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Secretaria Municipal da Educação Secretária Eleonora Bonato Fruet Superintendência de Gestão Educacional Superintendente Meroujy Giacomassi Cavet Departamento.

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1 Secretaria Municipal da Educação Secretária Eleonora Bonato Fruet Superintendência de Gestão Educacional Superintendente Meroujy Giacomassi Cavet Departamento de Ensino Fundamental Diretora Nara Luz Chierighini Salamunes PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Prefeito Beto Richa Gerência de Educação de Jovens e Adultos Gerente Gilcélia Mara Cornélsen

2 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DA EJA Perfil de Curitiba

3 Dados principais: Área 430,9Km² População 1.788.559 habitantes Bairros 75 Relevo levemente ondulado Área verde por habitante 51m² Extensão Norte-Sul 35Km Extensão Leste-Oeste 20Km Altitude média 934,6m Clima Temperado

4 Curitiba registrou uma taxa de crescimento médio anual da população de 2,04%, no período de 2000 a 2006. A população passou de 1,587 milhão, em 2000, para 1,788 milhão, em 2006. No total dos municípios da Região Metropolitana, o crescimento médio anual foi de 3,80% no mesmo período. POPULAÇÃO

5 Faixas Etárias Anos 200020012002200320042005200620072008 0 a 15 anos 422.881 446.912 448.932 449.986 449.843 448.095 444.482 439.132 432.501 16 a 29 anos 428.203 441.804 445.201 447.301 448.482 448.814 448.269 446.455 443.641 30 anos ou mais 736.229 750.540 772.884 795.541 818.414 841.702 865.538 890.253 915.306 Total 1.587.313 1.639.256 1.667.017 1.692.828 1.716.739 1.738.611 1.758.289 1.775.840 1.791.448 Fonte(s): IBGE - Censo Demográfico 2000; Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES Definição: A projeção da população municipal foi realizada pelo IPARDES e incorpora tendências e parâmetros definidos por meio do Censo Demográfico 2000. Baseou-se no Método de Relação de Coortes, desenvolvido por DUCHESNE. TABELA DEMONSTRATIVA

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8 20002006 TAXATAXA 00/06 URBANI ZAÇÃO Total RMC sem Curitiba 1.181.0791.472.6093,80 79,32 Total RMC 2.768.3943.261.1682,81 91,18 Paraná 9.563.45810.387.3781,41 81,41 Brasil 169.799.170186.770.5621,41 81,38 POPULAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA %

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14 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CURITIBA

15 Município = Curitiba - PR Variável = População residente de 5 anos ou mais (Pessoas) Ano = 2000 SexoGrupos de idade Alfabetização TotalAlfabetizadas Não alfabetizadas Taxa de Analfabetismo Total Total até 24 anos 312.316309.6442.6720,86% Total 25 anos ou + 880.077842.50537.5724,27% Total 15 anos ou + 1.192.3931.152.14940.2443,38% Homem Total até 24 anos 154.188152.7351.4530,94% Total 25 anos ou + 405.837393.54212.2953,03% Total 15 anos ou + 560.025546.27713.7482,45% Mulher Total até 24 anos 158.128156.9091.2190,77% Total 25 anos ou + 474.240448.96325.2775,33% Total 15 anos ou + 632.368605.87226.4964,19% Fonte: IBGE - Censo Demográfico 2000

16 Taxa de Analfabetismo - Curitiba Índice de analfabetismo em Curitiba – 3,38% Total – 40.244 de pessoas analfabetas de 15 anos ou mais; Deste total - 26.496 são mulheres - 13.748 são homens Há necessidade da continuidade de políticas públicas para os gêneros, com atenção direcionada às mulheres.

17 IDH-M – Índice de Desenvolvimento Humano em Curitiba – 2000 Índice de Desenvolvimento Humano 0,856 Longevidade 0,776 Educação 0,946 Renda 0,846 Fonte: PNUD - 2000

18 Índice de Fragilidade Educacional de Jovens e Adultos em Curitiba - 2000 Taxa de analfabetis mo (jovens e adultos com 15 anos ou mais) Índice de analfabetism o (jovens e adultos com 15 anos ou mais) Taxa de Analfabetis mo Funcional (jovens e adultos com 15anos ou mais) Índice de analfabet ismo funcional Taxa da população com mais de 25 anos que não completou o ensino fundamen tal Índice da população com mais de 25 anos que não completou o ensino fundamental IFEJA Total3,38%0,9711,99%0,8839,68%0,600,82 Homens2,45%0,988,52%0,9137,25%0,630,84 Mulheres4,19%0,9610,15%0,9041,76%0,580,81 Fonte: IBGE - Censo Demográfico 2000

19 Grupos de idade Alfabetização Total Alfabetiza das Não alfabetiza das Taxa de Analfabe tismo Total até 24 anos 312.316309.6442.6720,86% Total 15 anos ou + 1.192.3931.152.14940.2443,38%

20 Ano = 2000 SexoGrupos de idade Grupos de anos de estudo Total Sem instrução e menos de 1 ano 1 a 3 anos Tx. Analf. Funcional Total 15 a 19 anos 153.4772.0224.557 20 a 24 anos 158.8391.7525.319 Total até 24 anos 312.3163.7749.8764,37% 25 a 29 anos 143.8472.1226.252 30 a 39 anos 265.8005.06415.616 40 a 49 anos 208.2646.62118.883 50 a 59 anos 128.5479.20219.121 60 anos ou mais 133.61918.68127.738 Total 25 anos ou + 880.07741.69087.610 14,69% Total 15 anos ou + 1.192.39345.46497.486 11,99%

21 Município = Curitiba - PR Variável = Pessoas de 5 anos ou mais de idade (Pessoas) Ano = 2000 Sexo Grupos de idade Grupos de anos de estudo Total Sem instrução e menos de 1 ano 1 a 3 anos Tx. Analf. Funcional Homens 15 a 19 anos 76.0201.0292.611 20 a 24 anos 78.1689282.939 Total até 24 anos 154.1881.9575.5504,87% 25 a 29 anos 69.8071.0582.839 30 a 39 anos 126.2392.1617.064 40 a 49 anos 96.1442.3087.712 50 a 59 anos 58.9963.5247.993 60 anos ou mais 54.5796.00610.803 Total 25 anos ou + 714.14118.97147.5119,31% Total 15 anos ou + 868.32920.92853.061 8,52%

22 Município = Curitiba - PR Ano = 2000 Sexo Grupos de idade Grupos de anos de estudo Total Sem instrução e menos de 1 ano 1 a 3 anos Tx. Analf. Funcional Mulheres 15 a 19 anos 77.4579921.947 20 a 24 anos 80.6718242.380 Total até 24 anos 158.1281.8164.3273,88% 25 a 29 anos 74.0401.0653.413 30 a 39 anos 139.5612.9038.552 40 a 49 anos 112.1204.31311.171 50 a 59 anos 69.5515.67811.127 60 anos ou mais 79.04012.67516.935 Total 25 anos ou + 790.56830.26659.85211,40% Total 15 anos ou + 948.69632.08264.17910,15%

23 Taxa de Analfabetismo Funcional - Curitiba Taxa de Analfabetismo Funcional (jovens e adultos com 15 anos ou mais) Total11,99% Homens8,52% Mulheres10,15% Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2000

24 Taxa de Adultos sem Ensino Fundamental Completo - Curitiba Taxa da população com mais de 25 anos que não completou o ensino fundamental Total39,68% Homens37,25% Mulheres41,76% Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2000

25 Ano MatrículasTurmas Média de Alunos/Turma 1ª a 4ª série 5ª a 8ª série 1ª a 4ª série 5ª a 8ª série 1ª a 4ª série 5ª a 8ª série 19996.0552.043212562936 20005.9461.910243522437 20016.1221.631237392642 20025.8621.515234432535 20036.4321.718259472537 20046.0861.522278472232 20055.4091.622260472135 Matriculas na EJA de Curitiba Fontes: MEC/INEP; SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar

26 Número de Turmas – EJA Curitiba Número de Turmas na Educação de Jovens e Adultos em Curitiba Fonte: SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar AnoFase I (1ª a 4ª série) Fase II (5ª a 8ª série) 199921256 200024352 200123739 200223443 200325947 200427847 200526047

27 Escolas da RME de Curitiba que ofertam EJA Ano 19992000200120022003200420052006 Nº de Escolas 86 9199102108113118124 Fonte: SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar

28 Nº de Alunos Concluintes – EJA Curitiba Fonte: SME/GEJA Ano199920002001200220032004 Nº de Alunos 139813851428144415931191

29 Nº de Alunos Concluintes – EJA Fase II Curitiba ANO1995199619971998199920002001 TOTAL DE CONCLUIN TES 280398638753665653620

30 Nº de Alunos APROVADOS no Exame de Equivalência - EJA Fase I 1999418 2000293 2001624 2002941 2003729 2004960 2005771 20061.146 2007797 TOTAL6679

31 Alunos de Inclusão – EJA 2007 Fonte: SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar NRE Egresso de C E D. M. Conduta s Típicas Sindro mes D. A.D. V.D. F. Paralisia Cerebral Deficiênci a Múltipla Total de alunos BN20232xxxxxx 45 BV791x1xxxx 18 BQ3141241212x 84 CIC27 x14211x 63 CJ 3431251x11x 75 Matri z 0 PN23384 314xx 73 PR816x1xxx11 27 SF15213111x21 45 Total1652061412116772 430

32 Parcerias APEDs - SEED Ações Pedagógicas Descentralizadas: Nº de Escolas Municipais: 108 Nº de turmas: 1.Ensino Fundamental: 183 2.Ensino Médio: 221

33 Outras formas de atendimento – EJA Curitiba Programa Hora da EJA Programa Alfabetizando com Saúde Programa Brasil Alfabetizado

34 Outras formas de atendimento – EJA Curitiba 200520062007 Nº de alunos Nº DE ALFABETIZADO RES TOTAL DE ALUNOS Nº DE ALFABETIZA DORES TOTAL DE ALUNOS Nº DE ALFABETI ZADORES HORA DA EJA 388424245544648 ALFABETIZA NDO COM SAÚDE 349653896646772 BRASIL ALFABETIZA DO 315221891416215

35 ALUNOS INSCRITOS, MATRICULADOS E CERTIFICADOS 1ª E 2ª FASES DO PROJOVEM EM CURITIBA FASES Alunos inscritos Alunos matriculados Inscritos x matriculados Alunos certificados 1ª2.6361.1751.461317 2ª1.790814976261 3ª2.3042.156148Em curso TOTAL6.7304.1452.585578

36 Formação Continuada Para Docentes da EJA da Secretaria Municipal da Educação Curso anual de no mínimo 80h Semana de Estudos Pedagógicos Capacitações nos NREs de Curitiba

37 Formação para os voluntários que atuam nos projetos da EJA 1- Hora da EJA e Alfabetizando com Saúde: 4 horas mensais 2 - Brasil Alfabetizado: 60 horas de Capacitação inicial 8 horas de capacitação continuada

38 Número de Docentes – EJA Curitiba AnoMunicipal 1999306 2000322 2001319 2002300 2003349 2004366 2005352 2006344 Fonte: MEC/INEP

39 Percentual de Docentes com Ensino Superior – EJA Curitiba AnoMunicipal 199965 200066 200171 200274 200383 200483 200590 200692 Fonte: MEC/INEP

40 Programa da EJA - Curitiba A EJA destina-se a jovens, pessoas adultas e idosas que não tiveram oportunidade de estudar ou concluir seus estudos na época apropriada. Diretrizes Curriculares da SME: Educação pela Filosofia, Gestão Democrática e Educação para o Desenvolvimento Sustentável

41 Programa da EJA - Curitiba Objetivos da EJA: 1.Atender as funções reparadora, equalizadora e permanente; 2.Possibilitar ao jovem, a pessoa adulta e idosa retomar seu potencial, Desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extra-escolar e na própria vida; 3. Possibilitar a igualdade de acesso à educação como bem social; Estudantes da EJA (perfil) - jovem, pessoa adulta e idosa excluída da escola devido a: 1.Trabalho 2.Cuidado da casa para que outros pessoas pudessem trabalhar 3.Dificuldade de freqüência às aulas 4.Distância moradia – escola

42 Programa da EJA - Curitiba Princípios norteadores da proposta - Flexibilidade e versatilidade: 1.Não seriação, 2.Não reprovação (respeita-se o processo de aprendizagem e o ritmo de cada um), 3.Matrícula e conclusão em qualquer época do ano letivo, 4.Sem desistência, 5.Material específico da rede, 6.Freqüência vinculada ao conteúdo, 7.Avaliação no processo professores do quadro próprio do magistério, 8.Permite transferência para outras modalidades de ensino ou outras unidades de ensino.

43 Desafios para a EJA Manter os estudantes até o término da Educação Básica Conscientizar os estudantes na importância da Educação Permanente Formação específica para o professor que atua com esta modalidade de ensino para superar as metodologias equivocadas.


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