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Patrícia Mendes, Maio de 2008 Análise de Comunicação – Algarve Convida.

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Apresentação em tema: "Patrícia Mendes, Maio de 2008 Análise de Comunicação – Algarve Convida."— Transcrição da apresentação:

1 Patrícia Mendes, Maio de 2008 Análise de Comunicação – Algarve Convida

2 2 Executive Summary Foi analisada toda a informação veiculada entre Fevereiro e Abril de 2008, com referência ao evento Algarve Convida. Foram consideradas para esta análise 89 notícias, que representaram um espaço editorial ocupado equivalente a 99.084 Euros. Na Análise foram consideradas 86 notícias veiculadas na Imprensa, duas na Televisão e uma na Rádio. O objectivo desta análise é identificar a notoriedade do evento através da sua exposição editorial nos media.

3 3 Número de Notícias e Impacte Financeiro Evolução mensal 0 10 20 30 40 50 60 0 € 10.000 € 20.000 € 30.000 € 40.000 € 50.000 € 60.000 € 70.000 € 80.000 € Número de Notícias 205217 AEV 6.032 €75.213 €17.839 € FevereiroMarçoAbril

4 4 Número de Notícias e Impacte Financeiro Meios Número de NotíciasImpacte Financeiro

5 5 Número de Notícias e Impacte Financeiro TOP Órgãos de Comunicação Social* * OCS que veicularam duas ou mais notícias 8 7 44444 333333 2222222 1.871 € 790 €905 € 7.835 € 482 €1.171 € 8.859 € 340 € 2.011 € 1.428 € 586 € 4.066 € 66 €475 € 21.311 € 4.669 € 315 €176 € 1.110 € 86 € 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Barlavento Região Sul Público Algarve Mais Notícias de Albufeira Jornal do AlgarveCorreio da Manhã Resident Algarve & Lisbon Edition Publituris 24 Horas Postal do Algarve Diário de Notícias Louletano Viajar TVI Turismohotel Avezinha Algarve Portugal News Ambitur 0 € 5.000 € 10.000 € 15.000 € 20.000 € 25.000 € Número de NotíciasSoma de AEV

6 6 Número de Notícias Jornalistas que assinaram a informação 111111111111111111111 0 1 2 Andreia Caturna Martins Armando Alves Carina MonteiroCarlos Martinho Cecília Malheiro Denise Rodrigues Domingos Viegas Fernanda Ramos Helena Isabel Mota Isabel Fernandes João Pina Liliana Cunha Lurdes de Matos Marc Barros Maria João Lima Marina Conceição Nuno Pinto Martins Patrícia S. Manguito Rui Pires Santos Sofia Cavaco Silva Sónia Gomes Costa Número de Notícias

7 7 Comunicação Editorial vs Investimento Publicitário 89 69 340.428 € 99.084 € 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Comunicação EditorialInvestimento Publicitário 0 € 50.000 € 100.000 € 150.000 € 200.000 € 250.000 € 300.000 € 350.000 € 400.000 € Inserções AEV

8 Ficha Técnica

9 9 Descrição das variáveis quantitativas Impacte Financeiro – Advertising Equivalent Value (AEV) A determinação do valor monetário das notícias (AEV – Advertising Equivalent Value) tem como base de quantificação o custo publicitário de um milímetro quadrado em cada publicação. A fonte de cálculo são as tabelas de publicidade das publicações. A quantificação em euros de uma notícia é sempre direccionada a um determinado sector de actividade, empresa, produto, protagonista e suportes, ou seja quando é atribuído um determinado valor a uma notícia este valor diz respeito ao objecto de análise e não propriamente à notícia. Uma notícia tem necessariamente valores diferentes em função de objectos de análise diferentes. O objecto de análise está sujeito aos factores de ponderação correspondentes aos dez critérios de sobrevalorização prescritos na normalização para a análise do impacte da informação, definidos pela EMMA (European Media Analysts Association) e pela IABM (International Association of Broadcast Monitors).

10 10 Objecto de Análise São objecto de análise 1200 meios de imprensa nacional, regional e especializada. Oito canais de televisão: RTP1, 2:, SIC, TVI, SIC Notícias, Sport TV1, Sport TV2, RTPN. Seis estações de rádio: A1, RR, RCP, RC, TSF, Antena 3. Da listagem de 300 meios Online foram considerados nesta análise apenas os meios que dispõem de valor de audiência, por ser um valor fundamental para o cálculo de Impacte Financeiro, de acordo com a metodologia das empresas CISION.

11 11 Responsabilidade do Estudo Todos os dados apresentados são da responsabilidade da CISION Portugal, SA Coordenação Geral: Uriel Oliveira

12 12 Curriculum A CISION é a maior empresa do mundo nas áreas da monitorização e avaliação de informação veiculadas nos meios de comunicação social. A CISION está cotada na Bolsa de Valores de Estocolmo e tem aproximadamente 20.000 accionistas. A empresa tem centros de produção em 40 países, onde se destacam os EUA, UK, China, Japão, Índia, pelo que fornece serviços de informação em 90 países em simultâneo. A CISION integra actualmente 2 700 funcionários, trabalha para cerca de 50.000 clientes e teve uma facturação de 212 milhões de euros em 2006 nos países onde está presente, nomeadamente nos EUA, Reino Unido, Suécia, Canadá, Alemanha, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Portugal e Lituânia. A CISION é Presidente da FIBEP (Federation Internationale des Bureaux D'extraits de Presse), membro da IABM (International Association of Broadcast Monitors), da AMEC (Association for Measurement and Evaluation of Communication), Secretário Geral da EMMA - European Media Analysts Association) e Secretário Geral da APP (Associação Portuguesa de Patrocínio).


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