A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DOS SERES VIVOS INORGÂNICAS Água Sais ORGÂNICAS Açúcares ou glicídios Lipídios Proteínas Ácidos nucléicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DOS SERES VIVOS INORGÂNICAS Água Sais ORGÂNICAS Açúcares ou glicídios Lipídios Proteínas Ácidos nucléicos."— Transcrição da apresentação:

1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DOS SERES VIVOS INORGÂNICAS Água Sais ORGÂNICAS Açúcares ou glicídios Lipídios Proteínas Ácidos nucléicos

2 Água Substâncias que se dissolvem na água são chamadas hidrofílicas (hidro = água, philus = amigo). Substâncias que não se dissolvem na água são chamadas hidrofóbicas (hidro = água, phobos = medo).

3 Água - solvente universal. - regulador térmico. -agente facilitador de reações químicas.

4 Água e as reações químicas

5

6 Glicídios Principal fonte de energia para os seres vivos. Monossacarídeos. Ex: glicose, galactose, frutose. Dissacarídeos. Ex: Sacarose, lactose, maltose. Polissacarídeos. Ex: Glicogênio, amido.

7

8 Lipídios Insolúveis em água. Glicerídios. Ex: óleos e gorduras Ceras. Ex:abelhas Fosfolipídios Esteróides. Ex: Colesterol e hormônios sexuais.

9

10 Proteínas : conjunto de aminoácidos unidos por ligações peptídicas

11 Funções das proteínas Papel estrutural. Papel de defesa. (anticorpos). Papel enzimático. Papel energético.

12 As proteínas podem diferir: no tipo de aminoácidos presentes. no número de aminoácidos presentes. na sequência em que os aminoácidos estão unidos.

13 Enzimas: catalisadores biológicos

14 Efeito da temperatura na atuação das enzimas

15 Enzimas: catalisadores biológicos Efeito do pH na atuação das enzimas

16 Há dois tipos identificados de ácidos nucléicos, que são: O DNA (Ácido desoxirribonucléico). O RNA (Ácido ribonucléico).

17 Descoberta da hélice dupla de DNA Em1953 Crick e Watson descobriram a hélice dupla de DNA. As duas cadeias helicoidais antiparalelas, com a coluna vertebral de açúcar e fosfato na parte externa e as bases (adenina, timina, guanina e citosina) no interior. Devido aos ângulos em que as substâncias químicas do DNA se ligam umas às outras, todas as moléculas de DNA consistem em duas faixas paralelas espiraladas, como corrimão de uma escada em espiral – a hélice dupla.

18 DNA Uma base nitrogenada.( Citosina, Guanina) (Adenina, Timina ) Um açúcar (Desoxirribose) Um grupo fosfato

19 Visão geral da molécula de DNA

20 RNA Uma base nitrogenada.( Citosina, Guanina) (Adenina, Uracila ) Um açúcar (ribose) Um grupo fosfato

21 OS TIPOS DE RNA RNA ribossômico (RNAr): associado a proteínas, entra na constituição do ribossomo, o organóide celular onde ocorre a síntese protéica. O RNAr representa 80% do RNA celular. Nos eucariontes, o RNAr é sintetizado a partir do DNA, na região organizadora do nucléolo, localizada em cromossomos especializados, chamados de organizadores de nucléolo. RNA mensageiro (RNAm): codifica a seqüência de aminoácidos das proteínas sintetizadas nos ribossomos. O RNAm é livre e apresenta um tamanho variável, dependendo da proteína por ele codificada; representa apenas 5% do RNA celular, mas é de vital importância na síntese protéica. RNA transportador (RNAt): também é conhecido como RNA de transferência ou RNA solúvel (RNAs). É o menor dos RNA; é constituído por 75 a 90 nucleotídeos, sendo livre e solúvel nas porções mais hidratadas do hialoplasma. Combina-se com os aminoácidos e assim os transfere do hialoplasma para os ribossomos que os encadeia na síntese protéica. RNAm


Carregar ppt "SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DOS SERES VIVOS INORGÂNICAS Água Sais ORGÂNICAS Açúcares ou glicídios Lipídios Proteínas Ácidos nucléicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google