A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORQUE ESCOLHEMOS ESTE TEMA? Desde sempre, o Homem não lida da melhor maneira com raças que não sejam a sua, sendo por vezes violento. Não respeita, portanto,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORQUE ESCOLHEMOS ESTE TEMA? Desde sempre, o Homem não lida da melhor maneira com raças que não sejam a sua, sendo por vezes violento. Não respeita, portanto,"— Transcrição da apresentação:

1

2 PORQUE ESCOLHEMOS ESTE TEMA? Desde sempre, o Homem não lida da melhor maneira com raças que não sejam a sua, sendo por vezes violento. Não respeita, portanto, os Direitos Humanos. O nosso objectivo é contribuir para a inversão desta realidade.

3 RACISMO – o que é? Racismo é uma crença segundo a qual as capacidades humanas são determinadas pela raça ou grupo étnico, muitas vezes expressa na forma de uma afirmação de superioridade de uma raça ou grupo sobre outros.

4 XENOFOBIA – o que é? Xenofobia é um preconceito injustificado relativo a estrangeiros, reflectindo-se, na prática, na discriminação dos mesmos.

5 O ETNOCENTRISMO COMO POSSÍVEL CAUSA DO RACISMO E XENOFOBIA Quando o Homem se recusa a aceitar as diferenças entre as sociedades, adopta uma postura etnocentrista pois super valoriza o seu padrão comportamental. Este facto pode manifestar-se em atitudes racistas e xenófobas.

6 DIREITOS HUMANOS A humanidade acordou que determinados direitos relacionados com a dignidade humana são universais - Direito Natural. Por isso, ao julgarmos alguém, devemos ter em conta que todos merecemos ser respeitados na qualidade de seres humanos. Desse ponto de vista, temos todos os mesmos direitos!

7

8 GENOCÍDIO-UMA REALIDADE A perseguição de Judeus começou antes do início da Segunda Guerra Mundial. Foram então construídos campos que se destinavam exclusivamente ao extermínio de Judeus, sendo enviados para os mesmos cerca de 6 milhões de Judeus.

9

10 APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL Palavra africana que significa separação e qualifica vulgarmente a política racial seguida na África do Sul, desde Essa política visava a salvaguarda da integridade das características culturais do sul-africano branco, através do desenvolvimento separado das raças.

11

12 ESCRAVATURA Trata-se da redução de pessoas humanas à condição escrava. Os escravos eram vendidos ou trocados como se fossem coisas, sendo postos à disposição dos seus donos para desempenharem trabalhos pesados. Estes eram chicoteados brutalmente se revelassem incompetência.

13 Antes e durante a Segunda Guerra Mundial,houve diversas manifestações racistas e xenófobas por parte dos partidos políticos de alguns países como a Alemanha, a Itália e a União Soviética. As biografias são bastante esclarecedoras.

14

15 Adolf Hitler Líder político alemão nascido a 20 de Abril de 1889, na cidade austríaca de Braunnau, filho de Alois Hitler e Klara Pölzl. Responsável por um dos maiores genocídios da História, desencadeador da 2.ª Guerra Mundial ( ) e mandante do extermínio de cerca de 6 milhões de judeus.

16

17 Estaline Revolucionário e estadista soviético, com origens no proletariado. Nasceu em 1879, em Góri, Geórgia. Estaline foi o responsável pela morte de cerca de 20 milhões de soviéticos, já que os seus ideais impuseram ao Estado um carácter totalitário, ao cultivar o culto da personalidade.

18

19 Benito Mussolini Benito Amilcare Andrea Mussolini nasceu em Dovia di Predappio, na província de Forli, em 29 de Julho de 1883, filho de um ferreiro. O regime por implantado compreendia, a existência de uma polícia política cujo objectivo era perseguir e reprimir a oposição com actos de violência.Foi responsável pela morte de milhares de italianos.

20 Apesar da violência e das sucessivas agressões aos Direitos Humanos ao longo da história da Humanidade, destacam-se as seguintes personalidades que combateram estes ideais.

21

22 MARTIN LUTHER KING Martin Luther King foi um pastor evangélico e activista político estado-unidense. Nasceu em Atlanta a 15 de janeiro de 1929, tendo defendido sempre os Direitos Humanos até à sua morte em Memphis, no dia 4 de Abril de 1968.

23

24 PAPA JOÃO PAULO II Papa nascido a 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polónia. A sua fluência em várias línguas permitiu-lhe ser embaixador da Igreja por todo o mundo. Apelou ao respeito pelos Direitos Humanos por todo o mundo, lutando contra qualquer manifestação racista e/ou xenófoba.

25

26 OSKAR SCHINDLER Nasceu a 28 de Abril de 1908, tendo falecido a 9 de Outubro de Durante a Segunda Guerra Mundial, o empresário alemão Oskar Schindler foi um dos homens que mais combateu os ideais hitlerianos, arriscando a sua vida para salvar mil e duzentos judeus.

27 TRABALHO ESCRAVO NOS DIAS DE HOJE O trabalho escravo continua a existir e as estatísticas indicam que tem vindo a aumentar de ano para ano. Destas, distribuem-se 1,3 milhões pela América Latina e Caraíbas, 260 mil pelo Médio Oriente e Norte de África, 660 mil pela África Subsariana e, por fim, 9,5 milhões pela Ásia.

28 RACISMO E XENOFOBIA NAS CLAQUES- NEONAZISMO E NEOFASCISMO As manifestações de violência nos estádios de futebol têm vindo a intensificar-se sob a forma de racismo e xenofobia. Tal como tem vindo a acontecer por toda a Europa, Portugal não escapa ao fenómeno da propaganda neonazi nos estádios de futebol.

29 CÂNTICOS RACISTAS NO BOAVISTA- SPORTING Durante o jogo que se realizou no Bessa entre o Boavista e o Sporting, foram ouvidos por diversas vezes cânticos racistas vindos do sector da Juventude Leonina, as expressões "macacos voltem para a selva" e os típicos sons dessa mesma selva foram quase uma constante em situações em que jogadores negros do Boavista tocavam na bola. Infelizmente esta situação tem-se vindo a repetir/agravar ao longo da época por parte da Juve Leo, onde os elementos de extrema direita, parecem ter carta branca para actuar.

30 JUVE LEO... MAIS UMA FIGURA TRISTE No jogo contra o Braga em casa a Juve Leo resolveu atacar o Deco (jogador do FC Porto), com uma frase discriminatória e que é usada frequentemente por organizações de extrema direita, "PORTUGAL AOS PORTUGUESES", agora que lhes é proibido exibirem bandeiras com simbologia fascista resolveram optar por outros meios aos quais nem todos estão aptos a perceber o que por ali se passa, mas mesmo assim podemos ver as influências que a Juve Leo cada vez mais tem.

31 Estádio da Luz, jogava-se o Benfica – Porto. A exibição de uma bandeira nazi no seio dos Super Dragões na já longe época de 1991/1992.

32 Final da taça entre o Sporting e o Porto no Jamor, elementos da Juve Leo de extrema-direita agridem e correm com algumas crianças africanas que se encontravam na bancada.

33 Membro do Grupo 1143, a fazer a saudação nazi mesmo em frente a um agente do corpo de intervenção, que nada faz, durante o jogo Boavista – Sporting na época de 2001/2002.

34 Apesar da violência no futebol motivada pela diferença de raças, certas marcas de desporto procuram promover a sensibilização dos adeptos relativamente a questões como o racismo e a xenofobia. O anúncio das pulseiras Stand Up Speak Up da Nike é um exemplo.

35 Adoro futebolAdoro a competiçãoAdoroo som da bolaa bater na redeO som dos adeptosGritando com euforiamascontinuamos a ser discriminadospela cor da nossa pele.Precisamos do vosso apoiopara derrotar os racistasOnde quer que os ouçasDIZ NÃO!!!!

36 Trabalho realizado por: Carla Gonçalves nº 9 Inês Ramos nº 13 Zara Nunes nº 16 Marco Carneiro nº 18 Roberto Miranda nº 25

37


Carregar ppt "PORQUE ESCOLHEMOS ESTE TEMA? Desde sempre, o Homem não lida da melhor maneira com raças que não sejam a sua, sendo por vezes violento. Não respeita, portanto,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google