A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cursinho PROTEC - Biologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cursinho PROTEC - Biologia"— Transcrição da apresentação:

1 Cursinho PROTEC - Biologia
Aula 6 Cursinho PROTEC - Biologia

2 A ENDOTERMIA O que é endotermia?
Característica exclusiva de aves e mamíferos Diferença entre endotermia e ectotermia.

3 A ENDOTERMIA O que permite a ocorrência da endotermia?
Na ectotermia,no coração ocorre a mistura de sangue venoso com o arterial. Mas o que é sangue venoso e arterial?

4 Tipos de Circulação Sanguínea e numero de câmeras no coração
Completa : quando não há mistura de sangue Incompleta: quando há mistura de sangue Simples: quando há apenas uma passagem de sangue no ventrículo Dupla: quando há 2 passagens do sangue pelo ventrículo Completa e simples – 1 átrio e 1 ventrículo -> Peixes Incompleta e dupla – 2 átrios e 1 ventrículo -> Anfíbios Incompleta e dupla – 2 átrios e 1 ventrículo* -> Repteis Completa e dupla – 2 átrios e 2 ventrículos -> Aves Completa e dupla – 2 átrios e 2 ventrículos -> Mamíferos * os crocodilos tem coração com 4 cameras mas a circulação e incompleta

5 As Aves e o voo O voo é uma atividade com alto gasto de energia e só é possível graças endotermia. Quais as adaptações necessárias para permitir o voo?

6 A Placenta Permite a troca de nutrientes e excretas entre os vasos sanguíneos do feto e da mãe. Permite também as trocas gasosas,anticorpos,mas não é presente em todos os mamíferos.

7 Tipos de adaptação Monotremados: Não possuem placenta,seu embrião se desenvolve fora do corpo materno,num ovo. Marsupiais: tem esse nome devido a uma bolsa chamada marsupio.O embrião fica muito pouco tempo na placenta e nasce muito pequeno e frágil.Então são colocados no marsupio para a finalização do seu desenvolvimento.

8 Tipos de adaptação Placentários: é a grande maioria dos mamíferos.A placenta consegue suprir todas as necessidades do feto até seu completo desenvolvimento.


Carregar ppt "Cursinho PROTEC - Biologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google