A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comandos do Linux SO II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comandos do Linux SO II."— Transcrição da apresentação:

1 Comandos do Linux SO II

2 O que é o Linux? O Linux é uma família de sistemas operacionais da família Unix, baseados no kernel Linux. São usados tanto em computadores pessoais como em servidores, e temos como exemplos de distribuições, a Red Hat, Ubuntu, CentOS, Slackware, Suse Linux, Debian, Caixa Mágica, etc... O Linux é o perfeito exemplo do que é um software gratuito e de open source, em que o seu código fonte pode ser modificado, redistribuído e usado por toda a gente.

3 O nome Linux vem do kernel Linux, que obteve o seu nome do seu criador Linus Torvalds, que o criou em A maioria das aplicações e livrarias do Linux vem do sistema operacional GNU, começado em 1983 por Richard Stallman, e é devido a essa grande contribuição por parte da comunidade GNU que o Linux se desenvolveu tanto e se tornou tão popular, e é a razão do freqüentemente usado nomem GNU/Linux.

4 Comandos Internos São comandos que estão dentro de um shell interpretador de comandos. Quando o shell é carregado na memória, seus comandos ficam residentes nela. A grande vantagem dos comandos internos é a velocidade, pois não precisam ser procurados no disco rígido, nem criam processos. Exemplos: cd, alias, kill e logout.

5 Comandos externos São comandos que estão localizados em diretórios específicos no disco rígido, como /bin e /sbin. O Linux precisa consultar o disco rígido sempre que um desses comandos é solicitado. A maioria dos comandos do Linux é externa. Exemplos: Is, cp, rm, mv, mkdir e rmdir.

6 Convenções Quando o prompt que preceder um comando for $, o comando poderá ser executado por qualquer usuário. Quando o prompt que preceder um comando for #, o comando poderá ser executado somente pelo superusuário root. Quando aparecer [texto] na sintaxe de algum comando, o texto será opcional. Quando aparecer <texto> na sintaxe de algum comando, o texto será obrigatório. Quando aparecer pressione <nome_tecla>, a tecla mencionada deverá ser pressionada. Quando aparecer pressione <nome_tecla_l> + <nome_tecla_2>, as teclas mencionadas deverão ser pressionadas simultaneamente.

7 Comandos para inicializar e terminar uma sessão
Após o Linux ser carregado, surgirão uma mensagem de saudação e o pedido de login. Benvindo ao sistema Linux login A primeira vez que você acessar o Linux, o acesso deverá ser feito como superusuário root. Esse é o nome da conta que tem acesso completo a todos os recursos do Linux. Normalmente a conta de superusuário é somente utilizada na execução de tarefas de administração do sistema, como a criação de novas contas, desligar o sistema etc. Isso ocorre porque o acesso ilimitado do superusuário root, quando mal utilizado, poderá provocar grandes danos ao sistema.

8 Comandos para inicializar e terminar uma sessão
seja cuidadoso ao acessar o sistema como root e utilize a conta de superusuário somente quando for realmente necessário. Para acesso inicial ao Linux, informe root na linha de comando login e pressione <Enter>. Uma linha de comando password (senha) aparecerá. Digite a senha e depois pressione <Enter>. Deverá surgir algo como: /root]#

9 Comandos para inicializar e terminar uma sessão
Se estivermos no meio de uma sessão e quisermos iniciar ou terminar outra sessão, utilizamos os seguintes comandos: login Cancela a sessão atual e inicia uma nova sessão de usuário. Exemplo: $ login

10 Comandos para inicializar e terminar uma sessão
Após utilizar o Linux, devemos sair do sistema com os comandos logout ou exit. logout ou <Ctrl> + <D> Termina a sessão do usuário. logout Exemplo: $ logout

11 Comandos para inicializar e terminar uma sessão
exit Encerra o shell de comandos corrente. Exemplo: $ exit


Carregar ppt "Comandos do Linux SO II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google