A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina Inteligência Artificial Defesa de Projeto Período

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina Inteligência Artificial Defesa de Projeto Período"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina Inteligência Artificial Defesa de Projeto Período 2008.2
Alan de Farias, Anderson Pablo, Rafael Dantas Jogo de Damas usando Algoritmo Min-Max e poda Alfa-Beta Projeto Autotest – Linha geração de código mock

2 Agenda Introdução Escolha de projeto Algoritmo Min-Max Poda Alfa-Beta
Implementação Considerações finais

3 Introdução Trabalho focado na prática de conceitos vistos durante a disciplina Diferente de alguns jogos básicos com interface, a implementação estará justamente na inteligência artificial que será usada como adversário.

4 Escolha de projeto Projeto Os conceitos Jogo de damas
Inteligência artificial Poucas regras Interface simples Os conceitos Algoritmo Min-Max e poda Alfa-Beta

5 Algoritmo Min-Max O algoritmo minimax ajuda a encontrar a melhor jogada ao caminhar pelas opções válidas a partir do fim do jogo. A cada passo assume-se que o jogador A está tentando maximizar as chances de A ganhar, enquanto na próxima rodada o jogador B está tentando minimizar as chances de isso acontecer (ao maximizar as chances de que ele próprio ganhe).

6 Pseudo-código FUNÇÃO minimax(nó, profundidade) SE nó é um nó folha OU profundidade = 0 RETORNE a heurística do valor do nó SE o adversário jogará no nó ASSUMA α := +∞ PARA_CADA filho DE n α := min(α, minimax(filho, profundidade-1)) SENÃO ASSUMA α := -∞ PARA_CADA filho DE nó α := max(α, minimax(filho, profundidade-1)) RETORNE α

7 Poda Alfa-Beta Poda Alfa-Beta é uma variação do algoritmo Min-Max que visa reduzir o número de nós que são avaliados na árvore de busca Poda - : calcular a decisão correta sem examinar todos os nós da árvore; retorna o mesmo que minimax, porém sem percorrer todos os estados.

8 Implementação Para representar o tabuleiro usamos uma matriz com todas as posições Cada posição ocupada por uma peça contém o peso desta peça. Um jogador Max que maximiza as chances dele vencer Um jogador Min, que minimiza as chances do jogar max ganhar

9 Considerações finais Esse projeto demonstrou que é possível com o uso da inteligência artificial criar um adversário consciente das jogadas que realiza. Apesar de algumas limitações o algoritmo Min-Max produz bons resultados em jogos de raciocínio lógico. Caracterizando uma forma de raciocínio baseado em lógica,


Carregar ppt "Disciplina Inteligência Artificial Defesa de Projeto Período"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google