A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JBoss Unidade III JBoss O servidor JBoss Aula 2. Download e instalação do JBoss Download: arquivo zip Instalação  Instalar o JDK 1.4 ou superior (não.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JBoss Unidade III JBoss O servidor JBoss Aula 2. Download e instalação do JBoss Download: arquivo zip Instalação  Instalar o JDK 1.4 ou superior (não."— Transcrição da apresentação:

1 JBoss Unidade III JBoss O servidor JBoss Aula 2

2 Download e instalação do JBoss Download: arquivo zip Instalação  Instalar o JDK 1.4 ou superior (não pode ser o JRE)  Definir a variável de ambiente JAVA_HOME  Incluir o diretório JAVA_HOME/bin no PATH  Descompactar o arquivo zip Softwares incluídos no pacote:  Servidor de banco de dados Hypersonic  Message-Oriented Middleware (MOM) JBossMQ

3 Estrutura de diretórios do servidor bin bin: contém scripts (.bat e.sh) de inicialização, encerramento e administração do servidor. client client: contém arquivos de configuração e bibliotecas de classes Java (arquivos JAR) necessários às aplicações clientes que utilizam os serviços do servidor. docs docs: contém DTDs e exemplos de arquivos XML de configuração do servidor. lib lib: contém o kernel do JBoss e bibliotecas de classes Java (arquivos JAR) utilizadas pelo kernel. server server: cada subdiretório corresponde a uma configuração de servidor. Existem 3 configurações pré-definidas (all, default e minimal).

4 Configurações de servidor O JBoss utiliza uma arquitetura extremamente flexível baseada na tecnologia Java Management Extensios (JMX). Aplicação de Gerenciamento JMX JBoss Contêiner EJBContêiner WebNomenclatura JNDI Servidor MBean MBean

5 Configurações de servidor (cont.) Existem 3 configurações pré-definidas:  minimal: mínimo de serviços  default: ativa todos os serviços Java EE.  all: ativa todos os serviços, inclusive o suporte a cluster. Essa é a estrutura de diretórios de cada configuração:  Os diretórios data, log, tmp e work são criados quando se inicializa o JBoss pela primeira vez.

6 Configurações de servidor (cont.) conf: contém o arquivo jboss-service.xml que especifica os serviços que devem ser ativados, além de arquivos adicionais de configuração destes serviços. deploy: neste diretório são colocados diversos tipos de arquivos para instalação no servidor, tais como aplicações (EAR, WAR e JAR), resource adapters JCA (RAR), serviços hot-deployable (SAR) como o Tomcat, arquivos de configuração de fontes de dados JDBC, etc... lib: contém bibliotecas de classes Java (arquivos JAR) específicos da configuração. Os drivers JDBC dos bancos de dados devem ser colocados neste diretório. log: contém os arquivos do serviço de log. tmp: utilizado para armazenamento temporário de aplicações descompactadas (EAR, WAR e JAR). work: utilizado pelo Tomcat para compilar as JSPs.

7 O serviço Tomcat O Tomcat (tomcat.apache.org) é um contêiner web Java EE de código fonte aberto (www.apache.org). A partir da versão 4.0 do JBoss o Tomcat passou a ser distribuído como um serviço hot-deployable, possibilitando o seu gerenciamento a partir das ferramentas de administração do JBoss.

8 O serviço de Log O serviço de log do JBoss é implementado com a API log4java (http://jakarta.apache.org/log4j/).  A configuração do serviço é feita no arquivo server/[configuracao]/conf/log4j.xml. Na configuração padrão do serviço de log, o JBoss envia as mensagens de log para a console e para o arquivo server/[configuracao]/log/server.log.  É possível ainda enviar as mensagens de log por , mensagens SNMP ou JMS, ou para a SYSLOG do Linux.

9 O serviço de Log (cont.) Existem 04 níveis de log: DEBUG, INFO, WARN e ERROR :15:01,125 DEBUG [org.jboss.naming.JNDIView] Created jboss:service=JNDIView :35:05,843 INFO [EARDeployer] Undeploying J2EE application, destroy step: file:/E:/jboss-4.0.1/server/default/deploy/opentier- manager_lite.ear :35:05,890 WARN [org.jboss.deployment.DeploymentInfo] Could not delete file:/E:/jboss-4.0.1/server/default/tmp/deploy/tmp2801opentier- manager_lite.ear restart will delete it :35:05,062 ERROR [com.epiuse.opentier.manager.logging. LogService] Stopping failed opentier.manager.service:name=LogService  Na configuração padrão, os logs de nível DEBUG não são enviados para a console.


Carregar ppt "JBoss Unidade III JBoss O servidor JBoss Aula 2. Download e instalação do JBoss Download: arquivo zip Instalação  Instalar o JDK 1.4 ou superior (não."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google