A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORQUE ESCOLHEMOS ESTE TEMA? Desde sempre, o Homem não lida da melhor maneira com raças que não sejam a sua, sendo por vezes violento. Não respeita, portanto,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORQUE ESCOLHEMOS ESTE TEMA? Desde sempre, o Homem não lida da melhor maneira com raças que não sejam a sua, sendo por vezes violento. Não respeita, portanto,"— Transcrição da apresentação:

1

2 PORQUE ESCOLHEMOS ESTE TEMA? Desde sempre, o Homem não lida da melhor maneira com raças que não sejam a sua, sendo por vezes violento. Não respeita, portanto, os Direitos Humanos. O nosso objectivo é contribuir para a inversão desta realidade.

3 RACISMO – o que é? Racismo é uma crença segundo a qual as capacidades humanas são determinadas pela raça ou grupo étnico, muitas vezes expressa na forma de uma afirmação de superioridade de uma raça ou grupo sobre outros.

4 XENOFOBIA – o que é? Xenofobia é um preconceito injustificado relativo a estrangeiros, reflectindo-se, na prática, na discriminação dos mesmos.

5 O ETNOCENTRISMO COMO POSSÍVEL CAUSA DO RACISMO E XENOFOBIA Quando o Homem se recusa a aceitar as diferenças entre as sociedades, adopta uma postura etnocentrista pois super valoriza o seu padrão comportamental. Este facto pode manifestar-se em atitudes racistas e xenófobas.

6 DIREITOS HUMANOS A humanidade acordou que determinados direitos relacionados com a dignidade humana são universais - Direito Natural. Por isso, ao julgarmos alguém, devemos ter em conta que todos merecemos ser respeitados na qualidade de seres humanos. Desse ponto de vista, temos todos os mesmos direitos!

7

8 GENOCÍDIO-UMA REALIDADE A perseguição de Judeus começou antes do início da Segunda Guerra Mundial. Foram então construídos campos que se destinavam exclusivamente ao extermínio de Judeus, sendo enviados para os mesmos cerca de 6 milhões de Judeus.

9

10 APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL Palavra africana que significa separação e qualifica vulgarmente a política racial seguida na África do Sul, desde 1950. Essa política visava a salvaguarda da integridade das características culturais do sul-africano branco, através do desenvolvimento separado das raças.

11

12 ESCRAVATURA Trata-se da redução de pessoas humanas à condição escrava. Os escravos eram vendidos ou trocados como se fossem coisas, sendo postos à disposição dos seus donos para desempenharem trabalhos pesados. Estes eram chicoteados brutalmente se revelassem incompetência.

13 Antes e durante a Segunda Guerra Mundial,houve diversas manifestações racistas e xenófobas por parte dos partidos políticos de alguns países como a Alemanha, a Itália e a União Soviética. As biografias são bastante esclarecedoras.

14

15 Adolf Hitler Líder político alemão nascido a 20 de Abril de 1889, na cidade austríaca de Braunnau, filho de Alois Hitler e Klara Pölzl. Responsável por um dos maiores genocídios da História, desencadeador da 2.ª Guerra Mundial (1939-1945) e mandante do extermínio de cerca de 6 milhões de judeus.

16

17 Estaline Revolucionário e estadista soviético, com origens no proletariado. Nasceu em 1879, em Góri, Geórgia. Estaline foi o responsável pela morte de cerca de 20 milhões de soviéticos, já que os seus ideais impuseram ao Estado um carácter totalitário, ao cultivar o culto da personalidade.

18

19 Benito Mussolini Benito Amilcare Andrea Mussolini nasceu em Dovia di Predappio, na província de Forli, em 29 de Julho de 1883, filho de um ferreiro. O regime por implantado compreendia, a existência de uma polícia política cujo objectivo era perseguir e reprimir a oposição com actos de violência.Foi responsável pela morte de milhares de italianos.

20 Apesar da violência e das sucessivas agressões aos Direitos Humanos ao longo da história da Humanidade, destacam-se as seguintes personalidades que combateram estes ideais.

21

22 MARTIN LUTHER KING Martin Luther King foi um pastor evangélico e activista político estado-unidense. Nasceu em Atlanta a 15 de janeiro de 1929, tendo defendido sempre os Direitos Humanos até à sua morte em Memphis, no dia 4 de Abril de 1968.

23

24 PAPA JOÃO PAULO II Papa nascido a 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polónia. A sua fluência em várias línguas permitiu-lhe ser embaixador da Igreja por todo o mundo. Apelou ao respeito pelos Direitos Humanos por todo o mundo, lutando contra qualquer manifestação racista e/ou xenófoba.

25

26 OSKAR SCHINDLER Nasceu a 28 de Abril de 1908, tendo falecido a 9 de Outubro de 1974. Durante a Segunda Guerra Mundial, o empresário alemão Oskar Schindler foi um dos homens que mais combateu os ideais hitlerianos, arriscando a sua vida para salvar mil e duzentos judeus.

27 TRABALHO ESCRAVO NOS DIAS DE HOJE O trabalho escravo continua a existir e as estatísticas indicam que tem vindo a aumentar de ano para ano. Destas, distribuem-se 1,3 milhões pela América Latina e Caraíbas, 260 mil pelo Médio Oriente e Norte de África, 660 mil pela África Subsariana e, por fim, 9,5 milhões pela Ásia.

28 RACISMO E XENOFOBIA NAS CLAQUES- NEONAZISMO E NEOFASCISMO As manifestações de violência nos estádios de futebol têm vindo a intensificar-se sob a forma de racismo e xenofobia. Tal como tem vindo a acontecer por toda a Europa, Portugal não escapa ao fenómeno da propaganda neonazi nos estádios de futebol.

29 CÂNTICOS RACISTAS NO BOAVISTA- SPORTING. 04-04-2002 Durante o jogo que se realizou no Bessa entre o Boavista e o Sporting, foram ouvidos por diversas vezes cânticos racistas vindos do sector da Juventude Leonina, as expressões "macacos voltem para a selva" e os típicos sons dessa mesma selva foram quase uma constante em situações em que jogadores negros do Boavista tocavam na bola. Infelizmente esta situação tem-se vindo a repetir/agravar ao longo da época por parte da Juve Leo, onde os elementos de extrema direita, parecem ter carta branca para actuar.

30 JUVE LEO... MAIS UMA FIGURA TRISTE 22-02- 2003 No jogo contra o Braga em casa a Juve Leo resolveu atacar o Deco (jogador do FC Porto), com uma frase discriminatória e que é usada frequentemente por organizações de extrema direita, "PORTUGAL AOS PORTUGUESES", agora que lhes é proibido exibirem bandeiras com simbologia fascista resolveram optar por outros meios aos quais nem todos estão aptos a perceber o que por ali se passa, mas mesmo assim podemos ver as influências que a Juve Leo cada vez mais tem.

31 Estádio da Luz, jogava-se o Benfica – Porto. A exibição de uma bandeira nazi no seio dos Super Dragões na já longe época de 1991/1992.

32 Final da taça entre o Sporting e o Porto no Jamor, elementos da Juve Leo de extrema-direita agridem e correm com algumas crianças africanas que se encontravam na bancada.

33 Membro do Grupo 1143, a fazer a saudação nazi mesmo em frente a um agente do corpo de intervenção, que nada faz, durante o jogo Boavista – Sporting na época de 2001/2002.

34 Apesar da violência no futebol motivada pela diferença de raças, certas marcas de desporto procuram promover a sensibilização dos adeptos relativamente a questões como o racismo e a xenofobia. O anúncio das pulseiras Stand Up Speak Up da Nike é um exemplo.

35 Adoro futebolAdoro a competiçãoAdoroo som da bolaa bater na redeO som dos adeptosGritando com euforiamascontinuamos a ser discriminadospela cor da nossa pele.Precisamos do vosso apoiopara derrotar os racistasOnde quer que os ouçasDIZ NÃO!!!!

36 Trabalho realizado por: Carla Gonçalves nº 9 Inês Ramos nº 13 Zara Nunes nº 16 Marco Carneiro nº 18 Roberto Miranda nº 25

37


Carregar ppt "PORQUE ESCOLHEMOS ESTE TEMA? Desde sempre, o Homem não lida da melhor maneira com raças que não sejam a sua, sendo por vezes violento. Não respeita, portanto,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google