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O PENSAR VIVO, E COMO AUTOEDUCÁ-LO E EDUCÁ-LO

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Apresentação em tema: "O PENSAR VIVO, E COMO AUTOEDUCÁ-LO E EDUCÁ-LO"— Transcrição da apresentação:

1 O PENSAR VIVO, E COMO AUTOEDUCÁ-LO E EDUCÁ-LO
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver esta apresentação em google: valdemar setzer Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

2 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS 1. Introdução 2. Pensar 3. Pensar morto 4. Pensar vivo 5. Pensar vivo prático 6. Pensar vivo artístico 7. Pensar vivo social 8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio 9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio 10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

3 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
1. Introdução O ser humano está destruindo A natureza A si próprio Esse é o resultado de ele ser dominado por Egoísmo Pensar morto Contrário à vida Ou que considera a vida como algo morto Ex.: examinar uma célula separada do corpo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

4 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
1. Introdução (cont.) Vamos examinar o que pode ser o contrário de um pensar morto O pensar vivo E mostrar como ele pode ser desenvolvido em uma autoeducação do adulto E como ele pode ser desenvolvido por meio da educação de crianças e jovens Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

5 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução 2. Pensar 3. Pensar morto 4. Pensar vivo 5. Pensar vivo prático 6. Pensar vivo artístico 7. Pensar vivo social 8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio 9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio 10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

6 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
O que é pensar? Uma atividade interior que envolve Criar representações mentais (imagens) Usar e formular conceitos Associar imagens e conceitos Exemplos Olhar para mim, depois fechar os olhos Criar minha imagem: rosto, roupa etc. Notar: representação mental a partir da memória nunca é tão detalhada quanto a feita pela visão Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

7 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
2. Pensar (cont.) Exemplos (cont.) Passar o dedo na roupa e no sapato Fechar os olhos e lembrar da sensação tátil Não é uma imagem! Isso é pensar? Não, é recriar a sensação Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

8 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
2. Pensar (cont.) Exemplos (cont.) O que se percebe visualmente ao mirar o objeto na entrada da sala? Todos dirão: “Uma porta” Ninguém disse “uma fralda” Errado O que se percebe visualmente são impulsos luminosos “Porta” é um conceito, que se aplica a todas as portas Envolve todas as características comuns a todas as portas Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

9 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
2. Pensar (cont.) Processo Percepção visual  representação mental  conceito pensar pensar Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

10 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
2. Pensar (cont.) Pensar sobre o pensar Única atividade em que a ação (o pensar) é idêntica ao objeto da ação (pensar) R.St. em “A Filosofia da Liberdade”: “Estado de exceção” R.St. em “Mistérios Iniciáticos” (GA 232, 21/11/23): A vivência do pensar conduz à apreensão de si próprio Antes dessa experiência, se apreendia o mundo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

11 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
2. Pensar (cont.) Pensar sobre o pensar Exemplo do mostrador exibindo números de 100 a 0 Imaginar e “falar” interiormente cada número Notar como se “observa” o pensamento Pensa-se sobre o que se está pensando Observar a capacidade de Concentrar o pensamento Determinar o próximo pensamento Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

12 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
2. Pensar (cont.) Pensar sobre o pensar (cont.) O exercício do mostrador é de concentração mental A vivência da concentração e da determinação do próximo pensamento é a vivência da Liberdade, do livre arbítrio no pensamento! Deve ser vivenciada, não pode ser provada Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

13 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
2. Pensar (cont.) Pensar sobre o pensar (cont.) O livre arbítrio não age sobre o pensar mas sim sobre a vontade Decidir o próximo pensamento Fazer algo baseado no que foi pensado Outro exemplo: Pensar no movimento horizontal do braço Executar o movimento Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

14 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
2. Pensar (cont.) Compreender algo é Ter uma percepção clara e correta Usar um pensar correto e chegar ao conceito correto Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

15 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar 3. Pensar morto 4. Pensar vivo 5. Pensar vivo prático 6. Pensar vivo artístico 7. Pensar vivo social 8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio 9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio 10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar^p 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

16 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
3. Pensar morto É o que não tem nada a ver com a realidade física e a não física Exemplos Achar que os seres humanos evoluíram dos macacos A partir dos macacos não se pode inferir o ser humano Achar que o átomo é um sistema planetário Achar que se pode ter um conhecimento total da natureza Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

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3. Pensar morto (cont.) Exemplos (cont.) Achar que o que percebemos com nossos sentidos é a totalidade das coisas Ver uma árvore de um só lado não é ver a sua totalidade Ver uma árvore de todos os lados não é ver a sua totalidade Não se vê os seus processos interiores Fluxo da seiva Fotosíntese Subdivisão e morte celulares etc. etc. Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

18 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
3. Pensar morto (cont.) Exemplos (cont.) Achar que o que percebemos com nossos sentidos é a totalidade das coisas (cont.) Ver uma árvore de todos os lados não é ver a sua totalidade (cont.) Mesmo observando todos os aspectos interiores e exteriores de uma árvore Não veríamos as causas dos processos físicos Por que uma determinada célula começa a se subdividir ou a morrer? Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

19 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
3. Pensar morto (cont.) Exemplos (cont.) Achar que o que percebemos com nossos sentidos é a totalidade das coisas (cont.) E uma pedra? Não percebemos toda a nuance do material Muito menos os processos que levaram à formação da pedra Fusão, sedimentação, rolagem, abrasão, dissolução etc. Nesse sentido, o que percebemos com nossos sentidos é uma ilusão, maia. Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

20 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
3. Pensar morto (cont.) Exemplos (cont.) Nossos sentidos nos revelam instantâneos e não transformações, metamorfoses Ex.: Olhar para meu rosto; fecharem os olhos; eu me viro de costas; abrir os olhos São dois instantâneos Mas eles estão ligados Pode-se imaginar que eu rodei a cabeça O pensamento pode ligar os instantâneos Pensar apenas nos instantâneos é exercitar um pensar morto Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

21 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
3. Pensar morto (cont.) Exemplos (cont.) O pensamento da ciência materialista é tão morto que torna incompreensível coisas que são óbvias para nós, como A matéria O tempo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

22 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
3. Pensar morto (cont.) Exemplos (cont.) Há excesso de população no mundo Portanto, vamos permitir que as pessoas se matem até diminuir essa população Esse é um pensamento lógico, abstrato, que não leva em conta os sentimentos É um pensar morto Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

23 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar  3. Pensar morto 4. Pensar vivo 5. Pensar vivo prático 6. Pensar vivo artístico 7. Pensar vivo social 8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio 9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio 10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar^p 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

24 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
Pensar nas realidades física e não física das coisas e não em abstrações Pensar nas metamorfoses, nas transformações do que se percebe sensorialmente Pensar com sentimentos Gesto com as mãos da cabeça para o coração e vice-versa Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

25 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
4. Pensar vivo (cont.) Pensar com o querer, com as ações P.ex. pensar nas consequências das ações, antes de executá-las Isto é, agir conscientemente Animais são incapazes de fazer isso! Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

26 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
4. Pensar vivo (cont.) Pensar em processos não físicos, não visíveis aos sentidos e às máquinas São processos ocultos! Exemplos: O que dá forma aos seres vivos Ex.: curva externa das folhas da Costela de Adão (Monstera Deliciosa) Simetrias nos seres vivos Exs.: borboleta, mãos, orelhas Pensar, sentir e querer O sentir é mais oculto que o pensar, o querer mais que o sentir Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

27 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
4. Pensar vivo (cont.) Pensar em processos não físicos (cont.) Dois processos do sentir Ter sensações Ex.: sentir o gosto de uma banana Ter sentimentos Gostar ou não do gosto da banana Mais básicos: simpatia e antipatia Ainda mais básicos: atração e repulsa Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

28 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
4. Pensar vivo (cont.) O pensar vivo é um pensar criativo O que é criatividade? Criatividade = fantasia + “concretividade” Fantasia é ter novas ideias “Concretividade” é fazer algo útil para si ou para a sociedade Pessoa só com fantasia: diletante Pessoa só com concretividade: burocrata Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

29 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar  3. Pensar morto  4. Pensar vivo 5. Pensar vivo prático 6. Pensar vivo artístico 7. Pensar vivo social 8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio 9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio 10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

30 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
5. Pensar vivo prático Rudolf Steiner: “Educação Prática do Pensamento”, do GA 108, 18/1/1909 É preciso distinguir um espírito prático baseado em hábitos mentais de um pensamento prático, criativo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

31 5. Pensar vivo prático (cont.)
Pensamentos só podem ser retirados de um mundo que os contém O mundo foi formado e é constituído de pensamentos Isto é um monismo do pensamento Contraposição ao materialismo Monismo da matéria Paradoxo: os materialistas não sabem o que é matéria! Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

32 5. Pensar vivo prático (cont.)
Admitindo-se que por detrás das coisas há pensamentos pode-se exercitar pensamentos baseados nas coisas O mundo físico tem uma lógica intrínseca Ex.: dois corpos sólidos não podem ocupar o mesmo espaço Ex.: o tempo decorre linearmente O tempo não pode ser definido, tem que ser vivenciado O nosso tempo não é o da Física, onde não há o “instante presente” Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

33 5. Pensar vivo prático (cont.)
Primeiro exercício (R.St.) Observar fenômenos da natureza no tempo Ex.: observar atentamente o céu agora Fechar os olhos e lembrar a aparência do céu Com o máximo de pormenores Pensar apenas nas imagens Não tirar conclusões (“amanhã vai chover” etc.) (Meu) Colocar um feijão para germinar, depois plantar, observar todos os estágios Refazê-los em penssamentos Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

34 5. Pensar vivo prático (cont.)
Primeiro exercício (R.St.) (cont.) Observar fenômenos da natureza no tempo (cont.) Muito útil para aquilo que não se compreende Com isso fazemos agir sobre nós pensamentos cósmicos O pensamento adquire elasticidade Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

35 5. Pensar vivo prático (cont.)
Segundo exercício (R.St.) Observar atentamente uma pessoa e prever o que ela fará Depois verificar se ela realmente o fez Se fez, o pensamento estava correto Se não fez, deve-se refletir sobre em que nos enganamos, esforçando-se por corrigir os pensamentos anteriores Quando prevemos os acontecimentos, estamos em harmonia com o mundo As coisas deixam de estar fora de nós Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

36 5. Pensar vivo prático (cont.)
Segundo exercício (R.St.) (cont.) Aprofundando-se nas coisas, teremos consciência das forças de pensamento que impelem as coisas e fenômenos O pensamento de Goethe era simultaneamente percepção, e sua percepção era pensamento Ele conseguia prever o tempo: “Vai chover em 3 horas” Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

37 5. Pensar vivo prático (cont.)
Terceiro exercício Concentração mental Ex.: mostrador Ex.: pensar sobre um objeto qualquer Sua forma, cor, para que serve, como foi produzido etc. Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

38 5. Pensar vivo prático (cont.)
Quarto exercício (R.St.) Recordação precisa Recordar uma pessoa e sua roupa Não lembrando, completar imaginativamente Depois conferir Leva a um aumento da capacidade de observar “Uma boa memória é filha de uma observação fiel” Quinto exercício (R.St.) Imaginar o que acontecerá se tomarmos uma decisão ou outra Depois, examinar o que realmente ocorreu Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

39 5. Pensar vivo prático (cont.)
Em geral os pensamentos são impostos por Hábitos Maneira de pensar Sentimentos Associações mentais É preciso aprender a amar a objetividade, a realidade das coisas Não se deve dar preferência a um ou outro pensamento Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

40 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar  3. Pensar morto  4. Pensar vivo  5. Pensar vivo prático 6. Pensar vivo artístico 7. Pensar vivo social 8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio 9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio 10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

41 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
6. Pensar vivo artístico Toda pessoa deveria praticar alguma atividade artística Na atividade artística exerce-se um pensamento, mas não é formal, abstrato Exemplos: Subtexto no teatro Sentir o andamento de uma música Improvisar Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

42 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar  3. Pensar morto  4. Pensar vivo  5. Pensar vivo prático  6. Pensar vivo artístico 7. Pensar vivo social 8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio 9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio 10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

43 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
7. Pensar vivo social Por que vocês estão aqui? Por alguma necessidade Aprender algo, passar o tempo etc. E por que eu estou aqui? Para exercer uma habilidade, prestar um serviço (nenhum interesse pessoal) E como minhas habilidades são colocadas a serviço de suas necessidades? Pela interação social Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

44 7. Pensar vivo social (cont.)
Minha Lei Individual-social Fundamental: TODO INDIVÍDUO É UM SER COM NECESSIDADES E COM HABILIDADES, QUE INTERAGE SOCIALMENTE PARA TER PARTE DE SUAS NECESSIDADES SATISFEITAS PELO EXERCÍCIO DE HABILIDADES DOS OUTROS, E EXERCER SUAS HABILIDADES PARA SATISFAZER PARTE DAS NECESSIDADES DOS OUTROS Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

45 7. Pensar vivo social (cont.)
interação necessidades habilidades Essa, parece-me é a base da trimembração do organismo social de Steiner Notar as polaridades e o meio Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

46 7. Pensar vivo social (cont.)
Exemplos: Uma escola existe Primordialmente para satisfazer as necessidades anímicas e espirituais dos alunos (R.St.: representante da “vida econômica”, fraternidade) Secundariamente: dar emprego aos professores e funcionários Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

47 7. Pensar vivo social (cont.)
Exemplos (cont.): Professor numa classe: Deveria encarar os alunos como seres necessitados Escola deve encará-lo como ser com habilidades (R.St.: representante da “vida espiritual”, liberdade) E a “vida jurídica”, a igualdade, numa escola? Contratos, regras de convivência, tudo o que regula as interações sociais Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

48 7. Pensar vivo social (cont.)
Como desenvolver um pensar vivo social? Ao encontrar uma pessoa 1. Desenvolver interesse, abertura para ela Desenvolver sensibilidade social Quais são as necessidades dela que posso satisfazer? Que espaço eu posso dar a ela para ela exercer suas habilidades? Está havendo interação entre nós? São atividades da alma das sensações Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

49 7. Pensar vivo social (cont.)
Como desenvolver um pensar vivo social? (cont.) Ao encontrar uma pessoa (cont.) 2. Desenvolver a identificação com o outro Sentir com o outro Ter compaixão e “com-alegria” Pensar com o outro Conhecer e compreender as ideias do outro Querer com o outro Executar ações segundo a vontade do outro, quando reconhecidas como válidas Isto é que é ter comunhão com o outro! Atividades da alma racional e dos sentimentos Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

50 7. Pensar vivo social (cont.)
Como desenvolver um pensar vivo social? (cont.) Ao encontrar uma pessoa (cont.) 3. Desenvolver responsabilidade social Impulso de ajudar o outro Desenvolver ação social Fazer algo para ajudar o outro São atividades da alma da consciência Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

51 7. Pensar vivo social (cont.)
Vocês podem sair daqui exercitando esses pensar, sentir e querer vivos sociais! Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

52 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar  3. Pensar morto  4. Pensar vivo  5. Pensar vivo prático  6. Pensar vivo artístico  7. Pensar vivo social 8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio 9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio 10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

53 8. Desenvolv. do pensar vivo no 1º setênio
Inicialmente há apenas o pensar em representações, imagens Com a fala, começa o pensar conceitual, que vai se especializando Exemplos: Minha sobrinha Joana Tudo que era esférico ou circular era “droi droi” Minha neta Larissa Tudo o que era vivo era “au au” Mesmo um cavalo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

54 8. Desenvolv. do pensar vivo no 1º setênio (cont.)
Nada de aparelhos eletrônicos Eles matam o pensar vivo, pois não têm realidade, são virtuais Imagens na tela, em movimento, impedem a criação de imagens interiores Mata a fantasia! Vai matando o pensar vivo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

55 8. Desenvolv. do pensar vivo no 1º setênio (cont.)
Brincar Brinquedos rústicos, naturais para incentivar a fantasia Bonecas Waldorf etc. Contra-exemplos: Dinossauros (são monstruosos!) Barbie (ver meu artigo “Barbie – uma barbieridade que se comete com as crianças”) Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

56 8. Desenvolv. do pensar vivo no 1º setênio (cont.)
Ouvir histórias Lidas ou, preferivelmente, contadas Histórias infantis! Com desenhos artísticos E não grotescos Histórias em quadrinhos e desenhos animados são caricaturas da realidade Ritmos Horas para refeições, brincar, dormir Alternar atividades (inspiração e expiração) Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

57 8. Desenvolv. do pensar vivo no 1º setênio (cont.)
Toda criança nasce Com fantasia Com religiosidade Esperando um mundo bom Se ela não esperasse isso, não teria vindo Apresentar um mundo apenas bom, belo e verdadeiro Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

58 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar  3. Pensar morto  4. Pensar vivo  5. Pensar vivo prático  6. Pensar vivo artístico  7. Pensar vivo social  8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio 9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio 10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

59 9. Desenvolv. do pensar vivo no 2º setênio
Impregnar TUDO com estética Usar arte em tudo! Ex.: pedagogia Waldorf: criança faz uma página em seu caderno E faz uma decoração na página, p. ex. colorindo as margens Chamar a atenção das crianças para tudo o que é belo Evitar tudo o que é feio Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

60 9. Desenvolv. do pensar vivo no 2º setênio (cont.)
Estudar instrumento musical Além da flauta doce (usada na pW) Piano é excelente como iniciação musical Ajuda a desenvolver um pensamento matemático Ajuda a criar uma sensibilidade para a harmonia dos tonn Desenvolve coordenação motora fina Levar a museus e exposições Levar a concertos de música erudita Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

61 9. Des. pensar vivo nas crianças – 2º setênio (cont.)
Ter um bicho de estimação Que a criança cuide totalmente Melhor de todos: cachorro pequeno Pois cria afeição para a criança Brinca com ela Levar a um zoológico e mostrar como os bichos são belos Levar a exposição de flores, orquídeas, bosques, chamando a atenção para a beleza das plantas Ter flores em casa Mostrar o desenvolvimento delas Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

62 9. Des. pensar vivo nas crianças – 2º setênio (cont.)
Fazer a criança ler livros juvenis Promover a interação social real E não a virtual, que prejudica a real Praticar esportes sem competição Pois qualquer competição é antissocial Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

63 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar  3. Pensar morto  4. Pensar vivo  5. Pensar vivo prático  6. Pensar vivo artístico  7. Pensar vivo social  8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio  9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio 10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

64 10. Des. pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar
Começa o ensino de teorias abstratas Mas devem sempre ser apresentadas ligadas à realidade O que não tem ligação com a realidade deve ser deixado para a faculdade Contra-exs.: Saltar na Lua “Partícula elementar em movimento uniformemente acelerado” Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

65 10. Des. pensar vivo nos jovens – 3º set. esc. (cont.)
Ensinar teorias criticamente Ex.: evolução darwinista Como teoria e não como realidade Mostrar os problemas dela Árvore de descendência furada (elos perdidos) Por que não temos pelo ou penas Como se desenvolveu a fala Descobertas recentes dos fatores epigenéticos O DNA sozinho não funciona Ver meu artigo “Desmistificação da onda do DNA” Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

66 10. Des. pensar vivo nos jovens – 3º set. esc. (cont.)
Contato com o sofrimento humano Estágio em orfanato, hospital, asilo para idosos etc. Se o jovem não está em uma escola Waldorf Completar com atividades artísticas Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

67 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar  3. Pensar morto  4. Pensar vivo  5. Pensar vivo prático  6. Pensar vivo artístico  7. Pensar vivo social  8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio  9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio  10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar 11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

68 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
11. Epílogo A sociedade está com alguns progressos, p. ex. os movimentos para a paz mundial, pela liberdade individual, pelos direitos humanos, ecológico, interreligiosos. Mas há grandes movimentos, reacionários, para destruir a humanidade, como os fundamentalismos religiosos e científicos, ditaduras e autoritarismos, exacerbação da competição e do egoísmo, propaganda para condicionar etc. Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

69 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
11. Epílogo (cont.) A salvação da humanidade está em transformar o egoísmo em amor altruísta. Já temos em nós, intuitivamente, a noção e o anseio pela liberdade e pela igualdade (direitos humanos). Falta desenvolvermos a fraternidade. Mas ela só será desenvolvida com um pensar, um sentir e um querer vivos, e não voltados para a ilusão, para a morte. Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

70 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar  3. Pensar morto  4. Pensar vivo  5. Pensar vivo prático  6. Pensar vivo artístico  7. Pensar vivo social  8. Desenvolvimento do pensar vivo no 1º setênio  9. Desenvolvimento do pensar vivo no 2º setênio  10. Desenvolvimento do pensar vivo nos jovens – 3º setênio escolar  11. Epílogo Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14

71 Valdemar W. Setzer – Pensar vivo
F I M Valdemar W. Setzer – Pensar vivo 19/10/14


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