBS: Com o tempo estas precisam ser modificadas devido ao desgaste.

15 MÁQUINAS ELÉTRICAS


Carregar ppt "MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google