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Programação Orientada a Objetos Curso de Engenharia da Computação Parte 03 – Conceitos Básicos III Prof. Fabricio Mota Oliveira

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Apresentação em tema: "Programação Orientada a Objetos Curso de Engenharia da Computação Parte 03 – Conceitos Básicos III Prof. Fabricio Mota Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Programação Orientada a Objetos Curso de Engenharia da Computação Parte 03 – Conceitos Básicos III Prof. Fabricio Mota Oliveira

2 Conceitos Básicos Métodos Métodos são uma outra parte importante na definição dos objetos Métodos definem o comportamento dos objetos Cada método define uma certa ação associada ao objeto em que foi declarado É através dos métodos que se possibilita a execução de código relacionado ao objeto

3 Conceitos Básicos Métodos Exemplos de métodos: Classe Pessoa: Andar Correr Falar Engordar Fazer Aniversário Classe Carro: Ligar Andar Passar Marcha Freiar Estacionar

4 Conceitos Básicos Métodos Note que cada método representa uma ação do objeto a que foi declarado Pessoa (andar, correr, falar, etc.) Carro (ligar, freiar, passar marcha, etc.) No momento em que seu objeto estiver sendo modelado (idealizado), as ações que definem o comportamento deste objeto devem ser pensadas, e traduzidas em métodos

5 Conceitos Básicos Métodos Internamente, métodos se traduzirão em funções e procedimentos, que serão executados envolvendo os dados internos (atributos) daquele objeto A principal diferença entre um método e uma função ou procedimento (linguagem estruturada) é que ele possui acesso direto sobre os atributos daquele objeto em que está executando!

6 Conceitos Básicos Métodos Métodos são “como” funções e procedimentos. Assim sendo, eles poderão ter parâmetros e retorno!!!!

7 Conceitos Básicos Métodos Um pouco mais de detalhes nos exemplos: Classe Pessoa: Andar(distancia: real) Correr(distancia, velocidade: real) Falar(frase: string) Engordar(quilos: real) Fazer Aniversário() Classe Carro: Ligar() Andar(distancia: real) PassarMarcha(marcha: Inteiro) Freiar() Estacionar()

8 Conceitos Básicos Noções de UML UML = Unified Modelling Language Linguagem Visual desenvolvida para facilitar a modelagem de sistemas orientados a objeto, Melhorar a comunicação entre analistas e programadores Melhorar a comunicação com os usuários

9 Conceitos Básicos Noções de UML – como representar uma classe Pessoa nome: String idade: int altura: float sexo: String andar(distancia: float) falar(frase: String) engordar(quilos: float) fazerAniversario()

10 Conceitos Básicos Declaração de métodos em Java class Pessoa{ String nome; int idade; float altura, peso; String sexo; void andar(float distancia){ system.out.print(“ESTOU ANDANDO ”); system.out.print(distancia); system.out.println(“ METROS”); } void falar(String frase){ system.out.print(“ESTOU FALANDO: ”); system.out.print(frase); } void engordar(float: quilos){ peso = peso + quilos; }

11 Noções de Java Acessando métodos em Java... Código Java class Teste{ public static void main(String args[]){ Pessoa p; p = new Pessoa(); //depois eu explico o que é isso!!! p.nome = “Fabricio”; p.peso = 90; System.out.print(p.nome + “ agora pesa ” + p.peso); p.engordar(10); System.out.print(p.nome + “ agora pesa ” + p.peso); }

12 Conceitos Básicos Exercícios 1.No contexto de um sistema acadêmico, considere as seguintes classes: Professor, Aluno, Turma e Disciplina. Descreva estas quatro classes, com seus atributos e métodos. 2.Escreva o código equivalente a estas classes na linguagem Java, conforme a sua descrição dos atributos e métodos delas.


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