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Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.

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1 Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery

2 Agenda  Regras para Variáveis  Identificadores Válidos  Convenção de Nomenclatura  Palavras-chaves em Java  Tipos de Variáveis em Java

3 Regras das Variáveis  Regras para a escolha de nomes de variáveis e constantes em Java  Existem três aspectos importantes, em relação a nomenclatura, que devemos considerar quando estamos programando Java:  Identificadores válidos  Convenção de nomenclatura da SUN  Convenção JavaBeans

4 Identificadores Válidos  Definem as regras para que o compilador identifique o nome como válido. 1. Nomes de variáveis são sensitivos a minúsculas e maiúsculas. Isso quer dizer que "cliente" é diferente de "Cliente".

5 Identificadores Válidos 2. O nome de uma variável pode ser qualquer identificador legal:  Uma sequência sem limites de tamanho de letras Unicode e dígitos, começando com uma letra, "$" ou o caractere de sublinhado "_" (underscore).  A convenção, contudo, é sempre começar um nome de variável com uma letra e não "$" ou "_".  Além disso, por convenção, os caracteres $ e _ nunca são usados.

6 Identificadores Válidos 3. Espaços não são permitidos em nomes de variáveis. 4. Após o primeiro caracter, podem ter qualquer combinação de letras, caracteres e números. 5. Não possuem limite de tamanho. 6. Não podem ser palavras reservadas.

7 Identificadores Válidos  Identifique se é válido ou não as variáveis abaixo. 1. $cliente 2. 8cliente 3. -idade 4. %valor 5. $$_turma 6. _quantidade 7. cliente5 8. System 9. #salario 10. Quantidade_de_estoque_do produto 11. Quantidade_de_estoque_do_produto 12. Quantidade de clientes 13..nome 14. $float 15. for_ 16. extends

8 Convenção de Nomenclatura da SUN  São recomendações da SUN para nomenclatura de classes, métodos e variáveis.  Seu programa irá funcionar mesmo que você não siga estas convenções. 1. Classes: A primeira letra deve ser maiúscula e, caso o nome seja formado por mais de uma palavra, as demais palavras devem ter sua primeira letra maiúscula também (PrimeiroCaso);

9 Convenção de nomenclatura da SUN 2. Métodos: A primeira letra deve ser minúscula e após devemos aplicar o primeiroCaso; 3. Variáveis: Da mesma forma que os métodos:  Quando escolher nomes para suas variáveis, use nomes completos em vez de abreviações confusas. Isso tornará seu código mais legível. Nomes tais como "cliente", "nota", "quantidade", etc, são bem mais fáceis de entender e lembrar que "cl", "n", "qt", etc.  Se o nome de variável que você escolher consistir de apenas uma palavra, escreva-a toda em letras minúsculas. Ex.: cliente.

10 Convenção de nomenclatura da SUN 4. Constantes: Todas as letras do nome devem ser maiúsculas e caso seja formada por mais de uma palavra separada por underscore.  Se o nome for de uma constante, ele deve ser escrito todo em letras maiúsculas. Ex.: MODELO = 102.  Se o nome da constante possuir mais de uma palavra, separe-as com o caractere "_". Ex.: NIVEL_BOLETO = 2.

11 Convenção de nomenclatura da SUN 5. Tenha também em mente que palavras-chaves e palavras reservadas da linguagem não podem ser usadas como nomes de variáveis.

12 Exercício  Escreva como devem ser as palavras de acordo com a sua finalidade. 1. Variavel = Cliente do Banco 2. Classe = Formas Geometricas 3. Método = Cadastrar o Cliente 4. Constante = Número Pi

13 Palavras Chaves em Java  Palavras-chave, também conhecidas como palavras reservadas da linguagem, são palavras que não podem ser usadas como identificadores, ou seja, não podem ser usadas para representar variáveis, classes ou nomes de métodos.

14 Palavras Chaves em Java  Abaixo listo todas as palavras-chave para a versão atual do Java, junto com o propósito de cada uma:  abstract - um método marcado como abstract informa que o mesmo não possui uma implementação ainda, mas que uma classe que o estiver herdando precisará implementá-lo.  assert - utilizado para fazer debug de lógica em tempo de execução.  boolean - para variáveis de valor lógico: true e false.  break - normalmente utilizado para interromper execuções de estruturas de repetição.  byte - para variáveis numéricas de precisão -128 até 127.  case - indica uma opção entre várias em blocos catch.  catch - é utilizado juntamente com try, seu bloco é executado somente em caso de o programa lançar uma exceção do tipo indicado no seu parâmetro.

15 Palavras Chaves em Java  char - para variáveis de caracteres, onde a sua representação interna equivale a um tipo numérico.  class - para definir o início de um arquivo Java, todas as classes possuem pelo menos essa palavra-chave.  const - essa palavra não tem uso específico em Java mas mesmo assim é uma palavra- chave.  continue - para pular a iteração atual de uma estrutura de repetição.  default - normalmente utilizado para o final de uma ou mais opções case´s de um bloco catch.  do - estrutura de repetição que garante que o bloco será executado pelo menos uma vez durante a execução do programa.  double - para variáveis numéricas e de pontos flutuantes com precisão de 64 bits.  else - complemento de estrutura de condição.  enum - palavra-chave adicionada na versão 5 do Java, é um tipo especifico de dados, que assemelha-se com uma classe, que tem operações e dados internos.  extends - utilizado para aplicar o conceito de herança para uma classe, onde uma classe receberá os métodos e variáveis de instância da classe chamada de pai.

16 Palavras Chaves em Java  final - marca uma variável, classe ou método para que não seja possível modificar o seu valor ou comportamento no decorrer da execução do programa.  finally - compõe o início de um bloco que sempre é executado para um bloco de tratamento de erros, mais utilizado para limpar recursos que foram abertos no bloco de tratamento.  float - variáveis numéricas e de pontos flutuantes com precisão de 32 bits.  for - estrutura de repetição que declara, testa e incrementa variável para uso local.  goto - não tem uso específico na linguagem.  if - estrutura de condição mais comum da linguagem.  implements - informa que uma determinada classe irá implementar uma determinada interface.  import - para relacionar classes externas à atual, permitindo o uso de nomes mais curtos para recursos da classe externa.  instaceof - serve para fazer o teste "É-UM" com duas referências.  int - para variáveis numéricas de precisão até  interface - informa que o modelo não é uma classe, mas sim um protótipo de classe sem implementação para os métodos, obrigando as classes que a implementarão siga as regras de retorno, assinatura de métodos, etc...

17 Palavras Chaves em Java  long - para variáveis numéricas de precisão de 64 bits.  native - métodos marcados como native dizem que sua implementação é feita em uma outra linguagem (por exemplo C), para que se possa acessar recursos específicos do sistema operacional.  new - utilizada para se criar novas instâncias de objetos.  package - informa em que estrutura de diretórios a classe está localizada.  private - marca a visibilidade de um método ou variável de instância para que apenas a própria classe acesse.  protected - marca a visibilidade de um método ou variável de instância para que a própria classe ou suas filhas acessem.  public - marca a visibilidade de uma classe, método ou variável de instância para que todas as classes em todos os pacotes tenham acesso.  return - devolve para o método chamador um valor que é do mesmo tipo declarado na assinatura do método.  short - para variáveis numéricas de precisão de até  static - marca um método ou variável para que se tenha apenas uma cópia da memória desse membro.

18 Palavras Chaves em Java  strictfp - serve para aumentar a precisão em operações com pontos flutuantes.  super - chama membros da classe pai.  switch - representa blocos de decisões de fluxos semelhantes ao if, mas com mais organização em determinadas situações.  synchronized - um método com essa marcação será controlado para que não se possa ter duas threads acessando o mesmo objeto.  this - representa a instância que está atualmente sendo executada.  throw - é utilizado para lançar uma exceção.  throws - é utilizado para se declarar que um método pode lançar uma exceção.  transient - indica que uma determinada variável de instância não será serializada junto com o objeto da classe.  try - para executar métodos que têm chances de lançar exceções, mas que serão tratados em blocos catch´s que o seguirão.  void - representa um retorno vazio, ou seja, nenhum retorno para esse método.

19 Palavras Chaves em Java  volatile - indica que uma determinada variável de instância pode ser modificada em duas threads distintas ao mesmo tempo.  while - bloco de repetição que será executado enquanto seu parâmetro estiver retornando verdadeiro (true).

20 Palavras Chaves em Java Para facilitar mais ainda seguem mais algumas dicas:  Uma palavra-chave não possui nem nunca é escrita com letras maiúsculas.  As palavras "true" e "false" NÃO são palavras-chave.

21 Tipos de Dados  Observe a tabela a seguir, sobre os tipos de dados.  Esses tipos são conhecidos como Tipos de Dados Primitivos.

22 Tipos de Dados Primitivos TipoDescrição boolean Pode ser contido em 1 bit, porém o seu tamanho não é precisamente definido. Assume os valores true ou false. char Caractere em notação Unicode de 16 bits. Serve para armazenar dados alfanuméricos. Pode ser usado como um dado inteiro com valores na faixa entre 0 e byte Inteiro de 8 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre -2 7 = -128 e = short Inteiro de 16 bits em notação de complemento de dois. Os valores possíveis cobrem a faixa de = a 2 15 – 1 = int Inteiro de 32 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre = e =

23 Tipos de Dados Primitivos long Inteiro de 64 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre e float Representa números em notação de ponto flutuante normalizada em precisão simples de 32 bits em conformidade com a norma IEEE O menor valor positivo representável por esse tipo é e- 46 e o maior é e bytes de tamanho e 23 dígitos binários de precisão. double Representa números em notação de ponto flutuante normalizada em precisão dupla de 64 bits em conformidade com a norma IEEE O menor valor positivo representável é e- 324 e o maior é e bytes de tamanho e 52 dígitos binários de precisão.

24 Tipos de Dados Primitivos e Conversões  As conversões em Java ocorrem da seguinte maneira, sem perda de informação:  Um byte pode ser convertido em um short, int, long, float ou double.  Um short pode ser convertido em um int, long, float ou double.  Um char pode ser convertido em um int, long, float ou double.  Um int pode ser convertido em um long, float ou double.  Um long pode ser convertido em um float ou double.  Um float pode ser convertido em um double.

25 Tipos de Dados Primitivos e Conversões  Já as conversões explícitas, o casting, é permitido em todos os tipos (exceto o boolean), mas o programador deve estar ciente que poderá haver perda de bits.

26 Atividades 1. Crie um pacote dentro do seu projeto denominado variaveis. 2. Crie uma classe com o nome variaveis nesse pacote. 3. Acrescente o método main na classe. 4. Crie 5 tipos de variáveis. Inicialize-as com valores adequados. 5. Faça a conversão dessas variáveis usando casting, para byte. 1. Ex.


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