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SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4
Eduardo Silvestri Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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POO – Introdução. A Orientação a Objetos veio conquistando seu espaço aos poucos, primeiramente com a implementação, onde a linguagem C++ fora lançada, (uma extensão orientada a objetos da linguagem C), em seguida vieram as técnicas orientadas a objetos para a elaboração de interfaces, o design, e por último, surgiu a necessidade da orientação a objetos na análise dos sistemas. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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OO – Introdução. Mas o que significa a expressão "orientado a objetos"? Essa expressão abriga o raciocínio de que um software orientado a objetos, é um software organizado como uma coleção de objetos nos quais estão armazenados tanto a estrutura quanto o comportamento dos dados. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Características da OO O objetivo da Orientação a Objetos é representar em software, objetos que se pressupõe existir no mundo real, utilizando para isso uma característica não conseguida nos modelos tradicionais: a incorporação de ‘ações’ e ‘dados’, por meio de um objeto. Além disso, a orientação a objetos está baseada na elaboração de partes independentes, que unidas formam um todo, se uma dessas "partes" for danificada, ela poderá facilmente ser reparada, sem causar dano para o "todo". Essas partes são objetos, e o todo é o sistema. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Características da OO Os objetos podem ser reutilizados para compor outros sistemas, e podem ter seus códigos recombinados, o que permite a criação de novos objetos, ambos facilitam e diminuem o trabalho na hora do desenvolvimento. Para que esses objetivos, sejam alcançados, é necessário a aplicação uniforme dos princípios que compõem esta metodologia, administrando assim sua complexidade. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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O que são Objetos Objetos são entidades que encapsulam informações de estado ou dados e têm um conjunto de operações associadas que manipulam estes dados. Um objeto pode ser real ou abstrato, possui um estado, o qual pode ser alterado ou obtido por um outro objeto da mesma classe, através do envio de mensagens, o que implica na execução de uma operação. E pode ser composto de outros objetos. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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O que são Objetos Cada objeto tem uma identidade, uma identificação única o que os distingue entre si, quando são de uma mesma categoria, a distinção entre objetos idênticos, é feita pela sua própria existência. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Dúvidas ? Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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PERGUNTAS O que Orientação a Objetos ? Quais as vantagens da utilização da OO ? O que é um Objeto ? De exemplo de 5 objetos ? O que o objeto encapsula ? Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Atributos Um objeto é caracterizado pelos atributos que tem. Um atributo representa um valor de dado guardado por um objeto. Os atributos podem ser fixos, quando assumem um único valor, ou variáveis, quando podem mudar de valor. Estes últimos são responsáveis pela mudança de estado de um objeto, então da mesma maneira que caracterizam objetos, os atributos representam o estado dos mesmos, de acordo com o valor que estiverem assumindo em um determinado tempo. A mudança de estado de um objeto acontece pela provocação de um estímulo externo, chamado de evento. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Operações e Métodos Uma operação é uma função atribuída a objetos, é um serviço que um objeto promove. Um método é uma implementação de uma operação para uma classe. Se uma função é atribuída a diversas classes, ela acompanhará a característica da classe em que estiver presente, tomará uma forma diferente para cada classe, cada forma dessas, será uma maneira, um método diferente de se executar uma mesma função. Esse processo de uma mesma operação ser aplicada a diferentes classes, e em cada uma delas tomar uma forma diferente, é denominado de polimorfismo. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Classificação Refere-se ao agrupamento de objetos com características descritivas (atributos) semelhantes, e com características funcionais (operações) semelhantes. Um objeto pertencente a uma classe, é dito como instância da classe, ou seja ele se enquadra nas características comportamentais ou descritivas definidas pela categoria a que pertence. Pode-se dizer que a instanciação é o processo contrario da classificação, se para classificar separamos objetos com características semelhantes originando assim uma classe, à instanciação, a partir de uma classe já existente, é criado um objeto com as características determinadas por esta classe existente. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Classificação O termo classe, apresenta-se como um identificador de um grupo de objetos, e o termo objeto é usado para identificar uma instância de uma classe. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Abstração De uma maneira geral, permite limitar um assunto a aspectos relevantes, de acordo com a perspectiva de um observador. Para uma visão voltada a orientação a objetos, trata-se de um mecanismo através do qual observa-se o domínio de um problema e foca-se nos objetos, ações e prioridades, que são relevantes para uma aplicação específica, ignorando todos os outros pontos que não são relevantes. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Dúvidas ? Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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PERGUNTAS O que são atributos ? O que são métodos ? O que é Polimorfismo ? O que é processo de Classificação ? O que é abstração em OO ? Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Encapsulamento Encapsular é uma forma de abstrair, ocultar detalhes de uma estrutura complexa, de forma a facilitar a análise de um problema. O encapsulamento promove a interdependência entre módulos, e esconde do usuário a estruturação complexa, por trás da interface gráfica de um software. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Hierarquização Tomando uma classe como base, hierarquizar, é derivar esta classe em classes menores (herança simples), onde estas últimas herdaram características (atributos e métodos) da "classe mãe", e lhe é permitido "adicionar novas operações, estender a representação de dados ou redefinir a implementação de operações já existentes." Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Hierarquização Como classes derivadas herdam características da sua classe mãe, todas terão funcionalidades comuns, porém se especializaram com a obtenção de uma funcionalidade adicional. Uma classe pode também ser originada baseada em duas ou mais classes mães, herdando características de todas elas, quando assim, chama- se de herança composta (multipla). Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

20 Generalização/ Especialização
Generalização refere-se a um processo que permite abstrair a partir de um conjunto de classes, uma classe mais geral contendo todas as características comuns. Ao contrario de generalizar, especializar é o processo pelo qual especializa uma classe em um número de subclasses, de maneira que explicita as diferenças entre as novas subclasses. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

21 Generalização/ Especialização
No momento da especialização de uma classe em subclasses, o emprego do processo de hierarquização é automático. Percebe-se a necessidade de especializar uma classe, quando a mesma pode ser de vários tipos, onde cada tipo tem uma característica própria e específica, que não pode ser atribuída aos outros tipos, dessa maneira, a classe mãe abriga apenas as características comuns a todos, e as classes filhas abrigam suas características especificas. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Dúvidas ? Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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PERGUNTAS O que é encapsulamento ? O que é herança ? Quais os tipos de herança ? O que é uma classe mãe ? O que é uma classe Filha ? O que é Generalização de uma classe ? O que é Especialização de uma classe ? De 2 exemplos de Herança Simples. De 2 exemplos de Herança Multipla. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

24 Relacionamento e Mensagens
Como já mencionado antes, a orientação a objetos baseia-se na elaboração de partes para formar um todo, cada parte funciona separadamente, e o que as fazem funcionar como um todo, são relacionamentos, ou seja, o relacionamento é o que une as partes permitindo que funcionem em conjunto. Entretanto, o que faz uma parte se relacionar com a outra, é a troca de mensagens entre elas. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

25 Relacionamento e Mensagens
Um objeto se comunica com outro através do envio de mensagens. Quando um objeto recebe uma mensagem, ele verifica se o serviço solicitado é disponível na classe em que pertence, se for ele terá uma reação de resposta, caso contrário, ele verificará nas suas classes mãe se alguma delas executa o serviço solicitado pela mensagem. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

26 O que são Objetos Distribuídos
Objetos Distribuídos são armazenadores de códigos que executam uma determinada tarefa. Sua principal característica refere-se a sua localização, eles podem ser abrigados todos em uma única máquina, ou distribuídos em máquinas distintas de uma rede de computadores (LAN, WAN, e Internet). Em conjunto, esses objetos são capazes de executar funções para um sistema (sistema distribuído). Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

27 O que são Objetos Distribuídos
Objeto distribuído é uma evolução do objeto convencional. Entretanto possuem uma interface específica onde os compiladores geram um código a mais para serem acessados por outros objetos, de maneira que o programa/objeto que o solicite desconheça o local onde o objeto chamado está abrigado, o sistema operacional que estiver sendo utilizado e a linguagem à qual fora criado. Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

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Dúvidas ? Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

29 Prof. Silvestri – todos os direitos reservados
PERGUNTAS O que é uma mensagem em OO ? Para que serve uma mensagem ? Qual é o processo executado por um objeto quando recebe uma mensagem ? O que é um Objeto Distribuído ? Prof. Silvestri – todos os direitos reservados

30 Prof. Silvestri – todos os direitos reservados
MAPA CONCEITUAL Prof. Silvestri – todos os direitos reservados


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