A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I NSUBSISTÊNCIA Insubsistência Passiva – "Insubsistência" é a condição de algo que deixa de existir, que desaparece. O vocábulo "passiva" tem o sentido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I NSUBSISTÊNCIA Insubsistência Passiva – "Insubsistência" é a condição de algo que deixa de existir, que desaparece. O vocábulo "passiva" tem o sentido."— Transcrição da apresentação:

1 I NSUBSISTÊNCIA Insubsistência Passiva – "Insubsistência" é a condição de algo que deixa de existir, que desaparece. O vocábulo "passiva" tem o sentido de "negativa" ou "que causa efeito negativo", o que não pode ser confundido com a expressão "do passivo" (das obrigações, do passivo exigível).

2 I NSUBSISTÊNCIA É relativa aquilo que, ao deixar de existir, provoca efeito negativo sobre o patrimônio. A mercadoria perdida em um incêndio, por exemplo, é uma insubsistência passiva.

3 I NSUBSISTÊNCIA Não se trata de uma insubsistência do passivo. Como o que deixou de existir foi um bem, com a perda da mercadoria, houve insubsistência do ativo. A conta Insubsistências Passivas é de despesa (de natureza devedora). Insubsistência Passiva = Insubsistência do Ativo

4 I NSUBSISTÊNCIA Insubsistência do Passivo – Consiste no desaparecimento de uma dívida. A insubsistência do passivo é uma insubsistência ativa (tem efeito positivo sobre o patrimônio).

5 I NSUBSISTÊNCIA Insubsistência Ativa – "insubsistência ativa" é quando algo que deixa de existir provoca o aumento do patrimônio, significa "o efeito positivo de algo que deixa de existir". Exemplo: a prescrição de uma dívida, que é uma insubsistência do passivo. A conta Insubsistências Ativas é de receita (de natureza credora).

6 I NSUBSISTÊNCIA Insubsistência do Ativo – Consiste no desaparecimento de um bem ou direito. A insubsistência do ativo é uma insubsistência passiva (tem efeito negativo sobre o patrimônio).

7 I NSUBSISTÊNCIA Insubsistência Passiva despesa É uma despesa porque é uma falta passiva. Insubsistência do Passivo receita Insubsistência do Passivo = redução do Passivo = Insubsistência Ativa

8 I NSUBSISTÊNCIA Insubsistência Ativa receita é uma redução ativa Insubsistência do Ativo despesa Insubsistência do Ativo = Redução do Ativo = Insubsistência Passiva

9 S UPERVENIÊNCIA Superveniência – "Superveniência" é a condição de algo que vem além, que adiciona. Em contabilidade, significa algo que provoca o aumento do ativo ou do passivo, aumentando ou diminuindo a situação líquida.

10 S UPERVENIÊNCIA Se a superveniência é passiva, tal aumento tem efeito negativo. Exemplo: os juros de mora por atraso no pagamento de uma obrigação aumenta a dívida, provocando efeito negativo sobre o patrimônio. Tem-se uma superveniência passiva (despesa).

11 S UPERVENIÊNCIA Se a superveniência é ativa,ocorre o aumento do patrimônio (receita). Exemplo: o recebimento de doação.

12 S UPERVENIÊNCIA Superveniência Passiva despesa é um aumento de um passivo Superveniência do Passivo despesa Superveniência do Passivo =aumento do Passivo =Superveniência passiva

13 S UPERVENIÊNCIA Superveniência Ativa receita é um aumento que gera ativos Superveniência do Ativo receita Superveniência do Ativo = Aumento do Ativo = Superveniência Ativa


Carregar ppt "I NSUBSISTÊNCIA Insubsistência Passiva – "Insubsistência" é a condição de algo que deixa de existir, que desaparece. O vocábulo "passiva" tem o sentido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google