A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No período do Diretório (3ª fase da Revolução), a alta burguesia optou por centralizar o poder nas mãos de uma única pessoa, Napoleão Bonaparte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No período do Diretório (3ª fase da Revolução), a alta burguesia optou por centralizar o poder nas mãos de uma única pessoa, Napoleão Bonaparte."— Transcrição da apresentação:

1 No período do Diretório (3ª fase da Revolução), a alta burguesia optou por centralizar o poder nas mãos de uma única pessoa, Napoleão Bonaparte.

2 Em dezembro de 1799 foi criada uma nova constituição
Em dezembro de 1799 foi criada uma nova constituição. Napoleão foi nomeado primeiro cônsul e deu-se início ao período denominado de consulado, uma ditadura implantada na França sob a chefia deste.

3 À princípio o período do consulado devia ser temporário e com eleições periódicas, mas Napoleão foi conclamado Cônsul vitalício. Além disso, em 1804 um plebiscito aprovou a restauração de uma monarquia na França.

4 CONTEXTO DO INÍCIO DO GOVERNO DE NAPOLEÃO:
Naquele período, início do XIX, a economia era muito favorável aos negócios da burguesia; Em 1800 foi criado o Banco da França; A inflação diminuiu e a moeda ficou estável; A criação de tarifas protecionistas intensificou o desenvolvimento da indústria.

5 CÓDIGO NAPOLEÔNICO Destinava-se evidentemente a proteger a propriedade – não a feudal, mas a burguesa. O código tem cerca de 2000 artigos, dos quais apenas 7 tratam do trabalho e cerca de 800 da propriedade privada. Os sindicatos e as greves são proibidos, mas as associações de empregadores permitidas. Numa disputa judicial sobre os salários, o Código determina que o depoimento do patrão, e não do empregado, é que deve ser levado em conta. O Código foi feito pela burguesia e para a burguesia: foi feito pelos donos da propriedade para a proteção da propriedade. HUBERMAN, L.

6 O Império Napoleônico Napoleão tomou para si a tarefa de defender a Revolução e expandi-la para toda a Europa.

7 O BLOQUEIO CONTINENTAL (1806)
Proibia os países da Europa de fazerem comércio com a Inglaterra.

8 ARCO DO TRIUNFO (PARIS)

9 LEITURA DO TEXTO “A GRAÇA DO DIREITO DO REI”.
ENSINO MÉDIO. LEITURA DO TEXTO “A GRAÇA DO DIREITO DO REI”. PÁGINA 27 ENSINO NORMAL. LEITURA DO TEXTO “INVASÃO DE PORTUGAL: A FAMÍLIA REAL FOGE PARA O BRASIL”. PÁGINA 346

10 NAPOLEÃO x “GENERAL INVERNO”
A invasão sobre a Rússia marcou o início do declínio do governo napoleônico. De uma grupo de mais ou menos 500 mil soldados apenas cerca de 30 mil voltaram para a França.

11 O GOVERNO DOS 100 DIAS APÓS A DERROTA NAPOLEÃO FOI DEPOSTO. LUÍS XVIII, IRMÃO DE LUÍS XVI (O REI GUILHOTINADO) ASSUMIU A FRANÇA. NAPOLEÃO FOI EXILADO NA ILHA DE ELBA, AO SUL DA ITÁLIA. DIANTE DAS ATROCIDADES COMETIDAS POR LUÍS XVIII, NAPOLEÃO FUGIU DA ILHA DE ELBA E VOLTOU À FRANÇA COM APOIO DOS MILITARES E DA POPULAÇÃO CIVIL. GOVERNOU CERCA DE TRÊS MESES (100 DIAS). EM 18 DE JUNHO DE 1815 PERDEU A BATALHA DE WATERLOO E FOI EXILADO NA ILHA DE SANTA HELENA, ONDE VEIO À FALECER EM 1821. O PODER FOI REASSUMIDO POR LUÍS XVIII.

12


Carregar ppt "No período do Diretório (3ª fase da Revolução), a alta burguesia optou por centralizar o poder nas mãos de uma única pessoa, Napoleão Bonaparte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google