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Exemplo
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Solução Gráfica
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Solução Exaustiva
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Outro Exemplo = + Maximizar z x 19 x sujeito a : + £ x 20 x 50 x + x £
, x variáveis inteiras 1 2
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O Problema da Mochila (PK)
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O Problema da Mochila Unidimensional
7
Exemplo
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Árvore de Enumeração
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Problemas Correlatos Subset-Sum Problem Mochila Múltipla 0-1
Mochila 0-1 Multidimensional Mochila Max_Min 0-1 Mochila de Escolha Múltipla Mochila Encapsulada Mochila Decomposta Mochila Multiperíodo
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Branch-and-Bound
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Branch-and-Bound 4 1 15 ³ + ú û ê ë x 3 4 15 £ ú û ê ë x ou
Solução Contínua x1 = 9 4 x2 = 15 4 Z= 1 4 41 Disjuntiva 4 1 15 2 + ú û ê ë x 3 4 15 2 ú û ê ë x ou
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Solução Gráfica
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Resultado da Divisão (Branch)
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Árvore de Branch
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Programação Dinâmica
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Programação Dinâmica Princípio de Bellman:
Uma política ótima apresenta a propriedade segundo a qual, a despeito das decisões tomadas para assumir um estado particular num certo estágio, as decisões restantes a partir deste estado devem constituir uma política ótima
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Exemplo - Caminho Mais Curto
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Exemplo - Caminho Mais Curto
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Exemplo - Caminho Mais Curto
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Exemplo - Caminho Mais Curto
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Exemplo - Caminho Mais Curto
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Heurísticas
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Exercício Desafio Em um tabuleiro de xadrez (padrão 8 x 8) e vazio,
sabendo-se que uma alocação em casa preta vale o dobro do que em casa branca, determine: A localização ótima para 8 (oito) damas de modo que nenhuma delas seja ameaçada pelas demais. Formule esse problema como um PPL e o solucione com o auxílio do Simplex.
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