A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções de Hardware Técnicos de Suporte Telêmaco Borba.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções de Hardware Técnicos de Suporte Telêmaco Borba."— Transcrição da apresentação:

1 Noções de Hardware Técnicos de Suporte Telêmaco Borba

2 Parte 1 Conceitos básicos de Informática

3 Computador - Externamente Computador DESKTOP NOTEBOOK ou LAPTOP PALMTOP

4 Computador - Externamente Teclado Monitor Gabinete

5 Computador - Funcionamento Informações... Monitor Teclado

6 Computador - Funcionamento Informações... Processador Memória RAM MonitorTeclado

7 Computador - Funcionamento A = A

8 Unidades de Armazenamento Disquete de 3 ½ polegadas Armazenamento magnético 1,44MB de capacidade

9 Unidades de Armazenamento CD (compact disk) Armazenamento óptico (laser) Entre 650MB e 700 MB Cerca de 480 disquetes

10 Unidades de Armazenamento DVD Armazenamento óptico (laser) 4,6 GB Cerca de 7 CD´s

11 Unidades de Armazenamento Disco Rígido (HD) (Winchester) Armazenamento magnético Até ??? Ou + “Fixo” dentro do computador

12 Tipos de CD CD-ROM: já vem de fábrica com as informações preenchidas, não pode ter sua estrutura modificada. CD-R: CD gravável (virgem), pode ter sua superfície gravada uma única vez. CD-RW: CD regravável, pode ser gravado e apagado diversas vezes.

13 Parte 2 Estudo da configuração de um Microcomputador

14 Configuração de Computador Exemplo: Pentium 4 1,7 GHz RAM 256 MB HD 40 GB Cache 256 KB Modem 56 Kbps V.90 CD 60X Monitor 15” Placa de Vídeo 3D 64MB Placa Ethernet 10/100

15 Pentium 4 1,7 GHz Refere-se ao Microprocessador. Pentium 4 é um modelo de microprocessador, fabricado pela Intel. 1,7 GHz é a freqüência de trabalho do processador, também chamada de CLOCK. Identifica o “compasso” de execução de tarefas do processador.

16 Processadores “forte” Athlon XP Pentium 4 “médio”Athlon Pentium 3 Genérico DuronCeleronObs.AMDIntel

17 1,7 GHz A freqüência é a oscilação do cristal que existe dentro do processador; 1 Hz significa 1 oscilação por segundo; 1 KHz, por sua vez, quer dizer mil oscilações por segundo; 20 MHZ significa 20 milhões de oscilações por segundo.

18 Comparações Pentium 4 1,2GHz x Pentium 3 1,7GHz Pentium 4 1,7GHz x Athlon XP 1,7GHz

19 Overclocking Overclocking: é um procedimento técnico para aumentar a freqüência de trabalho de um processador (não recomendado). Overclocking 1,6 GHz1,7 GHz

20 RAM 256 MB Refere-se à capacidade de armazenamento da Memória RAM. A RAM é a memória elétrica, portanto volátil, que armazena os dados enquanto estão sendo utilizados e manipulados. Quanto mais, melhor...

21 Características da RAM É uma memória Elétrica, portanto, não é permanente, é volátil. O aumento da capacidade da memória RAM resulta no aumento do desempenho geral do computador. A memória RAM é vendida em PENTES (pequenas placas de circuitos) e é encaixada na Placa mãe do computador.

22 HD 40GB Aponta para a capacidade de armazenamento do Disco Rígido (Winchester). Este equipamento armazena o grande volume de dados presentes em nosso computador, inclusive os programas Windows, Office, Linux, OpenOffice, etc...

23 Cache 256KB Capacidade de armazenamento da Memória CACHE do computador Processador Memória RAM Memória Cache

24 Modem 56Kbps V.90 Computador Modem Linha Telefônica

25 Funcionamento do Modem Computador: Transmissão digital Linha telefônica: Transmissão Sonora analógica

26 Características do Modem 56Kbps: taxa de transmissão máxima do equipamento; A qualidade da linha telefônica interfere na velocidade do modem; V.90 é o padrão de comunicação dos modems do Brasil e dos EUA, ou seja, todo modem brasileiro tem essa inscrição. A maioria dos modems atuais são internos (ou seja, vendidos em formato de placas para encaixe na placa mãe).

27 Tipos de Modem

28 CD 60X

29 Características CD 60X indica um drive que consegue ler um CD a uma velocidade cerca de 60 vezes maior que a velocidade padrão de leitura de CD de música. X = velocidade padrão X = 150Kbps

30 CDRW 24X 10X 40X Indica um equipamento que pode gravar CDs. 40X  Velocidade de leitura (maior) 10X  Vel. de regravação (menor) 24X  Vel. de gravação

31 Monitor 15”

32 O Monitor não afeta o desempenho do computador; A qualidade da imagem é a resolução, ou seja, a quantidade de pontos (pixels) que o monitor consegue exibir. 640x480, 800x600 e 1024x768 são valores comuns para a resolução dos monitores atuais.

33 Monitor 15” Pixel: ponto mínimo da imagem do monitor. Quanto maior a resolução, menores os pixels, e, portanto, menores os objetos mostrados na tela.

34 Placa de Vídeo 3D 64MB Equipamento necessário para que o monitor exiba os dados. É a placa de Vídeo que “desenha” os dados mostrados no monitor. Algumas placas de vídeo são “especiais”, preparadas para 3D, por exemplo.

35 Placa de Vídeo 3D 64MB 3D: placa de vídeo especializada em três dimensões. 64MB: Memória RAM de vídeo, chamada comumente de Memória de Vídeo. Sua capacidade aumenta a qualidade que a imagem pode apresentar.

36 Placa Ethernet 10/100 Placa de rede: equipamento responsável por permitir que um computador realize uma conexão com uma LAN (rede local). É um equipamento de comunicação que só funciona em redes locais, quando os computadores estão conectados por cabos específicos.

37 Placa Ethernet 10/100 10/100 significa que a placa em questão pode se conectar usando duas velocidades preferenciais: 10Mbps ou 100Mbps (Megabits por segundo). Se a rede usa a velocidade máxima, a placa de rede em questão usará a velocidade máxima de conexão.

38 Exemplo de LAN (Rede Local) HUB

39 A placa mãe do computador

40 Barramentos Barramentos são as “linhas” de comunicação entre a CPU e os diversos periféricos do computador. Barramentos Internos: Ligam a CPU aos equipamentos internos ao Gabinete; Barramentos Externos: Ligam a CPU aos equipamentos externos.

41 Barramentos Internos - PCI Usado para ligar a CPU à maioria dos periféricos internos (modems, placas de vídeo, placas de som, placas de rede, etc.)

42 Barramentos Internos - ISA Usado para ligar a CPU à maioria dos periféricos internos (modems, placas de vídeo, placas de som, placas de rede, etc.) Mais antigo que o PCI e se tornando mais raro que esse

43 Barramentos Internos - AGP Usado para ligar a CPU a placas de vídeo (especialmente as placas de vídeo 3D, que necessitam de mais velocidade);

44 Barramentos Internos - IDE Usado para ligar a CPU a unidades de armazenamento internas, como HDs, CDs, DVDs, entre outras. Permite até 2 equipamentos ligados por barramento.

45 Barramentos Internos - SCSI Usado para ligar a CPU a unidades de armazenamento internas, como HDs, CDs, DVDs, entre outras. Mais rápido e caro que o barramento IDE. Os computadores normalmente usam IDE, o SCSI é mais comum em SERVIDORES. SCSI (lê-se iscâsi) permite ligar até 15 equipamentos por barramento.

46 Barramentos Externos - Serial Usado para ligar equipamentos que exigem pouca transferência de dados, como o MOUSE. Taxa de transferência de 14,4 KB/s (115 Kbps)

47 Barramentos Externos - Paralelo Usado para ligar equipamentos que exigem maiores transferências de dados, como a impressora e as unidades externas de armazenamento. É um barramento mais rápido que o serial.

48 Barramentos Externos – PS/2 Usado para ligar Mouse e Teclado. É um substituto do barramento serial.

49 Barramentos Externos – USB Criado para substituir os barramentos serial e paralelo. Atualmente usado para conectar vários tipos de equipamentos. Permite ligar até 127 equipamentos por barramento. Taxa de transferência de 1,5 MB/s (ou seja, 12 Mbps). A taxa do USB 2.0 é de 60MB/s.

50 Barramentos Externos – Firewire Criado, por uma concorrente, para substituir o USB. Permite ligar até 63 equipamentos por barramento. Taxa de transferência de 400 MB/s. Também chamado IEEE 1394.

51 DÚVIDAS? SUGESTÕES!

52 Extraído e Adptado do site


Carregar ppt "Noções de Hardware Técnicos de Suporte Telêmaco Borba."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google