A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG05207 - Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG05207 - Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG Informática

2 Um SO faz o papel de intermediário entre o aplicativo e a camada física do hardware. É um conjunto que permite a abstração do hardware, ou seja, o SO é uma das partes mais fundamentais do computador. Ele oferece aos usuários a facilidade de se comunicar com o computador e serve de plataforma para a execução de programas aplicativos. Se não houvessem sistemas desse tipo, todo software desenvolvido deveria saber se comunicar com os dispositivos de hardware do computador de que precisasse. É o SO quem precisa saber lidar com os dispositivos, sabendo falar com a placa de som, com a internet, com os disquetes, etc. Um software que seja feito para funcionar neste sistema não precisará de informações específicas do equipamento.

3 Esse software chamará funções do kernel (núcleo) e o sistema operacional é que fará a comunicação, repassando os resultados. Cada sistema operacional pode ter uma maneira própria e distinta de comunicar-se com o hardware, razão pela qual é comum que softwares feitos para um sistema operacional não funcionem em outro, principalmente no caso de linguagens compiladas. Uma outra forma de conceituar sistema operacional é como um gerenciador de recursos. É função do SO identificar que dispositivos estão ociosos e ocupados, como por exemplo, dividir o tempo de uso da CPU entre os vários processos, alocar e gerenciar o uso de memória principal e secundária.

4 Como o sistema operacional é necessário para controlar muitas funções mais básicas dos computadores, ele continua em execução até a máquina ser desligada. Suas principais funções são: Proporcionar interface com o usuário; Gerenciar os dispositivos de hardware; Gerenciar e manter os sistemas de arquivo em disco; Dar suporte a outros programas. DICA: Ao introduzirmos alguma informação ou dar algum comando para a execução de uma tarefa o computador basicamente faz a gestão de controle da memória, supervisão de entradas e saídas de dados, organização e carregamento de programas, criação, manipulação, edição e eliminação de arquivos.

5 Monousuário: permite acesso de apenas um usuário de cada vez. Multiusuário: permite acesso simultâneo de múltiplos usuários ao computador. Monotarefa: permite a realização de apenas uma tarefa de cada vez, ou seja, executa apenas um aplicativo de cada vez. Multitarefa: permite a execução de mais de um aplicativo ao mesmo tempo.

6 Windows 95: Sistema operacional plug and play, que permite a fácil instalação de dispositivos. Sistema GUI (Interface gráfica com usuário). Funciona em computadores 386 e posteriores. Multitarefa. Windows NT: Sistema operacional para rede de computadores. Também é um sistema GUI. OS/2: Sistema com inteface GUI. Funciona com computadores 286 e posteriores. Multitarefa. DOS: Sistema operacional baseado em comandos. Monousuário. UNIX: Sistema operacional desenvolvido para minicomputadores. Usado em diferentes tipos de computadores. Multiusuário e Multitarefa.

7 Interface de comando e interface gráfica. Para usar o sistema operacional com a interface de comando (CLI), digita-se comandos (palavras) utilizando o teclado do computador. Com a interface gráfica com o usuário (GUI), seleciona-se ações usando o mouse.

8 CLI (Command Line Interface) Os sistemas operacionais que se comunicam através da interface CLI, operam e manipulam informações e executam ações através de comandos digitados pelo usuário através do teclado. São bastante limitados em execução de tarefas e utilizam-se do mínimo de desempenho dos computadores e são muito pouco versáteis. Trabalham com o sistema monotarefa, monousuário, monoprocessamento, etc. Exemplos: Microsoft DOS, Apple DOS, Digital Researsh DOS, IBM PCDOS, CP/M entre outros.

9 GUI (Interface gráfica com o usuário) Proporcionam aos usuários, maior facilidade na operação e comunicação com os gráficos. As suas principais características: Formato de comunicação gráfico; É voltado ao usuário que não se utiliza da informática; Interação com o sistema feita através do mouse; Utilização da metáfora da mesa de trabalho (desktop) que representa uma mesa de trabalho eletrônica constituída de objetos como ícones, janelas, cortinas, caixas de diálogo, elevadores, botões etc. Navegador para acesso a Internet; Exemplos: Windows, Mac OS, Conectiva Linux, Sun Unix, IBM OS/2 entre outros.

10 Baseado no Unix É uma solução integrada em uso de sistema operacional de qualidade profissional e caráter gratuito, que permite uma drástica redução de custos em empresas, e instituições acadêmicas e governamental. Há algum tempo atrás ele era bastante completo em relação com os softwares que o acompanhavam, porém tinha poucos softwares de terceiros, o que hoje deixou de ser um problema.

11 Ele é gratuito, porém há empresas especializadas em fazer a distribuição industrializada de pacotes, como manuais, CDs de instalação, programas entre outros, cobrando valores bem mais acessíveis que as licenças de softwares não gratuitos. No Brasil a principal empresa autorizada a fazer a distribuição Linux é a Conectiva. Algumas distribuições: Conectiva Kurumin (brasileira) Kalango Debian Fedora Knoppix Mandriva Red Hat Slackware SUSE Ubuntu Yellow Dog Linux (para Mac)

12 ...Linux

13 É o mais popular entre os usuários de microcomputadores e o mais compatível com a ampla gama de softwares e equipamentos de hardware do mercado. Não é o melhor sistema operacional para computadores PC, uma vez que a sua estrutura interna é desorganizada, o que confere a ele menor estabilidade e uma maior probabilidade a apresentar erros. Embora atualmente ele tenha melhorado muito, suas principais características no que diz respeito à aplicação de novas tecnologias, foi muitas vezes copiadas de outros sistemas operacionais. Porém é o sistema operacional mais versátil para microcomputadores da atualidade, e apresenta entre algumas de suas vantagens a de possuir várias versões destinadas para certas rotinas de uso, todas elas oferecendo alguma vantagem na área em que são destinados.

14 Versões: Windows 1.0: Lançado em Windows 2.0: Lançado em Windows 3.0: Lançado em Windows 3.11: Lançado em Windows NT: Lançado em Windows 95: Lançado em Windows 98: Lançado em Windows ME: Lançado em Windows 2000: Lançado em Windows XP: Lançado em Windows 2003: Lançado em Windows Vista: Lançado em 2006.

15


Carregar ppt "Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG05207 - Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google