A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Operacional DOS 6.22 FUNÇÃO: Gerenciar todas as tarefas do computador. A nível de Hardware faz a comunicação da U.C.P. (CPU) com todos os periféricos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Operacional DOS 6.22 FUNÇÃO: Gerenciar todas as tarefas do computador. A nível de Hardware faz a comunicação da U.C.P. (CPU) com todos os periféricos."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Operacional DOS 6.22 FUNÇÃO: Gerenciar todas as tarefas do computador. A nível de Hardware faz a comunicação da U.C.P. (CPU) com todos os periféricos. A nível de Software executa os comandos do Sistema Operacional. O Sistema Operacional tem que estar presente na memória para que haja processamento de dados, ou melhor, para que qualquer coisa seja feita. PROF. PAULO LORINI NAJAR

2 Sistema Operacional DOS 6.22 PROF. PAULO LORINI NAJAR DIVISÃO EM 4 MÓDULOS 1)BOOT (inicializador) – É o módulo que faz a inicialização do sistema colocando o sinal de promtidão no computador. É também responsável pela carga dos outros módulos para a memória. 2)BIOS.COM – Responsável pelas operações de Entrada e Saída. 3)MSDOS.SYS – Responsável pela alocação da memória. É responsável também pela alocação em disco. 4)COMMAND.COM – Módulo que interpreta e executa os comandos do Sistema Operacional.

3 ARQUIVOS DE LOTE PROF. PAULO LORINI NAJAR ACIONADORES DE DISCO As Unidades de disco são também chamadas de acionadores. São identificadas pelas letras A, B, C, e D... O Acionador A é chamado de unidade padrão. O comando para mudar o acionador é: A: C:

4 PROF. PAULO LORINI NAJAR BREAK CALL CD CLS COPY DATE DEL DIR MD PATH PAUSE PROMPT RD REN SHIFT TIME TYPE VER COMANDOS INTERNOS

5 COMANDOS EXTERNOS PROF. PAULO LORINI NAJAR ATRRIB CHKDSK CHOICE COMMAND DELTREE DISKCOMP DISKCOPY DOSKEY EXIT FDISK FORMAT HELP LABEL MEM MORE MOVE SYS UNFORMAT UNDELETE XCOPY

6 ARQUIVOS DE LOTE PROF. PAULO LORINI NAJAR O que são? Um arquivo de lote é um conjunto de comandos normais do DOS agrupados em um arquivo-texto. Esse arquivo-texto pode ser interpretado pelo processador de comandos do DOS e seus comandos executado. Características dos Arquivos de Lote Um arquivo de lote é um arquivo de texto no formato ASCII padrão. Possui obrigatoriamente a extensão (.BAT). Essa extenção é que faz com que um arquivo de lote seja identificado e executado apropriadamente pelo DOS.

7 ARQUIVOS DE LOTE PROF. PAULO LORINI NAJAR Ordem de Execução O DOS sabe identificar se um programa pode ser executado apenas através da extensão do nome do arquivo. O DOS executa três tipos de arquivos. Eles são identificados pelas extensões COM, EXE e BAT. A extensão BAT é uma abreviatura de BATCH, ou seja, um arquivo-texto que contém comandos do DOS. 1).COM–Command 2).EXE–Executable 3).BAT–Batch

8 ARQUIVOS DE LOTE PROF. PAULO LORINI NAJAR COMANDOS ESPECIAIS  CALL  CHOICE  ECHO  FOR  GOTO  IF  PAUSE  REM  SHIFT

9 ARQUIVOS DE LOTE PROF. PAULO LORINI NAJAR ECHO ON e ECHO OFF Quando um arquivo de lote de lote é executado, suas linhas de comando são exibidas na tela como se tivessem sido digitadas. Para evitar o “eco”dos comandos na tela, deve ser usado o comando ECHO OFF como primeira linha do arquivo de lote. Para retornar à exibição dos comandos, use ECHO ON. Também pode-se usar o símbolo que omite a aparição do próprio comando. Se o comando ECHO for seguido por um texto, ele será exibido como uma mensagem.

10 ARQUIVOS DE LOTE PROF. PAULO LORINI NAJAR REM Assim como no Basic, este comando permite que sejam inseridas linhas de comentário no programa de lote. O texto seguinte (na mesma linha) ao comando ao comando REM não será executado, funcionando apenas como comentário.

11 ARQUIVOS DE LOTE PROF. PAULO LORINI NAJAR PASSAGEM DE PARÂMETROS Os arquivos de lote possuem um recuso chamado parâmetros substituíveis. Esse recurso permite que um arquivo de lote funcione em várias situações mudando apenas um parâmetro que é fornecido durante a digitação. O DOS permite que até 10 parâmetros substituíveis ou variáveis possam ser especificados no prompt do sistema. Essas variáveis são nomeadas %0, %1, %2 até % 9, e podem ser especificadas dentro de uma linha de comando de um arquivo de lote. A ordem que são especificadas na linha de comando é que define o número de variáveis dentro do programa.

12 ARQUIVOS DE LOTE PROF. PAULO LORINI NAJAR IF Assim como no Basic ou no Dbase, este comando permite a tomada de decisão e desvio condicional dentro do programa, possibilitando assim a criação de laços (rotinas repetidas) dentro do arquivo de lote. A sintaxe do comando é a seguinte: IF Pode ser testada as seguintes condições: 4. A Não existência de um parâmetro. 5. O conteúdo do parâmetro. 6. Se um comando anterior foi executado normalmente. 1. A existência de um arquivo. 2. A Não existência de um arquivo. 3. A existência de um parâmetro.


Carregar ppt "Sistema Operacional DOS 6.22 FUNÇÃO: Gerenciar todas as tarefas do computador. A nível de Hardware faz a comunicação da U.C.P. (CPU) com todos os periféricos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google