A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Acadêmico: Thiago Luiz da Silva Orientador: Benjamin Grando Moreira

2 2/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Sumário 1.Tema e Problema 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Fundamentação Teórica 5.Projeto 6.Conclusão 7.Trabalhos Futuros

3 3/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Tema e Problema Como ajudar os professores a ensinar o conteúdo de astronomia no ensino fundamental de uma forma mais completa no curto tempo disponível e em uma época em que os avanços científicos obrigam a atualização de livros?

4 4/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Solução Proposta Oferecer ao aluno um jogo de nave que se passa no universo contendo conceitos básicos de astronomia e ciências. Estas características serão visualizadas conforme o aluno for realizando as missões disponíveis no jogo. As missões são a garantia de que todos os planetas serão visitados. Está disponível ao jogador um ranking de pontuação e um quadro de medalhas. Será exibida uma tabela de preenchimento com as características de cada planeta. O Modo multijogador disponibiliza ao professor uma tela de controle de vôo Modo de Jogo 2D

5 5/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Objetivo Geral Desenvolver um jogo de nave multijogador, com característica interdisciplinar e foco principal no auxílio ao ensino de astronomia e ciências.

6 6/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Objetivos Específicos Analisar as maneiras em que jogos na informática pode ajudar no ensino; Pesquisar o conteúdo de Astronomia que faz parte do ensino de geografia na 5º Série; Analisar ferramentas de ensinos similares; Modelar e especificar a ferramenta; Implementar a ferramenta; Efetuar os testes para validação de requisitos; Aplicar a ferramenta em campo.

7 7/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Fundamentação Teórica Jogos na Sociedade O jogo como meio de ensino sempre fez parte da sociedade, sendo ele mais um bem comum entre homens e animais. Sendo assim, jogos são utilizados como objeto de aprendizagem e treinamento á muitos séculos (MONTERO 2007 apud HUIZINGA 2000).

8 8/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Fundamentação Teórica Astronomia na 5ª Série Dados básicos: LUCI (1996) e VALLE (2005); Dados complementares: (CAMARGO,2005)

9 9/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Projeto Ferramenta XNA Biblioteca free da Microsoft para jogos; Sockets

10 10/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Jogo Introdução RF 2. Big Bang; RF 3. Corpos Celestes RF 4. Órbitas; RF 6. Anos Luz; RF 9. Sistema Solar RF 10. Planetas RF 11. Satélites Naturais RF 13. Telescópios RF 14. Galáxias

11 11/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Missões Missão 1 RF 12. Naves Espaciais RF 15. Naves Recuperáveis RF 16. Estação Espacial RF 19. Terra Missão 2 RF 20. Marte Missão 3 RF 18. Vênus

12 12/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Missões Missão 4 Missão 5 RF 5. Estrelas Missão 6 RF 7. Asteróides e meteoritos RF 8. Cometas RF 17. Mercúrio

13 13/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Missões Missão 7 RF 21. Júpiter Missão 8 RF 22. Saturno Missão 9 RF 23. Urano Missão 10 RF 24. Netuno

14 14/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva JOGO

15 15/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Multiusuário

16 16/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Avaliação

17 17/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Avaliação

18 18/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Jogos similares X Projeto atual CaracterísticasJogo1Jogo2Jogo3Jogo4Jogo5Jogo6ProjetoAvalia.DP Informações Básicas do Sistema Solar555500 550 Informações Avançadas do Sistema Solar405000 550 Interatividade121355 44.50.71 Gráfico101255 33.91.12 Som010155 33.41.52 Diversão010143 33.81.23 Socialização000001 110

19 19/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Conclusão Área de Jogos Jogos Educacionais XNA Astronomia. Ferramenta auxiliar

20 20/20 JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA Thiago Luiz da Silva Trabalhos Futuros Melhora de gráficos 2D ou 3D; Portabilidade para XBOX 360; Escolha de naves; Possibilidade de melhorá-las; Avatar falando as mensagens; Missões mais difíceis fazendo vários objetivos dentro de cada missão.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google