A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTÁRTICA. A Antártica uma das últimas grandes fronteiras. 14 milhões km2 É a mais fria e a mais remota, mais desconhecida e o mais preservada de todos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTÁRTICA. A Antártica uma das últimas grandes fronteiras. 14 milhões km2 É a mais fria e a mais remota, mais desconhecida e o mais preservada de todos."— Transcrição da apresentação:

1 ANTÁRTICA

2 A Antártica uma das últimas grandes fronteiras. 14 milhões km2 É a mais fria e a mais remota, mais desconhecida e o mais preservada de todos os continentes. Comunidades biológicas marinhas são ricas e diversas – ONU estabelece o Ano de Pesquisas Antártica. 12 países.

3 CONTINENTE ANTÁRTICO VISÃO DE SATÉLITE Países na Antártica: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Bélgica, Bulgária, Chile, China, Coréia do Sul, Equador, Espanha, EUA, Federação Russa, Finlândia, França, Índia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Polônia, Reino Unido, República Checa, Romênia, Suécia, Ucrânia e Uruguai.

4 TRATADO DA ANTÁRTICA Assinado em 1959 / ( 12 PAÍSES) Liberdade de pesquisa científica. Cooperação internacional. Proibição de atividade militar, reivindicações territoriais, explosões nucleares. Deposição de resíduos radioativos. Preservação do ecossistema antártico. Possibilidade países consultivos. Brasil adere em Muitos países mantêm aspirações territoriais a serem questionadas no futuro.

5 ANTÁRTICA A Antártica foi designada como reserva natural, consagrada à paz e à ciência. O protocolo de Madri, aditado ao Protocolo ao Tratado da Antártica, dispõe sobre a proteção ao meio ambiente da Antártica. Assegurado que a Antártica seja para sempre exclusivamente utilizada para fins pacíficos e não se converta em cenário ou em objeto de discórdia internacional.

6 ANTÁRTICA Correntes Territorialistas. Correntes Não Territorialistas. Nova corrente: coordenação da ONU. Internacionalização da área.

7 PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO – PROANTAR Criado em 1982 desenvolveu mais de 27 Operações Antártica OPERANTAR ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ

8 EACF

9

10 ECAF

11

12

13

14

15

16 PROANTAR EACF POSSUI 63 CONTAINERS ENTRE ALOJAMENTOS, LABORATÓRIOS, MÓDULOS DE PESQUISA, CIÊNCIAS, AQUÁRIOS, ESPORTES... A EACAF POSUI GRUPO BASE DE 10 PESSOAS QUE PERMANECEM O ANO TODO. GRUPO DE PESQUISA : VERÃO 72 PESQUISADORES E NO INVERNO 06 PESQUISADORES. NAVIOS OCEANOGRÁFICOS : BARÃO DE TEFFÉ- ARY RONGEL E ALMIRANTE MAXIMINIANO.

17 NAVIOS DE APOIO

18 BRASIL – BLOCOS ECONÔMICOS A formação de blocos econômicos representa na atualidade a globalização e a internacionalização da economia. Tipos: Zona de Livre Comercio – TC União Aduaneira - TEC Mercado Comum – M.O. e Capital União Econômica e Monetária

19 Blocos - Brasil Brics (2001) : Países que se destacam no cenário mundial atual em virtude do rápido crescimento de suas economias: Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (1996): aprofundar as relações entre os países-membros, que possuem laços históricos, étnicos e culturais comuns. G-20 (1990) : reúne países industrializados e emergentes para discussão de assuntos-chaves relativos à estabilidade econômica global. G-15 (1989) : posições unificadas e compatíveis com a perspectiva do mundo em desenvolvimento, frente a temas da agenda econômica internacional.

20 OEA Criado em 1948 – 35 nações independentes Princípios : democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento.

21 MERCOSUL

22 O Brasil sempre participou de esforços, no sentido de integrar os países da América do Sul e América Latina – ALALC 1969 – Tratado da Bacia do Prata 1978 – Tratado de Cooperação Amazônica 1980 – ALADI – Tratado de Montevidéu 1991 – MERCOSUL - Tratado de Assunção

23 MERCOSUL Objetivo de ter maior poder econômico nas relações internacionais Chile e Bolívia – associados Mais de 90% dos produtos comercializados sem taxas Integração com o Pacto Andino e União Européia Associados: Chile, Bolívia, Peru,Colômbia


Carregar ppt "ANTÁRTICA. A Antártica uma das últimas grandes fronteiras. 14 milhões km2 É a mais fria e a mais remota, mais desconhecida e o mais preservada de todos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google