A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metabolismo de Construção. Servem de material de construção E Funcionam como enzimas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metabolismo de Construção. Servem de material de construção E Funcionam como enzimas."— Transcrição da apresentação:

1 Metabolismo de Construção. Servem de material de construção E Funcionam como enzimas.

2 As proteínas têm claramente um papel estrutural em todos os seres vivos, o citoplasma é composto basicamente de proteína e água. A proteína COLÁGENO, faz parte da pele, das articulações e dos ossos. Actina e miosina são constituintes dos músculos _ capacidade de contração !

3

4 Papel enzimático - enzimas catalisam as reações químicas do metabolismo. CADA ENZIMA CATALISA UMA DETERMINADA REAÇÃO -Um terceiro papel das proteínas, estão para a função de proteção/defesa trata-se dos ANTICORPOS -Os aminoácidos tem esse nome por apresentarem na sua constituição um grupo AMINA e ÁCIDO CARBOXÍLICO. -HÁ NA NATUREZA 20 TIPOS DE AMINOÁCIDOS

5 As ligações entre os aminoácidos Unem-se entre si por ligações especiais- LIGAÇÕES PEPTÍDICAS. Por que as proteínas são diferentes umas das outras? São 20 tipos de aminoácidos na natureza; mesmo assim o número de proteínas é extremamente grande e infinitoooOOoOoO. Isso porque o que difere uma proteína da outra não é apenas o numero total de aminoácidos, mas os tipos de aminoácidos utilizados e além disso sua SEQUÊNCIA.

6 Um simples erro na sequência de uma proteína pode alterar de forma grave o seu Funcionamento. Exemplo: Anemia Falciforme. A hemoglobina é uma proteína do sangue que tem o importante papel de carregar os Gases da respiração. ( Oxigênio) ELA TEM 574 AMINOÁCIDOS NUMA DETERMINADA SEQUÊNCIA PORÉM OS PORTADORES DESSA ANEMIA, POSSUEM AS HEMOGLOBINAS DEFEITUOSAS ADQUIRINDO UMA FORMA DE FOICE. Essa sequência de 574 aminoácidos – foi alterado em apenas uma simples troca, que basta Para que o indivíduo venha a ter a anemia. APENAS UM AMINOÁCIDO FORA DO LUGAR.

7

8 A sequência determina a forma : É importante saber que a função da proteína depende de sua forma. E o que determina a forma da proteína é a sequência dos aminoácidos. O calor excessivo acima de 50ºC pode deformar a proteína fazendo ela perder a sua função.

9 Colágeno- presente na pele, nos ossos nas cartilagens e nos tendões. Queratina- presente na superfície da pele dos vertebrados terrestres. BICOS, UNHAS, GARRAS, PELOS E ESCAMAS Actina e Miosina- Constituintes dos músculos. Hemoglobina- Presente nas hemácias dos vertebradas. Albumina- proteína mais abundante no plasma.

10

11 Como as enzimas funcionam ? Os reagentes de uma reação enzimática recebem o nome de substrato.

12 A especificidade da enzima chave e fechadura. As enzimas têm alto grau de especificidade, isso quer dizer que uma enzima catalisa apenas uma reação. O funcionamento da enzima dependerá, portanto, de sua capacidade de se encaixar de se ligar quimicamente. O encaixe entre a enzima e o substrato lembra o funcionamento de uma chave, que se encaixa somente numa determinada fechadura.

13 Fatores que influem na velocidade da Reação Influência do pH O pH é o índice de acidez ou da alcalinidade de uma solução 7 indica ph neutro- água mineral E em direção ao zero,o pH é ácido. Influência da temperatura. Altas temperaturas desnaturam as enzimas

14 Revendo algumas características das enzimas As enzimas facilitam as reações São muito específicas- uma enzima só cataliza uma determinada reação. Chave e fechadura Dependem do pH e da temperaturapara funcionarem

15 Enzimas Papel Enzima amilase - Catalisa a hidrólise do amido até moléculas de maltose. Catalase - Decomposição da água oxigenada. Pepsina- Catalisa as proteínas no estômago. DNA-polimerase- duplicação do DNA. RNA-polimerase- produção de RNA pelo DNA.

16 Antígenos e Anticorpos Antígenos são substâncias estranhas a um organismo. Ex: Vírus, Bactérias, e outros microrganismos

17 Quando o organismo reconhece que determinada molécula, não é ele próprio, ou seja um antígeno, ocorre uma reação, que produz uma proteína especial ANTICORPO.

18 Doenças e vacinas. Imunização ativa. Infecção de algum microrganismo no organismo. Imunização ativa induzida(artificial) inoculação no indivíduo de vírus ou bactéria.(MORTA). EM TODOS OS CASOS PARTICIPAÇÃO DAS CÉLULAS DE MEMÓRIA

19

20 Por que temos que tomar a mesma vacina duas vezes ?

21 SOROS TERAPÊUTICOS A IMUNIZAÇÃO PASSIVA Quando o organismo recebe o anticorpo pronto. Soros antiofídicos.

22 Metabolismo de controle. Ácidos Nucleicos.- DNA e RNA DNA é o material genético, em todos os seres vivos com exceção dos VÍRUS. 1 GENE= 1 PEDAÇO DE DNA

23 DNA E SEUS PAPÉIS Transmitir a informação genética de uma célula para outra, usando a divisão celular como veículo. DNA faz uma cópia dele mesmo - DUPLICAÇÃO.

24 Comanda a fabricação de proteínas, controlando a sequência de seus aminoácidos. DNA fabrica o RNA, em um processo chamado Transcrição. RNA vai para o citoplasma e comanda a produção de proteínas- esse processo chama-se tradução.

25

26 As unidades que formam os ácidos nucleicos DNA e RNA Ácidos nucleicos são moléculas gigantes constituídas por pequenas unidades- Nucleotídeos. Um nucleotideo é formado por um grupo de fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada Ácidos nucleicos existem 5 bases nitrogenadas. ADENINA ( A) TIMINA (T) GUANINA (G) URACILA ( U) CITOSINA (C )

27 PENTOSES Ribose Desoxirribose A pentose do DNA é DESOXIRRIBOSE. Ácido desoxirribonucleico. A pentose do RNA é RIBOSE. Ácido ribonucleico

28 DNA RNA DNA RNA ADENINA ADENINA GUANINA GUANINA CITOSINA CITOSINA TIMINA URACILA


Carregar ppt "Metabolismo de Construção. Servem de material de construção E Funcionam como enzimas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google