A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ácidos Nucleicos O código da Vida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ácidos Nucleicos O código da Vida."— Transcrição da apresentação:

1 Ácidos Nucleicos O código da Vida

2 Ácidos Nucléicos São substâncias que regulam os processos vitais no interior de todos os organismos e, por isso são consideradas as “substâncias mestras da vida” Para que uma proteína seja produzida deve ocorrer a “supervisão” de um ácido nucleico.

3 Ácidos Nucléicos São formados por subunidades chamadas nucleotídeos.Cada nucleotídeo é composto por três partes: um grupo fosfato, uma pentose (ribose no RNA e desoxirribose no DNA) e uma base nitrogenada.

4 Classificação dos ácidos nucleicos
Ácido Desoxirribonucleico – DNA Ácido Ribonucleico - RNA

5 Estrutura dos ácidos nucléicos - nucleotídeos
Tanto o DNA como o RNA são formados pelo encadeamento de grande número de moléculas menores, os nucleotídeos, formados por três tipos de substâncias químicas: Base nitrogenada, composto por uma cadeia fechada de carbonos que contêm nitrogênio. Podem ser: Púricas – quando possuir um duplo anel de átomos de carbono – Adenina e Guanina. Pirimídicas – quando possuir apenas 1 anel – Citosina, timina e uracila. Uma pentose – DNA (Desoxirribose); RNA (Ribose) Um fosfato. A união da base nitrogenada com o açúcar é chamada nucleosídeo.

6 Ácidos Nucléicos No DNA encontram-se as bases nitrogenadas adenina, guanina, timina e citosina. Já no RNA a timina é substituída pela uracila. Adenina (A) Guanina (G) Purinas Timina (T) Citosina (C) Uracila (U) Pirimidinas

7

8 Ácidos Desoxirribonucléico (DNA)
1953 –Watson e Crick (segredo da vida) Descobrem a estrutura de dupla-hélice do DNA Início da década de 1940 –Chargaff ) descobre a proporção 1x1 entre adenina e timina, e guanina e citosina, fundamental para o desvendamento da estrutura do DNA O DNA consiste de duas cadeias helicoidais de desoxirriboses, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hélice de sentido rotacional à direita

9 Ácidos Desoxirribonucléico (DNA)
O pareamento das bases de cada fita se dá de maneira padronizada, sempre uma púrica com uma pirimídina, especificamente, adenina com timina e citosina com guanina.

10

11

12 A duplicação do DNA A formação de novas moléculas de DNA ocorre por um processo chamado duplicação semiconservativa. Pela Ação da enzima polimerase

13 A replicação do DNA é semiconservativa porque cada nova molécula de DNA conserva metade da dupla hélice original. A capacidade de autoduplicação do DNA, QUE É EXCLUSIVA, também chamada replicação, confere aos seres vivos principalmente a capacidade de reproduzir-se.

14

15

16 Estrutura do DNA O DNA é formado por milhares de nucleotídeos ligados entre si através de ligações 3’, 5’-fosfodiéster. Sua molécula é formada por uma fita dupla antiparalela, enrolada sobre si mesma formando uma dupla hélice A Ligação Fosfodiéster O número 5’ indica a ligação do fosfato (P) com o carbono 5 da desoxirribose. O número 3’ indica a ligação da hidroxila (OH) com o carbono 3 da desorribose. Por convenção, as bases de uma seqüência são sempre descritas da extremidade 5’ para a extremidade 3’      As ligações fosfodiéster podem ser quebradas enzimaticamente por enzimas chamadas NUCLEASES.

17 Ligação Fosfodiester

18 RNA – controle da síntese de proteínas
Interpreta e executa a informação do DNA. É formada por um único filamento de polinucleotídeos. Pentose é sempre a ribose. Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e uracila. É fabricado no núcleo e migra para o citoplasma.

19 Ácidos Ribonucléico (RNA)
O RNA é formado a partir de um modelo de DNA. As moléculas de RNA são moldes para síntese de proteínas. Três tipos de RNAs são responsáveis pela síntese de proteínas: RNA mensageiro: Contêm a informação para a síntese de proteínas. RNA transportador: Transporta aminoácidos para que ocorra a síntese de proteínas. RNA ribossômico: Componentes da maquinaria de síntese de proteínas presente nos ribossomos.

20 Etapas da síntese de proteínas
Transcrição Síntese do RNA-m pelo DNA Tradução Organização dos aminoácidos soltos no citoplasma pelo RNA de modo a formar uma proteína característica.

21 RNA – Auxiliar do DNA na Transcrição
Transcrição é o processo de formação do RNA a partir do DNA. Esse RNA formado é o RNAm, que tem como função "informar" ao RNAt a ordem correta dos aminoácidos a serem sintetizados em proteínas. O processo é catalisado pela enzima RNA-polimerase. Os fatores de transcrição (auxiliares da RNA-polimerase)são responsáveis por romper as pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos dois filamentos de DNA, como se fosse um zíper. A partir deste momento, a enzima escolhe uma das fitas de DNA como molde para se construir o RNAm, ligando bases nitrogenadas de RNA (adenina, citosina, uracila e guanina) à essa fita de DNA. Ao se concluir essas ligações, o processo está completo. A enzima destaca o filamento de RNA formado a partir do DNA, e volta a unir as duas fitas de DNA.

22

23

24

25 Códon: Seqüência de três nucleotídeos do ácido ribonucleico mensageiro que, na síntese de proteínas, representa a codificação da informação genética para um determinado aminoácido ou para a terminação da cadeia polipeptídica. Anticódon: Seqüência de três nucleotídeos da molécula de ácido ribonucleico de transferência que se liga ao códon de uma molécula de ácido ribonucleico mensageiro durante a síntese de proteínas.

26 Tradução: Formação de cadeia de aminoácidos (polipeptídios)
Pode também ser chamada de síntese protéica, processo pelo qual as proteínas são formadas. Na tradução, a seqüência de bases no RNA passa para uma seqüência de aminoácidos. Cada grupo de 3 bases consecutivas – códon – corresponde a um aminoácido. Todas as fitas de mRNA começam com o códon AUG, que corresponde à metionina. O tRNA tem o anticódon, um código de três letras, contrário ao códon do mRNA. É por esse motivo que o tRNA e o mRNA se encaixam. Quando o ribossomo encontra o códon UAA, UAG e UGA, isso significa que a proteína está completa. Esses são os três códons de parada

27 Tabela de Códons

28

29

30

31

32 Processo importante veja só, nunca termina.
Ácidos Nucléicos Ácido nucléico duas formas tem, é o DNA e o RNA também. (bis) Sua menor unidade nucleotídeo é chamada que estão ligados fosfato, pentose e uma base nitrogenada. Pra se unirem e formarem cadeia nos nucleotídeos, dentro da mesma fileira fosfato vai ligando, formando a escadinha com a pentose do nucleotídeo e o vizinho. O DNA tem cadeia dupla podemos chamar pentose é a desoxirribose e as bases que vão se ligar. Adenina se liga à timina, se for guanina quem se junta é citosina. Autoduplicação, mecanismo celular, hereditariedade, transcrição em RNA. Ácido nucléico... E na transcrição DNA vai formando RNA, a fita dupla vai se abrindo, nucleotídeos vão se parear. Adenina se liga à uracila, Mas se no DNA a base for a timina, no RNA quem se junta é adenina. RNA fita simples que vem do DNA (pela transcrição), pentose agora é ribose e as fitas podem se ligar (pelas bases). Processo importante veja só, nunca termina. São três RNAs para formar a proteína. Ácido nucléico... RNA mensageiro é produzido pelo DNA, chegando até o citoplasma a proteína já vai se formar, o segundo é o transportador, leva aminoácidos ao polirribossomo, O terceiro é conhecido por função estrutural, chamado ribossomo que faz tradução legal. E pra encerrar não podemos nunca mais nos enganar. As bases conhecidas como púricas já podem se apresentar: adenina e guanina elas são. E as pirimídicas não tem mais erro não, timina, citosina, uracila já serão. Então já vou cantando e guardando essa canção. E aí moçada! Nós vimos os ácidos nucléicos hein! O DNA e o RNA. Vimos também a importância deles. Fique ligado então. Assim como nos amigos nucleotídeos. Falou?


Carregar ppt "Ácidos Nucleicos O código da Vida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google