A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema 3 Livro páginas 48 a 55 Material de estudo 2º período.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema 3 Livro páginas 48 a 55 Material de estudo 2º período."— Transcrição da apresentação:

1 Tema 3 Livro páginas 48 a 55 Material de estudo 2º período

2 Interligação Interdependência Alterações no Capitalismo (expansão) Blocos Econômicos

3 1a Fase: Séculos XV e XVI. Grandes navegações, rotas comerciais, rede de comunicação, avanços tecnológicos na navegação. 2a Fase: Revolução Industrial, século XVIII. Advento da indústria, urbanização, aumento da produção.

4 3a fase: Fase atual, empresas multinacionais, produtos extremamente modernos e tecnologicamente avançados.

5

6

7 MULTINACIONAIS FMI Países subdesenvolvidos dependentes de um organismo supranacional (endividamento externo).

8

9 Globalização: processo de integração dos países. Liberalização econômica. Revolução nos transportes. Revolução nas telecomunicações. Popularização da Internet. Homogeneização cultural. Processo contraditório economicamente.

10 CONSEQUÊNCIA PREOCUPANTE: DESEMPREGO

11 INTERNET: Ferramenta da globalização

12 Internet: Teve início em 1950 na Guerra Fria entre EUA e União Soviética, com a Globalização tornou-se acessível ao mundo inteiro.

13 Em 1990, a Rússia comunista se rendeu aos encantos do gigante capitalista McDonalds. A rede de fast-food instalou então a sua primeira loja e a curiosidade e fanatismo das pessoas para experimentar um tão bem falado Big Mac era tão grande, que para conseguir comer um lanche às 13h, era preciso chegar às 2h da matina na fila. Uma fila tão monstruosa quanto maior que a de fãs num show de um ídolo pop.

14 Inauguração de uma loja McDonalds em Moscou, 1990

15 BLOCOS ECONÔMICOS

16 Classificação: Zona de livre comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; União Econômica e Monetária. Definição: associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.

17

18 UNIÃO EUROPÉIA: Em 1951 Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda criam a CECA; Em 1957 os mesmos países criam a CEE; Em 1991, tratado de Maastricht, (Tratado da UE), entra em vigor em 1993;

19 Livre circulação de bens, serviços e capital; União Política e União Monetária e Econômica; 27 países (leste europeu); Moeda única: euro; Não-membros: Noruega e Suíça.

20 A União Européia é uma parceria econômica e política entre 27 países de todas as partes do continente. Alemanha ; - Áustria; - Bélgica; - Bulgária; - Chipre; - Dinamarca; - Eslováquia; - Eslovênia; - Espanha; - Estônia; - Finlândia; - França; - Grécia; - Hungria; - Irlanda; - Itália; - Letônia; - Lituânia; - Luxemburgo; - Malta; - Países Baixos; - Polônia; - Portugal; - Reino Unido; - República Checa; - Romênia; - Suécia;

21 UNIÃO EUROPÉIA

22 Em verde, estão os países que devem adotar o Euro num futuro ainda incerto. Em marrom (Reino Unido), está um país que optou por não usar o Euro, mantendo a Libra. Em vermelho, a Dinamarca, que está fazendo um plebiscito para ver se adota o euro. Os dois roxos (Kosovo e Montenegro) usam o Euro como moeda extra-oficialmente. A implantação do euro em 2002 substituiu várias moedas nacionais.euro

23 Turquia e EU A sua adesão à União Européia significaria que a UE passaria a ter fronteira terrestre com estados instáveis e problemáticos como a Síria, o Iraque, o Irão, a Armênia e a Geórgia. Como se isto não bastasse, a UE faria a importação para o seu território de um problema chamado Curdistão, e do terrorismo que lhe está associado.

24 NAFTA (acordo de livre comércio da América do Norte) (North American Free Trade Agreement): EUA, Canadá e México; Enfrentar a concorrência da UE; Em vigor desde 1994; Prazo de quinze anos para total eliminação de barreiras alfandegárias entre os 3 países.

25 Países que compõe o NAFTA A Bandeira do NAFTA

26 MERCOSUL : Criado em 1991, pelo tratado de Assunção; O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.

27 MERCOSUL : Membros: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. Associados: Bolívia, Chile, Equador, Peru e Colômbia. Observador: México

28 Início: década de 1960 como estabelecimento da ALALC – Área Latino- Americana de Livre Comércio. Década de 1980: Associação Latino- Americana de Integração – ALADI. 1985: Acordo bilateral entre Argentina e Brasil (Tratado de Iguaçu). 1995: União Aduaneira. Todos os signatários poderiam cobrar as mesmas alíquotas nas importações de outros países (TEC).

29

30

31 APEC (Asia-Pacific Economic Community) – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico Área de cooperação econômica da Ásia e do Pacífico; Bloco asiático, Austrália, Nova Zelândia, EUA, Canadá, México e Chile; Integração econômica em 25 anos, a partir de 1994; Conferência de Seattle – 1993.

32 Países-membros da APEC São 22 membros: Austrália; Brunei; Canadá; Chile; China; Hong Kong; Indonésia; Japão; Coréia do Sul; Malásia; México; Nova Zelândia; Papua Nova Guiné; Peru; Filipinas; Rússia; Cingapura; China Taipei (Formosa ou Taiwan); Tailândia; Estados Unidos; Vietnã.

33 ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é uma organização regional de estados do sudeste asiático que foi constituída em 8 de agosto de Os principais objetivos da ASEAN são acelerar o crescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidade regionais. A ASEAN estabeleceu um fórum conjunto com o Japão, e um acordo de cooperação com a união Européia). A sede e secretariado permanente encontram-se em Jakarta. Membros: Mianmar, Camboja, Laos, Vietnã, Tailândia, Filipinas, Malásia, Brunei, Cingapura e Indonésia.

34 Países-membros da ASEAN

35 ALCA (Área de livre comércio das Américas) A ALCA seria composta por 34 países, na prática os mesmos que integram a Organização dos Estados Americanos, exceto Cuba. Sua população ficaria aproximadamente 800 milhões de habitantes e com o PIB superior a US$ 13 trilhões. Abertura dos países do continente aos produtos dos EUA; Ameaça ao Mercosul; Brasil contrário à implantação;

36

37 Plebiscito Nacional sobre a ALCA, realizado de 1 a 07 de setembro de 2002

38 Área de Livre Comércio das Américas

39 TIGRES ASIÁTICOS A expressão Tigres asiáticos refere-se às economias de Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sul, Malásia, Filipinas, Indonésia, Vietnã e Taiwan (Formosa); esses territórios e países apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e Investimentos em educação e melhoria do sistema universitário. Abundância de mão-de-obra barata. Reforma agrária;

40 O Termo Tigres Asiáticos, é usado para designar quatro países e territórios da Ásia: Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong. Estes países e territórios apresentam em comum o fato de terem obtido um rápido crescimento econômico e desenvolvimento industrial e tecnológico entre as décadas de 1970 e O termo "tigre" está relacionado com a forma agressiva e rápida que atuaram na economia.

41 Fatores de Desenvolvimento: Investimento de capital externo (EUA e Japão – luta contra o socialismo). Exploração da força de trabalho, relativamente barata. Distribuição mais equilibrada de renda. Estados centralizadores e ditatoriais. Economias voltadas para o mercado externo. Ética confucionista (equilíbrio social, hierarquia, disciplina, consciência de grupo, nacionalismo – empresa vista como uma grande família).

42 Área de Influência dos Principais Blocos Econômicos


Carregar ppt "Tema 3 Livro páginas 48 a 55 Material de estudo 2º período."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google