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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

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Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 7º Ano Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma

2 Características Gerais das Gimnospermas:
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Características Gerais das Gimnospermas: • eucariontes; • clorofilas e autótrofas; • dotadas de tecidos; • com vasos condutores; • podem ter porte muito elevado; • com sementes mas sem frutos, o que caracteriza o nome do grupo (gimno = nua; sperma = semente).1

3 Grupo das Gimnospermas
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Grupo das Gimnospermas As gimnospermas incluem os pinheiros (pinheiro-do-paraná, araucária), os ciprestes, as sequoias e as cicas.1 São de grande interesse econômico como na: - extração da madeira; - fabricação de papel; - resinas; - gomas, entre outras; e - as sementes das araucárias, chamadas de pinhões, são muito utilizadas na região sul como alimentos. 2

4 Exemplo: pinheiro-do-paraná
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Exemplo: pinheiro-do-paraná Espécie: Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze 1898] Imagem: Ricardo Frantz/ Creative Commons Attribution 3.0 Unported

5 Pinheiro-do-paraná: Araucárias Características
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Pinheiro-do-paraná: Araucárias Características A planta é o esporófito, que tem raiz, caule e folhas. As folhas são denominadas acículas, são bem adaptadas a ambientes frios. A araucária tem estruturas reprodutoras masculinas e femininas em plantas diferentes. As estruturas reprodutoras são bastante complexas, sendo denominadas pinhas, cones ou estróbilos. Os estróbilos têm um eixo central de onde saem espessas placas escuras. Os estróbilos masculinos são menores que os femininos. • Estróbilos masculinos: microstróbilos; • Estróbilos femininos: megastróbilos.3

6 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Pinhas e pinhões do pinheiro-do-paraná ou pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia). Imagem: Autor desconhecido/ disponobilizado por Drlammel/ Free Art License

7 Espécie: Cupressus sempervirens
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Exemplo: cipreste Espécie: Cupressus sempervirens Imagem: Autor desconhecido/ Disponibilizado por Nicke L/ Public Domain

8 Espécie: Sequoia sempervirens
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Exemplo: sequoias Espécie: Sequoia sempervirens Obs.: As sequoias estão entre as árvores mais altas do mundo. Imagem:Bernt Rostad/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic

9 Exemplo: cicas Espécie:Cycas revoluta
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Exemplo: cicas Espécie:Cycas revoluta Imagem: Stan Shebs/ GNU Free Documentation License

10 A importância das gimnospermas para atividade humana
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. A importância das gimnospermas para atividade humana As gimnospermas são usadas como: plantas ornamentais; decorando jardins de casas, empresas e praças; são utilizadas na fabricação de papéis e móveis de madeira; na produção de alguns alimentos como o sagu e de outras substâncias como perfumes, tinas e vernizes; algumas sementes como o pinhão são comestíveis; fornecem uma substância usada na composição de ferramentas laboratoriais.2

11 Reprodução das Gimnospermas
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Reprodução das Gimnospermas Gimnospermas se formam por meio de dois tipos de esporos, caracterizando o processo de heterosporia. Os esporos menores são micrósporos e os maiores, megásporos. Micrósporos são formados em microstróbilos e originam gametófitos masculinos; megásporos são produzidos em megastróbilos e formam gametófitos femininos.4

12 Fecundação nas gimnospermas
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Fecundação nas gimnospermas Os grãos de pólen são transportados pelo vento até o óvulo. Cada grão de pólen cresce e forma o tubo polínico, que se dirige a uma estrutura chamada de oosfera. No interior do tubo polínico, encontram-se os gametas masculinos: os núcleos gaméticos ou espermáticos. A fecundação não depende de água, sendo do tipo sifonogamia. Na fecundação, forma-se o zigoto (2n) que se desenvolve num embrião. Assim, o óvulo fecundado origina uma semente. Cada semente possui: 1- uma casca, denominada tegumento (2n); 2- uma reserva nutritiva, conhecida como endosperma (n), que corresponde ao próprio corpo do gametófito feminino; 3- um embrião (2n). A semente é conhecida como pinhão, que cai no solo e pode germinar, formando um novo pinheiro.4

13 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Grupo das Angiospermas Angiospermas constituem o grupo de plantas com maior número de espécies; são vegetais com frutos e sementes. Como exemplos temos as mangueiras, limoeiros, mamoeiros, milho, entre outras. As angiosperma apresentam como: • estruturas vegetativas, compreendendo raiz, caule e folhas; • estruturas reprodutivas, responsáveis pela reprodução sexuada, envolvendo flor, fruto e semente. Com a germinação da semente, forma-se uma nova planta; quando adulta, essa planta produz flores que formam frutos e sementes em seu interior.5

14 Partes de uma Angiosperma
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Partes de uma Angiosperma Folha Fruto Flor Caule Semente Raiz

15 Importância econômica das angiospermas
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Importância econômica das angiospermas A maioria das espécies de plantas superiores são do grupo das angiospermas, que engloba uma imensa diversidade de formas vegetais, desde árvores de grande porte, como os baobás e eucaliptos, até as ervas mais comuns nos campos e no solo das matas. Algumas espécies como as orquídeas ostentam flores belíssimas; enquanto outras, como os cereais, as hortaliças, os tubérculos e as árvores frutíferas são básicas para a alimentação humana. Várias drogas são produzidas a partir de plantas e são utilizadas na área da saúde (medicina e farmácia) ou utilizados como pesticidas naturais. O uso da biotecnologia nas atividades agrícolas tem como objetivo aumentar a produtividade nas lavouras de produtos agrícolas, trazendo, assim, benefícios para o ser humano. 6

16 Exemplo: baobá, da Praça da República Recife, PE, Brasil.
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Exemplo: baobá, da Praça da República Recife, PE, Brasil. Imagem: Paulo Camelo/ GNU Free Documentation License

17 Espécie: Mangifera indica
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Exemplo: mangueira Espécie: Mangifera indica Imagem: Autor desconhecido/ GNU Free Documentation License

18 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Fruto e Flores As angiospermas são identificadas pela presença de fruto envolvendo a semente. Pode-se atribuir ao fruto uma parcela do sucesso evolutivo do grupo e seu elevadíssimo número de espécies.5

19 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Partes de uma flor Uma flor completa apresenta as seguintes partes: • pedúnculo: corresponde ao cabo da flor; • receptáculo: é a parte terminal e dilatada do pedúnculo, onde se prendem as peças da flor; • verticilos florais: são as folhas modificadas da flor. OBS.: principais verticilos florais são: cálice, corola, androceu e gineceu.7

20 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Fruto Estrutura exclusiva do grupo das angiospermas e se origina do desenvolvimento do ovário. Função: a função principal do fruto é a proteção e nutrição da semente em desenvolvimento.8 Estrutura de um fruto relacionando com uma flor Imagem: F. Saly/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic endocarpo de um carpelo O fruto real é constituído por cinco carpelos contendo sementes. feixes de condutores grãos em um carpelo conceptáculo se torna a parte carnuda

21 Estrutura – masculina e feminina da flor
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Estrutura – masculina e feminina da flor Imagem: Mariana Ruiz/ Public Domain

22 Ciências, 7º a Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Partes de uma flor O cálice - é constituído por folhas verdes de função protetora, denominada sépalas. A corola - é formada por pétalas, geralmente coloridas, que, além de proteção, são responsáveis pela atração de agentes polinizadores tais como pássaros e insetos. O perianto - é formado pelo cálice e a corola. O androceu - é constituído por estames, cuja função é produzir e dispersar grãos de pólen. Cada estame tem um chamado filete e na sua extremidade fica a antera, produtora de pólen.7

23 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Partes de uma flor O gineceu- é formado por um ou mais pistilos, também chamados de carpelos. As partes do pistilo: Estigma - é a extremidade que recebe os grãos de pólen, podendo apresentar um material viscoso que facilita sua aderência. Estilete: corresponde ao cilindro que fica abaixo do estigma. Ovário: parte da base , dilatada, que contém óvulos, elementos femininos de reprodução.9

24 Polinização O que é a Polinização ?
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Polinização O que é a Polinização ? É o transporte de pólen da antera para o estigma da flor. Pode ocorrer envolvendo elementos reprodutivos da mesma planta, sendo denominada autopolinização. No caso de envolver o transporte de pólen de uma planta para outra, recebe o nome de polinização cruzada, que propicia maior intercâmbio genético e, portanto, maior variabilidade genética.10

25 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Tipos de polinização cruzada Entre as diversas espécies de angiospermas, podem-se encontrar vários tipos de agentes polinizadores, incluindo-se o vento, animais e, mais raramente, a água. Polinização pelo(s): • vento: anemofilia; • insetos: entomofilia; • pássaros: ornitofilia; e • morcegos: quiropterofilia10

26 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Semente As gimnospermas e as angiospermas são as únicas plantas atuais que possuem sementes. A semente é formada a partir de um óvulo fecundado e desenvolvido. As sementes apresenta basicamente três estruturas: casca; reserva nutritiva; embrião (que fica, dessa forma, protegido). Quando as condições ambientais são favoráveis , o embrião inicia seu desenvolvimento, dispondo de alimento para fornecimento de energia e matéria-prima para crescer. Após algum tempo, a planta produz seu próprio alimento orgânico através da fotossíntese.11

27 Importância do cotilédone para a semente
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Importância do cotilédone para a semente Cotilédones têm a função principal de transferir as reservas da semente para o embrião. De acordo com o número de cotilédones, existem dois grupos de angiospermas: 1- Subgrupo das monocotiledôneas - possuem apenas um cotilédone, como é o caso do milho e do arroz.12 O grão de milho é, na realidade, um fruto cujo interior é ocupado por uma grande semente. A semente do milho possui dois tegumentos, um embrião e uma reserva nutritiva, chamada endosperma, um tecido triploide.

28 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Subgrupo das monocotiledôneas Exemplo: estão incluídas as gramíneas, como arroz, milho, capim, trigo, cevada, etc. São plantas com muitas raízes saindo diretamente do caule e se ramificando bastante, não existindo nenhum eixo central, sendo chamadas de raízes em cabeleira ou raízes fasciculadas. Suas folhas são dotadas de nervuras que se dispõem paralelamente ao longo do seu maior comprimento, sendo chamadas folhas paralelinérveas. As flores em geral, apresentam os verticilos constituídos em número de três ou múltiplo de três, sendo então chamadas de flores trímeras.13

29 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. 2-Subgrupo das dicotiledôneas - possuem dois cotilédones como por exemplo, a mamona. 12 O fruto do feijão é a vagem e os grãos correspondem às sementes. Cada semente tem dois tegumentos e um embrião dotado de dois cotilédones hipertrofiados, onde se concentram as reservas, não havendo endosperma nesse tipo de semente.

30 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Subgrupo das dicotiledôneas Exemplo: família das leguminosas, cujos principais são: feijão, soja, ervilha, amendoim, pau-brasil, ipê, jatobá ,etc. São plantas com uma raiz principal, de onde saem várias raízes secundárias, sendo chamada de raiz axial ou pivotante. Suas folhas apresentam uma nervura principal de onde saem várias nervuras que se ramificam bastante; essas folhas são chamadas reticulinérveas. As flores de dicotiledôneas, geralmente, apresentam os verticilos constituídos em número de cinco ou múltiplo de cinco; essas flores são denominadas pentâmeras. São mais raras as dicotiledôneas com flores tetrâmeras.13

31 Tabela diferenciando as monocotiledôneas e dicotiledôneas
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Tabela diferenciando as monocotiledôneas e dicotiledôneas Monocotiledônea Imagens: (a) MesserWoland / GNU Free Documentation License (b, d) Carl Axel Magnus Lindman taken from his book(s) Bilder ur Nordens Flora / Public Domain (c) Tangopaso / The use of this image is free for any purpose (e) LadyofHats / The use of this image is free for any purpose (f) Ks.mini / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported (g) Chippolito / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported (h) J Brew / Disponibilizado por Epibase / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Dicotiledônea

32 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Exercício 1-A presença de sementes é uma adaptação importante de certos grupos vegetais ao ambiente terrestre. Caracterizam-se por apresentar sementes: a) pinheiros e leguminosas. b) gramíneas e avencas. c) samambaias e pinheiros. d) musgos e samambaias. e) gramíneas e musgos.

33 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. 2- Pinheiros, ciprestes, cedros e sequoias são gimnospermas que produzem todas as estruturas a seguir, EXCETO: a) raiz. b) caule. c) flores. d) frutos. e) semente. 3- O pinheiro-do-paraná é uma gimnosperma que produz todas as estruturas a seguir, EXCETO: a) raiz. b) caule. c) flores. d) frutos. e) semente. Gabarito: 1-A 2-D 3-D

34 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Sites sugeridos:

35 Bibliografia Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Características dos vegetais relacionando-as à utilidade deles para a vida do homem, diferenciando angiosperma e gimnosperma. Bibliografia SONIA, L.; SERGIO, R. Biologia Volume único. São Paulo: Saraiva, 7 tiragem, 2008. AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia – Biologia das células. v-1,v-2, v-3. 3 ed. São Paulo: Moderna,   LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje - Os seres vivos. v-1,v-2,v-3. 1 ed. São Paulo: Ática,   BIZZO,N. Novas bases – Biologia - Das moléculas às populações. v-1, 1 ed. São Paulo: Ática, 2011. BIZZO,N. Novas bases – Biologia - Seres vivos e comunidades. v-2, 1 ed. São Paulo: Ática, 2011. BIZZO,N. Novas bases – Biologia - O ser humano e o futuro. v-3, 1 ed. São Paulo: Ática, 2011. SOARES, J.L. Dicionário etimológico e circunstanciado de biologia. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2004. SANTANA, O e ET AL. Ciências Naturais. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. TRIVELLATO, J e ET AL. Ciências, natureza e cotidiano. São Paulo: FDT, 2009.

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 4 Ricardo Frantz/ Creative Commons Attribution 3.0 Unported 31/08/2012 6 Autor desconhecido/ disponobilizado por Drlammel/ Free Art License 7 Autor desconhecido/ Disponibilizado por Nicke L/ Public Domain 8 Bernt Rostad/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic 9 Stan Shebs/ GNU Free Documentation License 16 Paulo Camelo/ GNU Free Documentation License 17 Autor desconhecido/ GNU Free Documentation License 20 F. Saly/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 21 Mariana Ruiz/ Public Domain

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 31a MesserWoland / GNU Free Documentation License. 23/10/2012 31b Carl Axel Magnus Lindman taken from his book(s) Bilder ur Nordens Flora / Public Domain. 31c Tangopaso / The use of this image is free for any purpose. 31d 31e LadyofHats / The use of this image is free for any purpose. 31f Ks.mini / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 31g Chippolito / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 31h J Brew / Disponibilizado por Epibase / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.


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