Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBruno Guerrero Alterado mais de 9 anos atrás
1
DIAGNÓSTICO DA POSIÇÃO DOS 26 ESTADOS BRASILEIROS E DO DISTRITO FEDERAL EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES REALIZADAS PARA CONVERGÊNCIA COM AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (IPSAS)
2
Histórico Início: Abril/12 Confecção do questionário Apresentação do diagnóstico Confecção do relatório de recomendações para adequação às IPSAS Apresentação do resultado final do trabalho
3
Agradecimentos BID GEFIN GT Contabilidade
4
Método de Abordagem Questionários respondidos por cada UF;
Critério de pontuação: OBS: Os itens não aplicáveis, não foram considerados na base de cálculo do percentual de convergência. Pontos Respostas em conformidade com os normativos 2 Respostas em conformidade parcial com os normativos 1 Respostas em desconformidade com os normativos Itens não respondidos
5
População: 26 Estados Brasileiros e o Distrito Federal.
Coleta de Dados: Questionário Limitações do Método: Não foi escopo do trabalho validar a fidedignidade das informações encaminhadas. O resultado apresentado está baseado exclusivamente nas respostas apresentadas pelas UF’s. Não foram recebidas as respostas dos seguintes Estados: Rondônia e Roraima.
6
Normativos Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público 16.1 – Conceituação, objeto e campo de aplicação 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis 16.3 – Planejamento e seus instrumentos sobre a enfoque contábil 16.4 – Transações no setor público 16.5 – Registro Contábil 16.6 – Demonstrações contábeis 16.7 – Consolidação das demonstrações contábeis 16.8 – Controle interno 16.9 – Depreciação, amortização e exaustão 16.10 – Avaliação e mensuração de ativos e passivos no setor público 16.11 – Subsistema de informação de custos no setor público
7
Normativos Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público
Parte I – Procedimentos Contábeis Orçamentários Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais Parte III – Procedimentos Contábeis Específicos Parte IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Parte V – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público
8
Normativos Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - IPSAS 01 - Apresentação das Demonstrações Contábeis * 02 - Demonstração dos Fluxos de Caixa * 03 - Políticas Contábeis, Mudanças de Estimativas e Retificação de Erros * 04 - Efeito das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis 05 - Custos dos Empréstimos 06 - Demonstrações Consolidadas e Separadas * 07 - Investimento em Coligada e em Controlada * 08 - Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture) 09 - Receita de Transações com Contraprestação 10 - Consolidação e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária 11 - Contratos de Construção 12 – Estoques * 13 - Operações de Arrendamento Mercantil * 14 - Evento Subsequente 16 - Propriedade para Investimento
9
Normativos Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - IPSAS 17 – Imobilizado * 18 - Informações por Segmento 19 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes * 20 - Divulgação Sobre Partes Relacionadas 21 - Redução ao Valor Recuperável de Ativo Não Gerador de Caixa * 22 - Divulgação de Informação Financeira Sobre o Setor do Governo Geral 23 - Receita de Transações sem Contraprestação * 24 - Apresentação da Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis 25 - Benefícios a Empregados 26 - Redução ao Valor Recuperável de Ativo Gerador de Caixa * 27 - Ativo Biológico e Produto Agrícola 28 - Instrumentos Financeiros: Apresentação 29 - Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração 30 - Instrumentos Financeiros: Evidenciação 31 – Intangível *
11
Imobilizado
12
Diagnóstico
13
DESVIO PADRÃO 12%
14
Recomendações Adoção inicial às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Levantamento físico dos bens Mensuração de todos os bens a valor justo Classificação
15
Recomendações Bens de Infraestrutura
Parte de um sistema ou de uma rede, especializados por natureza e não possuírem usos alternativos; Reconhecimento e mensuração são obrigatórios; Mesma base de mensuração dos demais imobilizados; Se não puder mensurar o valor justo, utilizar o custo de reposição depreciado.
16
Recomendações Bens do Patrimônio Cultural
Significância histórica, cultural ou ambiental; Reconhecimento e mensuração são facultativos.
17
Recomendações Reavaliação; Depreciação / Amortização / Exaustão;
Impairment; Identificar os bens que não estão sendo utilizados pela UF para verificar o melhor tratamento para esses bens; Manter controle atualizado sobre a localização física dos bens; Instituir política definida de registro e controle da salvaguarda dos bens do ativo imobilizado.
18
Intangível
19
Diagnóstico
20
DESVIO PADRÃO 22%
21
Recomendações Reavaliação Impairment Amortização
Ativo Intangível Gerado Internamente Pesquisa – Despesa Desenvolvimento – Intangível Reavaliação Impairment Amortização Vida útil definida Vida útil indefinida
22
Investimentos
23
Diagnóstico
24
DESVIO PADRÃO 27%
25
Recomendações Reconhecer pelo Método da Equivalência Patrimonial os investimentos permanentes no qual a UF possua influência significativa; Solicitar demonstrações contábeis devidamente auditadas das investidas, no qual a UF possua influência significativa e a contabilize pelo Método da Equivalência Patrimonial; Registro classificado e valorizado de forma adequada nas demonstrações contábeis; Manter a composição dos investimentos atualizada.
26
Provisões, Passivos e Ativos Contingentes
27
Diagnóstico
28
DESVIO PADRÃO 25%
29
Recomendações Obter posição atualizada dos advogados sobre a possibilidade de êxito nas ações impetradas contra e a favor da UF; Aprimorar a comunicação entre a contabilidade e o setor jurídico da UF; Contabilizar a provisão de férias e décimo terceiro salário; Provisões realizadas com base em documentação elaborada por especialistas; Salvaguarda adequada dos processos contingenciais da UF.
30
Sistema de Informação de Custos no Setor Público (SICSP)
31
Diagnóstico
32
DESVIO PADRÃO 18%
33
Recomendações mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade; apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades; apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço; apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados; apoiar programas de redução de custos e de melhoria da qualidade do gasto.
34
Plano de Contas Aplicado ao Setor Público
35
Diagnóstico
36
DESVIO PADRÃO 39%
37
Recomendações Adotar a partir de 2013 o PCASP de acordo com o MCASP.
38
Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público
39
Diagnóstico
40
DESVIO PADRÃO 24%
41
Recomendações Adequar os demonstrativos: Incluir os demonstrativos:
Balanço Patrimonial (BP); Balanço Orçamentário (BO); Balanço Financeiro (BF); Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP); Incluir os demonstrativos: Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
42
Diagnóstico – Outros Assuntos
43
Patrimônio Público
44
Diagnóstico
45
Desvio Padrão 16%
46
Controle Interno
47
Diagnóstico
48
DESVIO PADRÃO 38%
49
Caixa e Equivalente de Caixa
50
Diagnóstico
51
DESVIO PADRÃO 22%
52
Créditos a Curto Prazo
53
Diagnóstico
54
DESVIO PADRÃO 10%
55
Dívida Ativa
56
Diagnóstico
57
DESVIO PADRÃO 31%
58
Estoques
59
Diagnóstico
60
DESVIO PADRÃO 16%
61
Renúncia de Receita
62
Diagnóstico
63
DESVIO PADRÃO 11%
64
Parcerias Público-Privadas (PPP)
65
Diagnóstico
66
DESVIO PADRÃO 45%
67
Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
68
Diagnóstico
69
DESVIO PADRÃO 39%
70
Fundeb
71
Diagnóstico
72
DESVIO PADRÃO 42%
73
Operações de Crédito
74
Diagnóstico
75
DESVIO PADRÃO 37%
76
Diagnóstico Consolidado por Estado
77
Diagnóstico
78
Diagnóstico Consolidado por Tópico
79
Diagnóstico
80
Nível de Maturidade da Federação
81
DESVIO PADRÃO 13%
82
DESAFIOS!!!!
83
Desafios Projeto de Conversão;
Adoção Inicial das Normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Ajuste ao Valor Justo; Recursos e Treinamentos; Nível de Divulgação; Sistemas Contábeis; Revisão das Políticas Contábeis; Sistema de Apuração de Custos; Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público.
84
Conclusão
85
Conclusão Alto risco de não implementação das normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público, dentro do cronograma estabelecido; Diferenças significativas entre as UF's no processo de convergência; Ausência de sistemas de informações preparados para atender a convergência.
86
Recomendações Finais Apoio Institucional; Aprimorar os sistemas de informações; Contratação de consultorias especializadas no tema; Formação de grupos de trabalhos com servidores devidamente capacitados e com dedicação exclusiva para o projeto; Realização de treinamentos.
87
O processo de convergência não traz só desafios, mas também oportunidades.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.