A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Operacional LINUX Material adaptado de: Fernanda Denardin Walker.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Operacional LINUX Material adaptado de: Fernanda Denardin Walker."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Operacional LINUX Material adaptado de: Fernanda Denardin Walker

2 SISTEMA OPERACIONAL Para que o computador funcione e possibilite a execução de programas é necessária a existência de um sistema operacional. O sistema operacional é uma camada de software entre o hardware e os programas que executam tarefas para o usuário.

3 SISTEMA OPERACIONAL

4 O sistema operacional oferece diversos tipos de serviços: meios para que um programa seja carregado na memória principal e executado responsável pelo acesso aos periféricos de entrada e saída sistema de arquivos: criar, escrever, ler, destruir arquivos criação de mecanismos de proteção entre usuários

5 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS Características de funcionamento do sistema: Monousuário / Multiusuário Monotarefa / Multitarefa

6 Monousuário / Multiusuário Sistema monousuário - CPU somente pode ser utilizada por um único usuário por vez. Posui processamento centralizado. MS-DOS Sistema multiusuário: permite que eu tenha mais de um usuário utilizando uma mesma CPU ao mesmo tempo, através de terminais ligados ao computador Programa e os arquivos de dados estão em um único computador que gerencia o uso dos seus recursos. Unix, Windows, Linux

7 Monotarefa / Multitarefa Monotarefa: Só consegue executar uma atividade de cada vez. Ex: MS-DOS Multitarefa: gerencia a execução de mais de uma tarefa ao mesmo tempo, seja pela execução simultânea ou pelo compartilhamento do tempo entre as tarefas, dando a impressão de simultaneidade. Windows, Unix, Linux

8 SISTEMAS OPERACIONAIS MS-DOS WINDOWS OS/2 MacOS UNIX SOLARIS LINUX

9 UNIX - INÍCIO Criado por cientistas no início dos anos 70. Não era um produto comercial. Disponibilizado para várias universidades americanas. Desenvolvido por especialistas e para especialistas.

10 UNIX - HOJE Várias versões comerciais. Utilizado por universidades e grandes empresas. Não é muito fácil de utilizar. Custo muito elevado.

11 Fundação do Software Livre Free Software Foundation Projeto GNU - Projeto que propunha a criação de um sistema completo (kernel, utilitários, etc), sob a GPL (General Public License), e independente de qualquer tipo de UNIX. Linux – foi um dos precursores do conceito Software Livre, podendo ser obtido gratuitamente para download.

12 Projeto GNU - convenção O software pode ser copiado livremente. O software pode ser modificado. O software pode ser distribuído livremente. Não pode haver qualquer restrição a sua distribuição. Código fonte disponível.

13 Projeto GNU A maioria dos SWs possui licença de uso para impedir a pirataria. Ao contrário, a GPL (GNU) pretende garantir a liberdade de compartilhar e alterar SW de livre distribuição. A GPL foi criada para garantir a liberdade de distribuição de cópias de software livre.

14 Linus + UNIX = LINUX KERNEL do Sistema Operacional (Núcleo do sistema é responsável pelo funcionamento dos dispositivos e do computador). Código Aberto. Atualizado por programadores ao redor do mundo. Escrito em linguagem C. Especificação POSIX (Portable Operating System) (Interface de SO Portáveis). Sob o convenção GNU.

15 Características do Linux É de graça e desenvolvido voluntariamente por programadores experientes. Convive sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas operacionais (com o DOS, Windows, OS/2 ) no mesmo computador. Utiliza permissões de acesso a arquivos, diretórios e programas. Não é requerida uma licença para seu uso. O Linux é licenciado de acordo com os termos da GNU.

16 Características do Linux Modular O usuário vai agregando módulos ao kernel do sistema operacional. Pode ser utilizado com várias interfaces. O resultado final fica personalizado.

17 Características do Linux Multiplataforma AT 386/486/PENTIUM - INTEL ALPHA - DEC SPARC - SUN POWERPC - MACINTOSH

18 Características do Linux Multitarefa Verdadeiramente multitarefa, trabalha com vários programas sendo executados simultaneamente. Se um ou mais programas que estão sendo executados derem algum tipo de problema, os outros programas seguem trabalhando normalmente, não há o travamento da máquina.Multiprocessado Pode trabalhar em máquinas que funcionam com mais de um processador.

19 Características do Linux Multiusuário Pode trabalhar com mais de um usuário definido na mesma máquina. Para cada usuário pode ser definida uma senha de acesso.

20 PACOTES A junção do Kernel do Linux, com utilitários de instalação, interfaces gráficas, drivers de dispositivos, particionadores, mais uma infinidade de programas aplicativos.

21 Como obter os pacotes Linux? Através dos grupos de Distribuição: diretamente ou via Internet (ftp). Através de revistas de informática. Pré-instalado no computador. Através de CD-ROMs comercializados em lojas de informática ou similares. obs. :( teoricamente o software é de graça)

22 Distribuição de Pacotes É assim chamado um grupo ou empresa, com um nome definido, que toma como tarefa a paternidade por um determinado conjunto de software agregado ao kernel do Linux, ficando sob a sua responsabilidade a manutenção, desenvolvimento e atualização deste pacote. Cada distribuição tem sua característica própria, como o sistema de instalação, o objetivo, a localização de programas, nomes de arquivos de configuração, etc.

23 Arquivos Tudo é tratado como um arquivo. Linux tem um estrutura hierárquica de arquivos chamada de sistema de arquivos. O acesso a arquivos é organizado através de propriedades e permissões. Comandos são arquivos executáveis. Comunicação entre processos ocorre através de arquivos em muitos casos.

24 Permissões de Acesso d rwx rwx rwx outros (other) grupo (group) dono (user) flag de diretório d : diretório r : leitura w : escrita x : execução Exemplos: ls -l drwxrwxr-x 2 nunes prof Mar 10 12:09 Mail -rw nunes prof Mar 10 13:17 mbox

25 Processos Um processo é um programa em execução. O UNIX é capaz de rodar vários processos ao mesmo tempo. Um programa/job pode necessitar de vários processos até seu término. Um comando simples (ls por exemplo) será executado em apenas 1 processo. Consultar tabela de processos: ps Enviar sinais a um processo: kill

26 Layout de um Sistema de Arquivos / /bin /boot /dev /etc /home /lib /lost+found /mnt /opt /proc /root /sbin /tmp /usr /var

27 Comandos Os comandos Unix seguem um padrão: nome-comando [opções] [parâmetros] O Unix permite também o redirecionamento de entradas e saídas: comando [opção] [parâmetros] > arquivo-de-saída comando [opção] [parâmetros] < arquivo-de-entrada

28 Comandos Básicos cd mkdir rmdir pwd ls cp cat more mv rm man ps/kill pipe/grep find kate


Carregar ppt "Sistema Operacional LINUX Material adaptado de: Fernanda Denardin Walker."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google