A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ecologia e Conservação da Natureza Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ecologia e Conservação da Natureza Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ecologia e Conservação da Natureza Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva

2 98-99% dos organismos são constituído por: -Carbono (C) -Hidrogênio (H -Nitrogênio (N) -Oxigênio (O) -Sódio (Na) -Potássio (K) -Magnésio (Mg) -Cloro (Cl) -Cálcio (Ca) -Fósforo (P) -Enxofre (S) 1-2% restante:

3 Nutrientes = elementos essenciais aos seres vivos

4 Todos esses elementos são absorvidos pelos organismos, voltam ao ambiente e se tornam novamente disponíveis para outros organismos. Absorção pelos organismos Retorno do elemento ao ambiente Elemento disponível para outro organismo Essa ciclagem dos elementos, envolvendo os organismos e o ambiente, ocorre através de CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Bio = organismos vivos e geo = Terra

5 CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Um ciclo biogeoquímico é o percurso realizado, no ambiente, por um determinado elemento químico que é essencial à vida. Desta forma, esses ciclos promovem a circulação de tais elementos na biosfera em caminhos característicos. ELEMENTO NO AMBIENTE ORGANISMO Movimento circular => Ciclagem de nutrientes

6 O ciclo de cada nutriente é dividido em 2 compartimentos ou estoques: -ESTOQUE RESERVATÓRIO = componente grande, de movimento lento e, em geral não biológico. -ESTOQUE LÁBIL OU DE CICLAGEM = uma porção menor, porém mais ativa, que faz as trocas rapidamente entre os organismos e seus ambientes. Exemplo: Ciclo do fósforo Rochas = Estoque Reservatório Solos = Estoque Lábil Intemperismo

7 Existem 2 tipos de ciclos biogeoquímicos: - GASOSOS: o reservatório está na atmosfera ou nos oceanos – Carbono, oxigênio e nitrogênio - SEDIMENTARES: o reservatório está na crosta terrestre – Fósforo, enxofre

8 Ciclos biogeoquímicos que serão vistos: 5 ciclos -CICLO DO NITROGÊNIO = Ciclo do tipo gasoso -CICLO DO FÓSFORO = Ciclo do tipo sedimentar -CICLO DO ENXOFRE = ilustra as conexões entre ar, água e crosta terrestre, o papel fundamental dos microrganismos e a intervenção humana no ciclo. -CICLO DO CARBONO -CICLO DA ÁGUA Elementos fundamentais

9 CICLO DO NITROGÊNIO A atmosfera é composta por, aproximadamente, 78% de nitrogênio = é o maior reservatório (gasoso), seguido pela matéria orgânica no solo e nos oceanos. É um dos ciclos mais complexos, pois envolve várias etapas e várias formas químicas do nitrogênio. Atmosfera = principal reservatório Organismos Microrganismos e agentes físicos (relâmpagos)

10 O nitrogênio é fundamental para a formação de proteínas e ácidos nucléicos (DNA e RNA). Uma vez que as proteínas e ácidos nucléicos são fundamentais para todos os organismos, a absorção de nitrogênio pelos organismos vivos é fundamental para assegurar sua sobrevivência. É o elemento que mais limita o crescimento vegetal. Bases nitrogenadas do DNA e RNA

11 O ciclo do nitrogênio é composto por várias etapas: - Fixação - Nitrificação - Assimilação - Desnitrificação

12 Etapas – Fixação Como os organismos (plantas e animais) não são capazes de absorver o nitrogênio diretamente da atmosfera (N 2 ), o aproveitamento do N 2 só é possível através da fixação biológica, onde o nitrogênio é transformado em amônia (NH 3 ). Somente alguns microrganismos terrestres (bactérias - Azobacter, cianobactérias e fungos) podem fixar o N 2 e as bactérias (Rhizobium) que vivem nas raízes de angiospermas (feijão, soja, ervilha, amendoim e vagem) fazem uma simbiose transmitindo o nitrogênio para a cadeia alimentar.

13

14 Além da fixação biológica, pode ocorrer também a fixação atmosférica, que ocorre através dos raios e relâmpagos, cuja elevada energia separa as moléculas de nitrogênio e permite que os seus átomos se liguem com moléculas de oxigênio existentes no ar formando monóxido de nitrogênio (NO). Este é posteriormente dissolvido na água da chuva e depositado no solo. N 2 Atmosfera N-N Relâmpagos Reage com o oxigênio da atmosfera NO Se dissolve na água da chuva e é depositado no solo

15 Após a fixação, determinadas bactérias realizam a nitrificação - transformação de NH 3 (amônia) em nitritos (NO 2 ) (nitrosação - Nitrosomonas) e nitritos em nitrato (NO 3 )(nitratação - Nitrobacter). Etapa – Nitrificação

16 Etapa – Assimilação O nitrato formado pelo processo de nitrificação é absorvido pelas plantas para produzir proteínas e ácidos nucléicos. Através da mineralização (ou decomposição) a matéria orgânica morta é transformada no íon de amônio (NH 4 + ) e amônia (NH 3 ) por intermédio de bactérias e alguns fungos.

17 Etapa – Desnitrificação Para que o nitrogênio retorne ao ambiente são necessários os processos de decomposição e de desnitrificação. As bactérias (Pseudomonas) e fungos presentes no solo decompõem aminoácidos e ácidos nucléicos de organismos mortos transformando-os em amônia. As bactérias desnitrificantes liberam o nitrogênio da amônia, dos nitritos e dos nitratos, devolvendo-o para a atmosfera.

18 Benefícios da parceria entre bactérias e leguminosas A parceria entre plantas superiores e microrganismos é benéfica para ambos. A planta age como hospedeiro e fornece uma residência segura (os nódulos das raízes ou a uma cavidade na folha) e protege os microrganismos do excesso de oxigênio (que inibe a fixação de N 2 ) e os supre com energia de alta qualidade. Em troca, a planta obtém o suprimento de nitrogênio fixado disponível para ser assimilado.

19 O ciclo do nitrogênio em lagos Água evaporada Resíduos orgânicos

20 CICLO DO FÓSFORO O fósforo também é um nutriente importante para todos seres vivos. Faz parte, por exemplo, do DNA e RNA e das moléculas energéticas, o ATP. Em certos aspectos, o ciclo do fósforo é mais simples do que os ciclos do carbono e do nitrogênio, pois ocorre em menor número de formas químicas. Outra razão para a simplicidade do ciclo do fósforo é a existência de apenas um composto de fósforo realmente importante para os seres vivos: o íon fosfato (PO 4 ).

21 O grande estoque de fósforo não é o ar, mas os depósitos minerais de apatita formados em épocas geológicas passadas. Mina de fosfato (apatita)

22 As plantas obtêm fósforo do ambiente absorvendo os fosfatos dissolvidos na água e no solo. Os animais obtêm fosfato na água e nos alimentos. Esse fosfato teve origem pela decomposição das rochas. A decomposição da matéria orgânica devolve o fósforo ao solo e à água.

23

24 Parte do fosfato é arrastado pelas chuvas para os lagos e mares, onde passa por processos de sedimentação e se incorpora às rochas. Nesse caso, o fósforo só retornará aos ecossistemas bem mais tarde, com a elevação do leito no mar ou o rebaixamento do nível das águas. Na superfície, essas rochas serão decompostas e transformadas em solo e o fosfato estará disponível.

25 Assim, existem dois ciclos do fósforo que acontecem em escalas de tempo diferentes. Uma parte do elemento é reciclada localmente entre o solo, as plantas, consumidores e decompositores, em uma escala de tempo relativamente curta, que podemos chamar ciclo de tempo ecológico. Outra parte do fósforo sedimenta-se e é incorporada às rochas; seu ciclo envolve uma escala de tempo muito mais longa envolvendo os aspectos abióticos do ambiente, que pode ser chamada ciclo de tempo geológico.

26

27 CICLO DO CARBONO O carbono (C) é o quarto elemento mais abundante no Universo, depois do hidrogênio, hélio e oxigênio, e é fundamental para a vida. Existem basicamente duas formas de carbono, uma orgânica, presente nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e outra inorgânica, presente nas rochas. No planeta Terra o carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo. Este ciclo pode ser dividido em dois tipos: o ciclo lento ou geológico, e o ciclo rápido ou biológico.

28 CICLO GEOLÓGICO DO CARBONO Mais de 99% do carbono terrestre está contido na litosfera, sendo a maioria carbono inorgânico, armazenado em rochas sedimentares como as rochas calcárias. O carbono orgânico contido na litosfera está armazenado em depósitos de combustíveis fósseis.

29 CICLO GEOLÓGICO DO CARBONO – AS INCERTEZAS DA INFLUÊNCIA ANTRÓPICA

30 A fotossíntese e a respiração são os dois processos opostos que governam o ciclo global do carbono. Nesse ciclo existem 3 estoque de carbono: o terrestre, a atmosfera e os oceanos. CICLO BIOLÓGICO DO CARBONO Fotossíntese = absorve CO 2 Respiração = libera CO 2

31

32 CICLO DO ENXOFRE O enxofre é importante para a formação das proteínas. Três processos biogeoquímicos naturais liberam enxofre para a atmosfera: formação de borrifos do mar, respiração anaeróbica por bactérias redutoras de sulfato e atividade vulcânica. O enxofre apresenta um ciclo com dois reservatórios: um maior, nos sedimentos da crosta terrestre e outro, menor, na atmosfera.

33 Nos sedimentos, o enxofre permanece armazenado na forma de sulfato, que fica dissolvido na água do solo e assume a forma iônica de sulfato (SO 4 -- ), sendo assim, facilmente absorvido pelas raízes dos vegetais. Na atmosfera, o enxofre existe combinado com o oxigênio formando o SO 2 (dióxido de enxofre – cerca de 75%). Outra parcela está na forma de anidrido sulfídrico (SO 3 ). O gás sulfídrico (H 2 S) - característico pelo seu cheiro de ovo podre – tem vida curta na atmosfera, apenas de algumas horas, sendo logo transformado em SO 2.

34 Esses óxidos de enxofre (SO 2 e SO 3 ) incorporam-se ao solo com as chuvas, sendo então transformado em íons de sulfato (SO 4 -- ). O único retorno natural do enxofre para a atmosfera é através da ação de decompositores que produzem o gás sulfídrico.

35 CICLO DO ENXOFRE

36 CICLO DA ÁGUA Os oceanos constituem a principal fonte de água. A radiação provoca a evaporação da água para a atmosfera. Os ventos distribuem esse vapor de água sobre a superfície da Terra e a precipitação a traz de volta para a Terra, onde fica armazenada temporariamente nos solos, lagos e aqüíferos.

37


Carregar ppt "CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ecologia e Conservação da Natureza Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google