A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria Municipal da Educação Secretária Eleonora Bonato Fruet Superintendência de Gestão Educacional Superintendente Meroujy Giacomassi Cavet Departamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria Municipal da Educação Secretária Eleonora Bonato Fruet Superintendência de Gestão Educacional Superintendente Meroujy Giacomassi Cavet Departamento."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria Municipal da Educação Secretária Eleonora Bonato Fruet Superintendência de Gestão Educacional Superintendente Meroujy Giacomassi Cavet Departamento de Ensino Fundamental Diretora Nara Luz Chierighini Salamunes PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Prefeito Beto Richa Gerência de Educação de Jovens e Adultos Gerente Gilcélia Mara Cornélsen

2 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DA EJA Perfil de Curitiba

3 Dados principais: Área 430,9Km² População habitantes Bairros 75 Relevo levemente ondulado Área verde por habitante 51m² Extensão Norte-Sul 35Km Extensão Leste-Oeste 20Km Altitude média 934,6m Clima Temperado

4 Curitiba registrou uma taxa de crescimento médio anual da população de 2,04%, no período de 2000 a A população passou de 1,587 milhão, em 2000, para 1,788 milhão, em No total dos municípios da Região Metropolitana, o crescimento médio anual foi de 3,80% no mesmo período. POPULAÇÃO

5 Faixas Etárias Anos a 15 anos a 29 anos anos ou mais Total Fonte(s): IBGE - Censo Demográfico 2000; Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES Definição: A projeção da população municipal foi realizada pelo IPARDES e incorpora tendências e parâmetros definidos por meio do Censo Demográfico Baseou-se no Método de Relação de Coortes, desenvolvido por DUCHESNE. TABELA DEMONSTRATIVA

6

7

8 TAXATAXA 00/06 URBANI ZAÇÃO Total RMC sem Curitiba ,80 79,32 Total RMC ,81 91,18 Paraná ,41 81,41 Brasil ,41 81,38 POPULAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA %

9

10

11

12

13

14 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CURITIBA

15 Município = Curitiba - PR Variável = População residente de 5 anos ou mais (Pessoas) Ano = 2000 SexoGrupos de idade Alfabetização TotalAlfabetizadas Não alfabetizadas Taxa de Analfabetismo Total Total até 24 anos ,86% Total 25 anos ou ,27% Total 15 anos ou ,38% Homem Total até 24 anos ,94% Total 25 anos ou ,03% Total 15 anos ou ,45% Mulher Total até 24 anos ,77% Total 25 anos ou ,33% Total 15 anos ou ,19% Fonte: IBGE - Censo Demográfico 2000

16 Taxa de Analfabetismo - Curitiba Índice de analfabetismo em Curitiba – 3,38% Total – de pessoas analfabetas de 15 anos ou mais; Deste total são mulheres são homens Há necessidade da continuidade de políticas públicas para os gêneros, com atenção direcionada às mulheres.

17 IDH-M – Índice de Desenvolvimento Humano em Curitiba – 2000 Índice de Desenvolvimento Humano 0,856 Longevidade 0,776 Educação 0,946 Renda 0,846 Fonte: PNUD

18 Índice de Fragilidade Educacional de Jovens e Adultos em Curitiba Taxa de analfabetis mo (jovens e adultos com 15 anos ou mais) Índice de analfabetism o (jovens e adultos com 15 anos ou mais) Taxa de Analfabetis mo Funcional (jovens e adultos com 15anos ou mais) Índice de analfabet ismo funcional Taxa da população com mais de 25 anos que não completou o ensino fundamen tal Índice da população com mais de 25 anos que não completou o ensino fundamental IFEJA Total3,38%0,9711,99%0,8839,68%0,600,82 Homens2,45%0,988,52%0,9137,25%0,630,84 Mulheres4,19%0,9610,15%0,9041,76%0,580,81 Fonte: IBGE - Censo Demográfico 2000

19 Grupos de idade Alfabetização Total Alfabetiza das Não alfabetiza das Taxa de Analfabe tismo Total até 24 anos ,86% Total 15 anos ou ,38%

20 Ano = 2000 SexoGrupos de idade Grupos de anos de estudo Total Sem instrução e menos de 1 ano 1 a 3 anos Tx. Analf. Funcional Total 15 a 19 anos a 24 anos Total até 24 anos ,37% 25 a 29 anos a 39 anos a 49 anos a 59 anos anos ou mais Total 25 anos ou ,69% Total 15 anos ou ,99%

21 Município = Curitiba - PR Variável = Pessoas de 5 anos ou mais de idade (Pessoas) Ano = 2000 Sexo Grupos de idade Grupos de anos de estudo Total Sem instrução e menos de 1 ano 1 a 3 anos Tx. Analf. Funcional Homens 15 a 19 anos a 24 anos Total até 24 anos ,87% 25 a 29 anos a 39 anos a 49 anos a 59 anos anos ou mais Total 25 anos ou ,31% Total 15 anos ou ,52%

22 Município = Curitiba - PR Ano = 2000 Sexo Grupos de idade Grupos de anos de estudo Total Sem instrução e menos de 1 ano 1 a 3 anos Tx. Analf. Funcional Mulheres 15 a 19 anos a 24 anos Total até 24 anos ,88% 25 a 29 anos a 39 anos a 49 anos a 59 anos anos ou mais Total 25 anos ou ,40% Total 15 anos ou ,15%

23 Taxa de Analfabetismo Funcional - Curitiba Taxa de Analfabetismo Funcional (jovens e adultos com 15 anos ou mais) Total11,99% Homens8,52% Mulheres10,15% Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2000

24 Taxa de Adultos sem Ensino Fundamental Completo - Curitiba Taxa da população com mais de 25 anos que não completou o ensino fundamental Total39,68% Homens37,25% Mulheres41,76% Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2000

25 Ano MatrículasTurmas Média de Alunos/Turma 1ª a 4ª série 5ª a 8ª série 1ª a 4ª série 5ª a 8ª série 1ª a 4ª série 5ª a 8ª série Matriculas na EJA de Curitiba Fontes: MEC/INEP; SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar

26 Número de Turmas – EJA Curitiba Número de Turmas na Educação de Jovens e Adultos em Curitiba Fonte: SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar AnoFase I (1ª a 4ª série) Fase II (5ª a 8ª série)

27 Escolas da RME de Curitiba que ofertam EJA Ano Nº de Escolas Fonte: SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar

28 Nº de Alunos Concluintes – EJA Curitiba Fonte: SME/GEJA Ano Nº de Alunos

29 Nº de Alunos Concluintes – EJA Fase II Curitiba ANO TOTAL DE CONCLUIN TES

30 Nº de Alunos APROVADOS no Exame de Equivalência - EJA Fase I TOTAL6679

31 Alunos de Inclusão – EJA 2007 Fonte: SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar NRE Egresso de C E D. M. Conduta s Típicas Sindro mes D. A.D. V.D. F. Paralisia Cerebral Deficiênci a Múltipla Total de alunos BN20232xxxxxx 45 BV791x1xxxx 18 BQ x 84 CIC27 x14211x 63 CJ x11x 75 Matri z 0 PN xx 73 PR816x1xxx11 27 SF x21 45 Total

32 Parcerias APEDs - SEED Ações Pedagógicas Descentralizadas: Nº de Escolas Municipais: 108 Nº de turmas: 1.Ensino Fundamental: Ensino Médio: 221

33 Outras formas de atendimento – EJA Curitiba Programa Hora da EJA Programa Alfabetizando com Saúde Programa Brasil Alfabetizado

34 Outras formas de atendimento – EJA Curitiba Nº de alunos Nº DE ALFABETIZADO RES TOTAL DE ALUNOS Nº DE ALFABETIZA DORES TOTAL DE ALUNOS Nº DE ALFABETI ZADORES HORA DA EJA ALFABETIZA NDO COM SAÚDE BRASIL ALFABETIZA DO

35 ALUNOS INSCRITOS, MATRICULADOS E CERTIFICADOS 1ª E 2ª FASES DO PROJOVEM EM CURITIBA FASES Alunos inscritos Alunos matriculados Inscritos x matriculados Alunos certificados 1ª ª ª Em curso TOTAL

36 Formação Continuada Para Docentes da EJA da Secretaria Municipal da Educação Curso anual de no mínimo 80h Semana de Estudos Pedagógicos Capacitações nos NREs de Curitiba

37 Formação para os voluntários que atuam nos projetos da EJA 1- Hora da EJA e Alfabetizando com Saúde: 4 horas mensais 2 - Brasil Alfabetizado: 60 horas de Capacitação inicial 8 horas de capacitação continuada

38 Número de Docentes – EJA Curitiba AnoMunicipal Fonte: MEC/INEP

39 Percentual de Docentes com Ensino Superior – EJA Curitiba AnoMunicipal Fonte: MEC/INEP

40 Programa da EJA - Curitiba A EJA destina-se a jovens, pessoas adultas e idosas que não tiveram oportunidade de estudar ou concluir seus estudos na época apropriada. Diretrizes Curriculares da SME: Educação pela Filosofia, Gestão Democrática e Educação para o Desenvolvimento Sustentável

41 Programa da EJA - Curitiba Objetivos da EJA: 1.Atender as funções reparadora, equalizadora e permanente; 2.Possibilitar ao jovem, a pessoa adulta e idosa retomar seu potencial, Desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extra-escolar e na própria vida; 3. Possibilitar a igualdade de acesso à educação como bem social; Estudantes da EJA (perfil) - jovem, pessoa adulta e idosa excluída da escola devido a: 1.Trabalho 2.Cuidado da casa para que outros pessoas pudessem trabalhar 3.Dificuldade de freqüência às aulas 4.Distância moradia – escola

42 Programa da EJA - Curitiba Princípios norteadores da proposta - Flexibilidade e versatilidade: 1.Não seriação, 2.Não reprovação (respeita-se o processo de aprendizagem e o ritmo de cada um), 3.Matrícula e conclusão em qualquer época do ano letivo, 4.Sem desistência, 5.Material específico da rede, 6.Freqüência vinculada ao conteúdo, 7.Avaliação no processo professores do quadro próprio do magistério, 8.Permite transferência para outras modalidades de ensino ou outras unidades de ensino.

43 Desafios para a EJA Manter os estudantes até o término da Educação Básica Conscientizar os estudantes na importância da Educação Permanente Formação específica para o professor que atua com esta modalidade de ensino para superar as metodologias equivocadas.


Carregar ppt "Secretaria Municipal da Educação Secretária Eleonora Bonato Fruet Superintendência de Gestão Educacional Superintendente Meroujy Giacomassi Cavet Departamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google