A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sen to Chihiro no kamikakushi Um sonho do autor ou do personagem? Klaus Bruno Tiedemann.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sen to Chihiro no kamikakushi Um sonho do autor ou do personagem? Klaus Bruno Tiedemann."— Transcrição da apresentação:

1 Sen to Chihiro no kamikakushi Um sonho do autor ou do personagem? Klaus Bruno Tiedemann

2 A identidade de Chihiro Miyazaki apresenta Chihiro como uma menina comum de 10 anos de idade.

3 A identidade de Chihiro Na revista original são dados alguns detalhes a mais:  Chihiro é uma menina de 10 anos, absolutamente normal, que está de mudança para uma outra cidade com seus pais. Ela está triste e com medo, pois ela está sendo separada de suas amigas e de sua antiga casa.

4 Mudança de casa Chihiro está contrariada com a mudança: tem medo da escola nova, não tem amigos, não sabe o que encontrar, mudança dá trabalho. Ela quer chegar logo para se ambientar na casa nova. Sente raiva dos pais, o que é absolutamente normal numa situação destas Os pais permitem que fique deitada no carro.

5 Mudança de casa A história Hamtaro de Ritsuko Kawai também é de uma família, pai, mãe e uma filha de 10 anos, Laura, e estão de mudança. Tudo é perfeito, a ponto de ser inverossímil A casa, o caminhão de mudanças, Laura ajudando e feliz. O capítulo da mudança chama “Novos amigos, nova sorte!”

6 Hamtaro: perfeito demais Depois de arrumarem tudo, o pai está cansado. Mãe e filha trazem chá. O pai, no dia da mudança ainda tem tempo de sair com Laura. No primeiro dia já faz amizade com outra menina (Kana) que estuda na mesma escola. A vida não é tão cor de rosa!

7 No dia da mudança Chihiro está com muita raiva dos pais, quer chegar logo na casa nova, se ambientar. O pai, autoconfiante, aproveita o desvio no caminho para conhecer os arredores da casa nova. (Em Hamtaro o pai utiliza o tempo para sair com a filha). Encontra uma construção estranha, se interessa pois é arquiteto. Chihiro não tem vontade de ver nada, e tem medo pois tudo é desconhecido. A raiva contra os pais aumenta nesta situação

8 Seguindo os pais O pai, arquiteto, identifica que se trata de um parque temático abandonado e explica à família, que nos anos 90 muitos deles faliram com a “bubble economy” É tudo plausível e real. A realidade para Chihiro seria agora fugir de lá, bater nos pais, expressar sua raiva… Ela fica para trás, por causa de seu medo e de seu desinteresse.

9 Começa a história O que acontece agora com Chihiro? Ela entra num mundo fantástico, mágico, mas real? Ou ela cai num devaneio típico para a idade pré-adolescente, no qual ela se vinga dos pais punindo-os, pune-se a si própria por causa dos sentimentos de raiva e sai como heroina? As duas opções são fundamentalmente diferentes para o personagem.

10 As duas opções Vivendo uma aventura real, Chihiro vai ter que lidar com seus medos, terá que mostrar coragem, tomar decisões, e no final poderá ter se transformado numa nova pessoa, com a mesma autoconfiança do pai e da mãe. Se for um devaneio, Chihiro apenas vai resolver seu medo instantâneo, lidar com a raiva que sente no momento, vai suportar a situação, mas continuará a mesma.

11 A história de Chihiro Na contracapa do livro, por autor não especificado, o enredo é descrito da seguinte forma: ... sua procura pelo caminho de volta para seu mundo, se torna uma aventura fabulosa e perigosa, durante a qual a menina amedrontada se transforma numa jovem personalidade autoconfiante... A mesma interpretação foi usada na descrição do filme Será que isto realmente ocorre?

12 Medo Página do primeiro livro, onde Chihiro e seus pais entram pelo túnel Chihiro se agarra à mãe, que reclama:  Não se agarre tanto a mim, Chihiro. Eu quase não consigo caminhar No último quadro, o medo e a contrariedade estão escritos na face de Chihiro

13 Medo No último livro, na página onde Chihiro e seus pais saem pelo túnel, a cena é idêntica  A mesma face amedrontada  Chihiro se agarra à mãe, que reclama com as mesmas palavras Chihiro realmente se tornou autoconfiante? Perdeu seu medo? Não! Chihiro sai exatamente como entrou!

14 Devaneio Enquanto os pais exploram o parque temático abandonado, Chihiro fica para trás e entra num devaneio típico da idade Pune aqueles que a incomodam Pune a si próprio pelos sentimentos de raiva Salva a todos e se torna heroina Ela sofre para que todos tenham piedade dela Ela se torna heroína para que todos a respeitem

15 Devaneio O texto de Miyazaki traz todos estes elementos, tornando provável tratar-se de devaneio Mas existem outros elementos que sugerem o devaneio  Mudanças bruscas na história  Coincidências não explicadas  A magia  O papel duplo de alguns personagens (como de Yubaba que reaparece com outro papel no personagem de Zeniba)

16 O amor por Haku Uma menina de 10 anos (hoje em dia) mostra seus primeiros sinais de amor por um homem  Haku (12 anos, amigo de infância) ajuda no início  Depois é só Chihiro que ajuda Haku (remédio, pedir perdão a Zeniba, reencontrar o nome)  Até Haku é mau: rouba o amuleto de Zeniba Mas Chihiro não sabe o que fazer com o amor por Haku: ela é muito jovem para dar ou receber carinho

17 Elementos de realidade Num devaneio sempre há elementos da realidade do pré-adolecente  O avô Kamaji, que como todo avô é compreensivo com a neta  A amiga Lin (14 anos), amiga, confidente se torna sua chefe no devaneio  No final, os gritos de incentivo, como num programa de televisão (uma menina de 10 anos no Japão com certeza vê televisão)  A preocupação com a poluição dos rios (hoje em dia um tema de escola em qualquer lugar no mundo para crianças por volta de 10 anos de idade)

18 Fim do devaneio No final o carro sujo, o pai admite que pode ser “uma brincadeira de mal gosto” – uma boa desculpa para um pai autoconfiante que esqueceu o carro aberto numa floresta num dia de muito vento

19 A razão do devaneio O devaneio ajuda a suportar a situação, o momento Mas impede a ação (o que faz sentido numa menina de 10 anos que ainda não se pode rebelar contra os pais – mas num adulto espera-se a ação e não a fuga através de um devaneio Sigmund Freud em sua obra clássica “A interpretação do Sonhos”, enfatiza muito a função do devaneio na criança como uma maneira de lidar com a realidade. A mesma estratégia é classificada como “neurótica” no adulto

20 O devaneio no pré-adolescente Arminda Aberasturi descrevendo o adolescente, enfatiza os constantes devaneios para os quais o adolescente “foge”, uma vez que ainda é impotente em lidar de forma madura com a realidade. Armando Ferrari num capítulo específico sobre sonhos e devaneios em crianças, mostra o jogo entre sofrer (ser injustiçado) e se sair como herói (salvar o mundo).

21 Outros devaneios Um devaneio semelhante ao descrito por Miyazaki em Chihiro, encontra-se também no personagem de Harry Potter  A história de Harry Potter é uma constante autopunição para que todos tenham compaixão  Se segue de atos de heroísmo onde ele salva a todos  Também estão os outros elementos do devaneio: elementos de realidade, situações de coincidência, seqüência fantástica.

22 Literatura e devaneio Os autores, ao descreverem como realidade o devaneio de seus personagens, se mantêm no mundo real, mas produzem histórias cheias de ação que fascinam os leitores. O leitor, ao identificar-se com o personagem (e seu devaneio) sofre a mesma catarse e consegue lidar internamente com um mundo que não consegue resolver na realidade. Esta identificação com o personagem e o devaneio, e sua conseqüência para o leitor, deve ser um dos grandes motivos de sucesso de “Chihiro” e “Harry Potter”.


Carregar ppt "Sen to Chihiro no kamikakushi Um sonho do autor ou do personagem? Klaus Bruno Tiedemann."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google