A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclos Biogeoquímicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclos Biogeoquímicos"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclos Biogeoquímicos

2 Ciclo Biogeoquímico: é a permuta cíclica de elementos químicos que ocorre entre os seres vivos e o ambiente. Tais ciclos envolvem etapas biológicas, físicas e químicas, alternadamente, daí a denominação usada. 

3 Os principais ciclos biogeoquímicos são:

4 Ciclo do nitrogênio: Cerca de 78% do ar atmosférico é de nitrogênio, na forma molecular(N2-gás). O nitrogênio está presente nos aminoácidos das proteínas, nas bases nitrogenadas dos ácidos nucléicos. No ciclo do nitrogênio participam bactérias, algas azuis(cianofíceas) e fungos.

5 a) bactérias e algas azuis fixadoras- transformam o nitrogênio(N2) em amônia(NH3). As bactérias fixadoras(do gênero Rhizobium) vivem nos nódulos das raízes das leguminosas(feijão, soja, ervilha, amendoim,alfafa,etc), constituindo uma relação simbiôntica do tipo mutualismo.

6 b) bactérias decompositoras- transformam os resíduos nitrogenados orgânicos em amônia.
c) batérias nitrificantes- transformam a amônia em nitritos e posteriormente em nitratos.

7 d) bactérias desnitrificantes- transformam amônia e nitratos em nitrogênio molecular, devolvendo-o à atmosfera.

8 O nitrogênio sai dos animais quando morrem e são decompostos e através da excreção(peixes ósseos excretam amônia , peixes cartilaginosos e mamíferos excretam uréia , aves e répteis excretam ácido úrico).

9 Ciclo da água: O nosso planeta é constituído de 3/4 de água, sendo 97% de água salgada e 3% de água doce. .

10

11 As águas de superfícies
evaporam, o vapor de água se condensa nas camadas da atmosfera, formam-se as nuvens e ocorrem as precipitações

12 Nos vegetais, a água serve como elemento de sustentação para as plantas, além de ser um dos componentes da fotossíntese.

13

14 Os vegetais perdem água através da transpiração(eliminação de vapor de água) e por gutação ou sudação(eliminação de água líquida).

15 Os animais obtém água alimentando-se e bebendo-a. Perdem diariamente, através da urina, fezes, suor e transpiração.

16

17 a água está intimamente ligada à vida na Terra e é o mais importante componente do corpo dos seres vivos.      Na natureza, observa-se, diariamente,  uma grande evaporação da água a partir dos oceanos, lagos, rios, seres vivos etc.

18 O vapor d'água eleva-se na atmosfera e, em contato com os ventos frios das grandes alturas, condensa-se em gotinhas, formando as nuvens e neblinas.

19      Quando a temperatura baixa, ou quando as nuvens se tornam muito espessas, ocorre a chuva. Se o frio for intenso, as nuvens caem em forma de flocos de minúsculas gotas geladas, constituindo a neve. Por ocasião de tempestades, as gotas podem transformar-se em blocos arredondados de gelo, formando o granizo ou chuva de pedra.

20

21 Ciclo do carbono

22 no ciclo do dióxido de carbono o pool atmosférico é muito pequeno, comparado com o de carbono dos oceanos e de outros depósitos da crosta terrestre. Acredita-se que até o início da idade industrial os fluxos entre atmosfera, continentes e oceanos estavam equilibrados. Durante este último século, porém, o conteúdo de CO2 tem se elevado por causa de novas entradas antrópicas, conforma mostram as linhas pontilhadas da figura. A queima de combustíveis fósseis é, ao que parece, a principal fonte de novas entradas, mas a agricultura e o desmatamento também contribuem.

23

24 Aproveitamento pelo vegetal: Na forma de CO2 que entra pêlos estômatos (folha). Pela fotossíntese forma inicialmente carboidratos; posteriormente lipídeos e proteínas.

25 Saída de carbono do vegetal: CO2 da respiração; CO2 da fermentação; quando é comido; quando morre (decomposição).

26 Aproveita-mento do carbono pelo animal: Quando come diretamente o vegetal. Entra na forma de carbono orgânico.

27 Saída de carbono do reino animal: CO2 respiração; quando é comido; quando morre (decomposição). No ciclo do dióxido de carbono o pool atmosférico é muito pequeno, comparado com o de carbono dos oceanos e de outros depósitos da crosta terrestre. Acredita-se que até o início da idade industrial os fluxos entre atmosfera, continentes e oceanos estavam equilibrados.

28 Durante este último século, porém, o conteúdo de CO2 tem se elevado por causa de novas entradas antrópicas, conforma mostram as linhas pontilhadas da figura. A queima de combustíveis fósseis é, ao que parece, a principal fonte de novas entradas, mas a agricultura e o desmatamento também contribuem.

29 Ciclo do oxigênio

30 O oxigênio livre, molecular, necessário à vida aeróbia, existe na atmosfera na proporção de 21%. Acredita-se que esse gás apareceu na atmosfera após o surgimento dos primeiros seres vivos, que teriam sido anaeróbios. O principal mecanismo de produção deste é a fotossíntese, na qual ele é liberado a partir da fotólise da água.

31

32 Aproveitamento pêlos vegetais: Pelas folhas (estômatos) na forma de O2
Aproveitamento pêlos vegetais: Pelas folhas (estômatos) na forma de O2. Saída de oxigênio nos vegetais: Através da fotossíntese.

33 Aproveitamento de oxigênio pelos animais: Fixação direta de O2 da atmosfera pela respiração. O oxigênio é devolvido combinado com o carbono na forma de C.

34 Ciclo do fósforo

35 O ciclo do fósforo parece ser algo mais simples que o ciclo do nitrogênio, porque o fósforo ocorre em poucas formas químicas. o fósforo, um importante componente do protoplasma.

36 O grande reservatório de fósforo não é o ar, mas as rochas e outros depósitos formados em idades geológicas passadas.

37 Os mecanismos de devolução do fósforo ao ciclo podem não compensar as perdas. As aves marinhas aparentemente desempenham um papel importante na devolução do fósforo para o ciclo, como por exemplo, grandes depósitos de guano na costa do Peru.

38


Carregar ppt "Ciclos Biogeoquímicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google