A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIC e funcionamento de um sistema informático. O que é as TIC As Tecnologias da Informação e Comunicação é utilizada quando falamos de equipamentos que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIC e funcionamento de um sistema informático. O que é as TIC As Tecnologias da Informação e Comunicação é utilizada quando falamos de equipamentos que."— Transcrição da apresentação:

1 TIC e funcionamento de um sistema informático

2 O que é as TIC As Tecnologias da Informação e Comunicação é utilizada quando falamos de equipamentos que se ligam à informática, tais como computadores…

3 Informação CONHECIMENTO INFORMAÇÃO DADOS FACTOS Processamento Observação

4 Áreas de aplicação das TIC As TIC são utilizadas diariamente na nossa vida porque sem elas não conseguiríamos trabalhar pois elas estão ligadas a tudo.

5 Informática Informação Automática Informática

6 Informática é o tratamento da informação utilizando meios automáticos dai vem o nome de informática visto anteriormente. Alguns dos meios para processar a informação são: o computador (mas por si próprio não o consegue) ou sistemas informáticos.

7 Burótica A palavra burótica provem de uma palavra francesa bureau, que quer dizer escritório. Ou seja a burótica designa a aplicação dos meios informáticos no tratamento de toda a informação que circula em escritórios por exemplo.

8 Áreas de aplicação da burótica  À montagem de redes de computadores;  Ao desenvolvimento e instalação do software necessário para a manipulação da informação;  À instalação de modems, faxes ou faxes- -modems para possibilitar a troca de informação com o exterior.

9 Comunicação Os primeiros meios de comunicação eram: sinais de fumo e visuais, bandeiras e luzes. Na actualidade existem vários sistemas de comunicação as telecomunicações que provem da palavra grega tele que quer dizer “longe”, “ao longe” ou “à distância”. Ou seja na actualidade podemos enviar comunicações a todo mundo.

10 Tipos de transmissões  Linha telefónica convencional  RDIS (Rede Digital com Integração de Serviços);  Cabo de fibra óptica;  ADSL (Tecnologia de dados em banda larga);  FWA;  Satélite;

11 Telemática O termo telemática provem da junção das palavras telecomunicações e informática. Telecomunicações Informática Telemática

12 A telemática caracteriza – se pela junção de meios informáticos com meios de comunicação à distância. Alguns equipamentos usados e progamas adequados nomeadamente: Modem; Browsers;

13 Telemática De vários serviços que existem, salientam – se: WWW (World Wide Web); (correio electronico) e V-mail(video mail); Listas de correio (mailing lists); FTP (transferências de ficheiros); News (foruns tematicos de discusão); Videoconferencia (Newtmeeting ou internet phone with video.

14 Controlo e automação As tecnologias de controlo e automação designam – se pela interferência de meios informáticos no controlo de mecanismos da indústria. Como na robótica.

15 Robótica A robótica onde são estudados o desenvolvimento de sistemas electromagnéticos como os robôs onde são intervenientes meios e processos informáticos. Existem vários tipos de robôs tais como: Robôs inteligentes – são controlados por computador e intervêm com o ambiente.

16 Robôs com controlo por computador – são iguais aos inteligentes, mas não tem a capacidade de interagir com o ambiente.

17 CAD-CAM CAD (Computer Assisted Design) – desenho ou projecto feito com a utilização de computadores e softwares particulares. CAM (Computer Aided Manufacturing) – Sistams de fabrico controlados por computador.

18 Estrutura e funcionamento de um sistema informático Um computador é constituído por duas parte o hardware e o software. Dados Resultados Hardware e Software

19 Hardware O hardware e o conjunto de todos os dispositivos físicos que constituem os sistemas informáticos. É responsável pelas quatro funções principais: Entrada de dados; Processamento; Armazenamento; Saída de dados.

20 Componentes do hardware

21 Esquema geral de um computador. Esquema de dados ProcessamentoSaída de dados Dispositivo de entrada Unidade Central de Processamento Dispositivo de saída

22 CPU Unidade Central de Processamento Porque é apenas um componente Porque é a unidade fundamental de todo o sistema Porque é neste elemento que se realiza todo o processamento

23 Barramentos ou bus Existem dois tipos de barramentos : Barramento local – que interliga o CPU à memória. Barramento de entrada e saída – interliga todos os dispositivos externos ao barramento local.

24 Memórias não voláteis SiglaNomeDescrição ROMRead Only Memory (memória somente de leitura) Gravada na fábrica uma única vez PROMProgramable Read Only Memory (memória programável somente de leitura) Gravada pelo usuário uma única vez EPROMErasable Programable Read Only Memory (memória programável e apagável somente de leitura) Pode ser gravada ou regravada por meio de um equipamento que fornece as voltagens adequadas em cada pino. Para apagar os dados nela contidos, basta iluminar o chip com raios ultravioleta. Isto pode ser feito através de uma pequena janela de cristal presente no circuito integrado EEPROMElectrically Erasable Programable Read Only Memory (memória programável e apagável eletronicamente somente de leitura) Pode ser gravada, apagada ou regravada utilizando um equipamento que fornece as voltagens adequadas em cada pino.

25 Memórias voláteis SiglaNomesDescrição DRAMRAM dinâmicaÉ a mais acessível termos de preço, mas é mais lenta SRAMRAM estáticaÉ mais rápida que a DRAM mas contudo é mais cara VRAMRAM vídeoÉ mais rápida que a DRAM para as operações de vídeo NRAMMemória flashÉ um tipo de memória que não perde os dados quando desligados

26 Memorias secundarias  Discos rígidos  Disquetes  Discos ópticos (CD-R, CD-RW e DVD)  Bandas magnéticas e tapes.

27 Disco rígido Os discos rígidos são os dispositivos mais utilizados para a leitura e escrita de informação e escrita.

28 Outras memórias

29 Unidades de capacidade de memória MedidaEquivalência 1 Byte8 bits 1KB (kilobyte)1024 bytes 1 MB (megabyte)1024 kilobytes 1 GB (gigabyte)1024 megabyte 1 TB (terabyte)1024 gigabyte

30 Motherboard A motherboard ou a placa mãe é o elemento mais impor- tante de um computador pois tem como função permitir que o processador comunique com todos os periféricos instalados.

31 Dispositivos de entrada Convertem a informação introduzida pelo utilizador em sequencias próprias de bits capazes de serem interpretados pelo processador. Tais como: o teclado, o rato, o scanner, as canetas ópticas, leitor de codigos de barras, câmaras digitais, etc.

32 Dispositivos de saída É através deles que os dados processados são transmitidos para o exterior. Tais como: o monitor, as impressoras, os projectores etc. Mas também existem dispositivos quer de saída quer de entrada como os modems.

33 Software São os programas ou o conjunto de instruções que determinam a actividade e o comportamento de um sistema informático.

34 Tipos de software Software de sistema – é o conjunto de programas essenciais para o funcionamento do computador. Software de aplicação – abrange todos os programas de ambito especifico usados pelos utilizadores para a realização de algumas tarefas.

35 Bibliografia Imagens: Textos: “Planeta das TIC 9” Maria Clara Fernandes e Maria João Barbot


Carregar ppt "TIC e funcionamento de um sistema informático. O que é as TIC As Tecnologias da Informação e Comunicação é utilizada quando falamos de equipamentos que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google