A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ES242 Eduardo Harada Panadés Guilherme Andrigueti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ES242 Eduardo Harada Panadés Guilherme Andrigueti"— Transcrição da apresentação:

1 ES242 Eduardo Harada Panadés 043102 Guilherme Andrigueti 043875
Leonardo Gimenes Luis Abner Silva Espinoza

2 Consistem em ligas de ferro:
MATERIAIS FERROSOS Consistem em ligas de ferro: Ferro fundido; Ferro Gusa; Aço; Magnetita, hematita; Cromita, ilemita; Ferro //.

3 Fique sabendo! O cobre por exemplo, pode ser usados no estado quimicamente quase puro. Entretanto, isso não ocorre com o ferro. No uso prático, está sempre ligado ao carbono e a outros elementos e, assim, no âmbito da ciência dos materiais e também na linguagem do dia-a-dia, a palavra "ferro" deve ser entendida como uma liga dos elementos químicos ferro, carbono e outros.

4 INTRODUÇÃO são os materiais mais utilizados pelo homem;
custo relativamente baixo de produção; múltiplas propriedades físico-químicas; são fáceis de serem trabalhados; com eles é construída a maior parte de máquinas, ferramentas, assim como instalações que necessitam materiais de grande resistência.

5 Efeitos de alguns elementos de liga
Alumínio (Al): desoxidante e agente de controle do crescimento dos grãos. Cobalto (Co): aumenta a dureza do aço sob altas temperaturas. Cobre (Cu): melhora a resistência à corrosão por agentes atmosféricos Cromo (Cr): melhora a resistência à corrosão, aumenta a resistência à tração, melhora a facilidade de têmpera, aumenta a resistência à alta temperatura e ao desgaste. Fósforo (P): Torna o aço frágil, efeito que se acentua com o aumento do teor de carbono. Manganês (Mn): em média, para cada 1% de manganês, a resistência à tração aumenta 100 MPa. Para aços temperáveis, aumenta a dureza após o processo de têmpera. Molibdênio (Mo): melhora a resistência a altas temperaturas, a resistência ao desgaste e a dureza após a têmpera. Para aços inoxidáveis, melhora a resistência à corrosão. Silício (Si): é um agente desoxidante na produção do aço. Aumenta a resistência à corrosão e a resistência à tração mas prejudica a soldagem. O silício aumenta significativamente a resistividade elétrica do aço. Tungstênio (W): aumenta a resistência à tração em altas temperaturas. Forma carbonetos bastante duros e é usado em aços para ferramentas (aços rápidos). Vanádio (V): refina a estrutura do aço, impedindo o crescimento dos grãos. Forma carbonetos duros e estáveis e é usado em aços para ferramentas para aumentar a capacidade de corte e dureza em altas temperaturas.

6 Variedades alotrópicas
ferro delta (Fe d): apresenta estrutura cúbica de corpo centrado ( ºC). ferro gama (Fe g): apresenta estrutura cúbica de face centrada ( °C). ferro alfa (Fe a): apresenta estrutura cúbica de corpo centrado ( até 912°C).

7

8 Austenita: é a solução sólida do carbono em ferro gama
Austenita: é a solução sólida do carbono em ferro gama. Ferrita: é a solução sólida do carbono em ferro alfa. Cementita: o carboneto de ferro (Fe3C). Grafita: a variedade alotrópica do carbono (estrutura cristalina hexagonal).

9 Ferros Fundidos Liga de ferro e carbono com teor deste último acima de 2,11%. Entretanto, um teor considerável de silício está quase sempre presente e, por isso, alguns autores consideram o ferro fundido como uma liga de ferro, carbono e silício; Em geral de reduzida ductibilidade e maleabilidade, utilizada na fabricação de peças moldadas e tubos. Em algumas ocasiões são mais apropriados do que o aço. Exemplo: estruturas e elementos deslizantes de máquinas são construídos quase sempre em ferro fundido, devido à maior capacidade de amortecer vibrações, melhor estabilidade dimensional e menor resistência ao deslizamento, em razão do poder lubrificante do carbono livre em forma de grafita.

10 Classificação Tipo C Si Mn P S Cinzento 2,5 - 4,0 % 1,0 - 3,0 %
0,2 - 1,0 % 0, ,0 % 0,02 - 0,25 % 0,01 - 0,1% 0,01 - 0,03 % Dúctil 3,0 - 4,0 % 1,8 - 2,8 % 0,1 - 1,0 % 0,01 - 0,1 % Branco  1,8 - 3,6 % 0,5 - 1,9 % 0,25 - 0,8 % 0,06 - 0,2 % Maleável 2,2 - 2,9% 0,9 - 1,9 % 0,15 - 1,2 % 0,02 - 0,2 % 0,02 - 0,2% Grafítico compacto

11 Cinzento É frágil e quebradiço devido a sua microestrutura, não servindo muito bem a aplicações que requeiram elevada resistência à tração. Possui excelentes capacidades de amortecimento de vibrações e elevada resistência ao desgaste mecânico. São aplicados como componente estrutural de máquinas e equipamentos pesados sujeitos à vibração, peças fundidas de vários tipos que não necessitam de elevada resistência mecânica, pequenos blocos cilíndricos, pistões, cilindros, discos de embreagem e peças fundidas de motores a diesel.

12 Dúctil Sua estrutura nodular confere maiores resistência mecânica e ductilidade ao material, aproximando suas características das do aço. Suas aplicações incluem válvulas carcaça de bombas, virabrequins, engrenagens, pinhões, cilindros e outros componentes de máquinas e automóveis.

13 Branco: Extremamente duro e frágil, chegando a ser inadequado para a usinagem em alguns momentos. Sua aplicação é restrita aos casos em que dureza elevada e resistência ao desgaste são necessárias, como nos cilindros de laminação. Maleável: produto da transformação do ferro fundido branco após tratamento térmico em temperatura e atmosfera adequada. Apresenta características de elevada resistência mecânica e consideráveis ductilidade e maleabilidade. É aplicável tanto em temperaturas normais quanto mais elevadas. Flanges, conexões para tubos, peças para válvulas ferroviárias e navais, e outras peças para indústria pesada são algumas das aplicações típicas do ferro fundido maleável. Grafítico compacto: suas propriedades variam entre as do ferro fundido cinzento e as do dúctil.

14 Aço Denominação genérica para ligas de ferro-carbono com teores de carbono de 0,008 a 2,11%, contendo outros elementos residuais do processo de produção e podendo conter outros elementos de liga propositalmente adicionados. Se o aço não contém estes últimos, é chamado especificamente de aço-carbono. Do contrário, aço-liga. O aço é o mais antigo material reciclado que se tem notícias; Existe uma ampla classificação dos aços de acordo com o teor de carbono e dos elementos de liga que possuem. Aços-carbono de uso geral : SAE 10xx Aços de fácil usinagem, com enxofre: SAE 11xx (xx) indica o teor de carbono em 0,01%. Exemplo: um aço SAE 1020 tem 0,20 % de carbono

15 Aplicações do Aço

16 Aço Inoxidável São os aços que têm resistência à corrosão superior à dos aços comuns. Não são inertes em todos os meios, mas não são atacados por muitos deles ou são atacados de forma significativamente mais lenta do que os aços comuns. Cromo é o elemento mais importante para aumentar a resistência à corrosão do aço. Ligado ao mesmo, com ou sem outros elementos (como níquel, o segundo mais importante), forma tipos com uma variedade de propriedades e características: Aços inoxidáveis austeníticos Aços inoxidáveis martensíticos Aços inoxidáveis ferríticos

17 Aços inoxidáveis austeníticos (Ni + Cr): não magnéticos, não temperáveis, a dureza aumenta significativamente com a deformação a frio. São provavelmente os mais usados. Aços inoxidáveis martensíticos (11-18% Cr): São magnéticos e podem ser endurecidos por têmpera. Aços inoxidáveis ferríticos : Em relação aos martensíticos, o teor de cromo é em geral maior e o de carbono, menor. Isso faz as estruturas sempre ferríticas e, portanto, não são endurecidos por têmpera.

18 Onde encontramos esse material

19 Referências http://www.tabelaperiodica.hpg.ig.com.br/fe.htm
CALISTER JR, William D. – Ciência e Engenharia de Materias: uma introdução. Ed. LTC – Quinta Edição.


Carregar ppt "ES242 Eduardo Harada Panadés Guilherme Andrigueti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google