A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nazismo e Fascismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nazismo e Fascismo."— Transcrição da apresentação:

1 Nazismo e Fascismo

2 Partido Nacional Fascista
Na Europa foram vários os movimentos da extrema direita a surgir e a ganhar adeptos, após a 1º Guerra Mundial, entre os quais se destacou o Partido Nacional Fascista em Itália desenvolvida por Benito Mussolini.

3 Origem do “Fascismo” Deste termo “fascista”, em italiano, fascio, desenvolveu-se a expressão fascismo, que passou a ser usada de forma mais geral para caracterizar partidos e regimes políticos com semelhanças a este partido italiano, PNF.

4 O Crescimento do PNF Depois da primeira Guerra Mundial, Itália sofreu várias consequências o que originou greves e pequenas revoluções. Assustados com esta situação os proprietários passaram a apoiar o Partido Nacional Fascista de Benedito Mussolini.

5 Principais Características Do Fascismo
O combate ao socialismo e ao comunismo, A rejeição do parlamentarismo, acusado de gerar divisões e de enfraquecer a unidade nacional; O desprezo pela liberdade individual, uma vez que consideravam que os direitos dos indivíduos tinham de estar submetidos aos interesses da nação e do estado A existência de um partido único

6 Principais Características Do Fascismo
O Corporativismo O enaltecimento da autoridade do Chefe: o Estado devia ser forte e comandado por um Chefe, considerado o guia e o salvador da Nação e a quem se devia obediência cega. O ultra nacionalismo, que defendia a Nação como o valor mais importante,

7 Mussolini, o “Duce” Nascido numa família modesta ( ), começou na ala esquerda do partido socialista “Avanti”. Participou na Primeira Guerra, e no regresso, retomou a direcção do seu antigo jornal, onde passou a exigir um governo com ideais mais próximos da extrema direita.

8 A Vida de Mussolini Mussolini fundou grupos armados contra sindicatos e partidos de esquerda. Esses grupos deram origem em 1921 ao partido Nacional Fascista, através do qual Mussolini chegou ao poder. A partir desta altura Benedito Mussolini passou a ser chamado de “Duce”, que em italiano significa “o chefe”. Acabou por ser executado em Abril de 1945.

9 A Tomada do Poder de Mussolini
Em 1922, o rei de Itália, Vítor Emanuel III, pressionado pelas manifestações de força do Partido Fascista, entre as quais destacou-se a “marcha sobre Roma”, encarregou Mussolini de formar governo.

10 A Tomada do Poder de Mussolini
Em 1924, realizaram-se eleições. É importante lembrar que Benito Mussolini, subiu ao poder, legalmente nestas eleições já referidas, apesar dos fascistas e os seus aliados conseguirem três quartos dos lugares do Parlamento com fraudes. Mussolini pôde, assim, tornar-se o senhor absoluto de Itália.

11 O Poder Fascista O Estado fascista deixou de permitir qualquer forma de oposição. Todos os partidos à excepção do PNF (Partido Nacional Fascista), foram proibidos. Uma poderosa polícia politica vigiava os cidadãos e encarregava-se da repressão. Os jornais, a rádio e o cinema passaram a ser sujeitos a censura. As greves não eram autorizadas, e os sindicatos livres foram proibidos e substituídos pelas corporações.

12 O Poder Fascista Além de tudo isto, também criaram a formação da juventude, que eram organizações fascistas infantis, onde eram doutrinados no sentido da disciplina, da obediência e da veneração pelo Chefe. Os fascistas tinham uma política externa de carácter imperialista. Em 1936,os exércitos de Mussolini conquistaram a Etiópia.

13 Adolfo Hitler Dirigente do Partido Nazi. Nascido em 1889, tinha como sonho entrar para a Academia de Belas-Artes. Sonho nunca realizado, talvez por isso, iniciou um percurso de marginalidade, até ter sido admitido no exército Alemão. Em 1921, assumiu a chefia do Partido Nacional Socialista.

14 A Vida De Hitler Participou num golpe ao poder e foi condenado a cinco anos de prisão, onde escreveu o conhecido livro “A minha luta”, livro em que exponha a sua teoria racista e o seu programa político. Com o Partido Nazi no poder, dominou a Alemanha até 1945, ano em que acabou por se suicidar.

15 Implantação do Nazismo na Alemanha
Após a primeira guerra mundial foi estabelecido na Alemanha o regime democrático, originando uma situação bastante difícil. A situação económica agravou-se, devido à guerra, e ao pagamento das indemnizações exigidas pelos vencedores da guerra

16 A Implantação do Nazismo na Alemanha
A inflação desceu a uma velocidade incontrolável. Quando a situação da economia começava por fim, a melhorar, a grande depressão de 1929, abateu-se violentamente sobre a Alemanha. Bancos foram á falência, empresas tiveram de fechar e a pobreza e a miséria apoderaram-se da população Alemã. A partir desta altura, a população, começou a responsabilizar os partidos no poder pela situação que se vivia, então, os partidos da oposição (tanto o partido comunista como o de extrema-direita) começaram a ser apoiados.

17 A tomada do poder de Hitler
Foi então que, devido a esta situação, um desses partidos, o partido Nazi cresceu rapidamente, apoiado por grandes industrias e devido a uma grande propaganda da rádio e jornais. Nas eleições de 1932, o Partido Nazi, foi o mais votado e o Presidente da República nomeou Rodolfo Hitler, Chanceler.

18 O Estado Hitleriano O Nazismo, foi um dos maiores exemplos de totalitarismo, tinha o total controlo sobre a sociedade. A população não tinha o mínimo de liberdade. O estado era submetido às ordens do “Fuhrer” (guia), Adolf Hitler, que exigia obediência a todos os cidadãos. Os suspeitos opositores do regime, eram enviados para campos de concentração.

19 O Grande Racismo Nazi A doutrina Nazi, fundava-se no Racismo. A raça superior a todas as outras, para os Nazis, era a raça Ariana, cujos representantes seriam os Alemães, que deveriam dominar o mundo.

20 Racismo Nazi A raça inferior, e mais perigosa, era a Judaica. Hitler considerava, como raça perfeita, a população de pele branca e de olhos claros, logo, os Judeus, iam contra esses ideias. Foram perseguidos e enviados para os campos de concentração.

21 Exemplos a Não Seguir Todos sabemos os milhares de pessoas que sofreram com estes regimes. Felizmente, nada tem a dimensão que teve. Por isso, nunca nos cansaremos de lutar por uma sociedade justa, e nunca por uma que o mundo já teve.

22 Parece Impossível!!! O General Dwight D. Eisenhower tinha razão ao ordenar que fossem feitos os filmes e as fotos.

23 HOLOCAUSTO Exatamente, como foi previsto há cerca de 60 anos…

24 É uma questão de História lembrar que, quando o Supremo Comandante das Forças Aliadas, General Dwight D. Eisenhower encontrou as vítimas dos campos de concentração, ordenou que fosse feito o maior número possível de fotos, e fez com que os alemães das cidades vizinhas fossem guiados até aqueles campos e até mesmo enterrassem os mortos.

25 E o motivo, ele assim explanou:
“Que se tenha o máximo de documentação – façam filmes – gravem testemunhos – porque há-de vir um dia em que algum idiota se vai erguer e dizer que isto nunca aconteceu”.

26 'Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam'.
(Edmund Burke)‏

27 Recentemente, o Reino Unido removeu o holocausto dos seus currículos escolares porque "ofendia" a população de filhos de refugiados palestinos, que afirmam categoricamente que o holocausto foi mais uma fraude na história.

28 Passaram mais de 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

29 Agora, mais do que nunca, com o presidente do Irã, entre outros, sustentando que o 'Holocausto é um mito', torna-se imperativo fazer com que o mundo jamais esqueça.


Carregar ppt "Nazismo e Fascismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google