A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa. INTRODUÇÃO CAPACIMETRO É o instrumento usado para medir o valor da capacitância dos capacitores comuns e eletrolíticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa. INTRODUÇÃO CAPACIMETRO É o instrumento usado para medir o valor da capacitância dos capacitores comuns e eletrolíticos."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa

2 INTRODUÇÃO CAPACIMETRO É o instrumento usado para medir o valor da capacitância dos capacitores comuns e eletrolíticos. Há dois tipos de capacímetro: o analógico (de ponteiro) e o digital (de cristal líquido).

3 INTRODUÇÃO

4 Existem os multímetros digitais com um capacímetro que podem medir capacitores de 0 a 20 µF e os capacímetros propriamente ditos (sem outras funções) que podem alcançar valores maiores como por exemplo de 0 a µf.

5 INTRODUÇÃO Os capacímetros são encontrados em duas topologias básicas: pontes LCR, que além de medir capacitância, podem medir indutância e resistência através de um detector “Zero Volts”, e os capacímetros digitais, que são baseados no tempo de carga ou descarga de capacitores, interpretado digitalmente.

6 INTRODUÇÃO Existem alguns métodos de medição de capacitância, podendo ser medida com uma ponte de impedância ou um dip meter. Recentemente tem-se medido a capacitância de alguns capacímetros típicos através do vetor de corrente, aplicando-se uma tensão AC ao capacitor de teste.

7 INTRODUÇÃO Alguns capacímetros simples utilizam o método da integração que mede a resposta transiente de uma rede RC.Este projeto utiliza o método de integração. Existe uma vantagem, no qual o resultado pode ser obtido como um dado digital diretamente, porque a medição é baseada no tempo, um circuito analógico preciso não é necessário e a calibração do capacímetro pode ser feita facilmente através do microcontrolador que compõe o circuito.

8 ILUSTRAÇÕES

9

10 MOTIVAÇÃO A principal motivação desse trabalho foi o desejo de aprender mais sobre a grandeza capacitância, além de poder unir num simples projetos vários conhecimentos que envolvem eletrônica.

11 CONCEITOS BASICOS CAPACITÂNCIA AMPLIFICADOR OPERACIONAL

12 CAPACITÂNCIA A capacitância ou capacidade é a grandeza elétrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que o atravessa numa determinada freqüência. Sua unidade é dada em farad (símbolo F), que é o valor que deixará passar uma corrente de 1 ampere quando a tensão estiver variando na razão de 1 volt por segundo.

13 Amp. Op.

14 AMP. OP Um amplificador operacional ou amp op é um amplificador com um ganho muito alto que possui duas entradas, uma inversora (-) e uma não inversora (+). A tensão de saída é a diferença entre as entradas + e -, multiplicado pelo ganho em malha aberta:A saída do amplificador pode ser única ou diferencial, o que é menos comum.

15 PROJETO O projeto a ser desenvolvido será o do capacímetro usando conversor de dupla rampa,no qual se tem um circuito que resumidamente se tem uma tensão constante carregando um capacitor, e um circuito contador para registrar o tempo.

16 PARTES DO PROJETO O projeto a ser desenvolvidos, tem como principais partes; Circuito de carga Implementado através de um Amp. Op. Clock Contador Registrador Decodificador

17 PROJETO-PARTE1

18 PROJETO- PARTE2

19 PROJETO-CALCULOS

20

21 PROJETO- CARGA

22 PROJETO-COMPARADOR

23 PROJETO-DIVISOR DE TENSÃO

24 TESTE DO CAPACITOR A sequência certa para testar o capacitor com este instrumento é a seguinte: a) Faça a leitura do valor do capacitor indicado no corpo do mesmo; b) Coloque o capacímetro na escala mais próxima acima do valor da peça; c) Descarregue o capacitor e encaixe-o nos terminais do aparelho; d) A leitura deve ser próxima ao valor indicado no corpo; e) Se a leitura for muito diferente ao indicado no corpo, o capacitor está com defeito.

25 Cada uma das escalas indica a máxima capacitância que pode ser medida. Não se esqueça de descarregar o capacitor antes de testá-lo num capacímetro. Veja abaixo: TESTE DO CAPACITOR

26 BIBLIOGRAFIA Notas de aula da disciplina Instrumentação Eletrônica, Prof. Luciano Fontes. p1.htm p1.htm htm htm


Carregar ppt "CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa. INTRODUÇÃO CAPACIMETRO É o instrumento usado para medir o valor da capacitância dos capacitores comuns e eletrolíticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google