A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 19 - Revolução Francesa - Fase Popular e a Contra- Revolução Declaração dos Direitos do Homem.Declaração dos Direitos do Homem. Fim dos privilégios.Fim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 19 - Revolução Francesa - Fase Popular e a Contra- Revolução Declaração dos Direitos do Homem.Declaração dos Direitos do Homem. Fim dos privilégios.Fim."— Transcrição da apresentação:

1

2 Aula 19 - Revolução Francesa - Fase Popular e a Contra- Revolução Declaração dos Direitos do Homem.Declaração dos Direitos do Homem. Fim dos privilégios.Fim dos privilégios. Constituição Civil do CleroConstituição Civil do Clero Constituição de 1791 Monarquia Constitucional. Voto censitário Destruição da velha ordem (aristocrática) Construção de uma nova ordem (burguesa)

3 A Convenção Nacional marcado pelos conflitos entre as facções políticas rente às dificuldades econômicas e militares. Destaque: governo dos jacobinos. Medidas populares. Eliminação físicas de seus adversários girondinos. terror. Reação Termidoriana retomada do poder pelos Girondinos. Provocou um retrocesso nas conquistas sociais jacobinas.

4 O Diretório e o Consulado Caracterizado pela supremacia girondina. Oposição jacobina levantes populares ameaças estrangeiras. Destaque - Napoleão ajuda a consolidar a República Burguesa assumindo o poder com um golpe em 1799 destituindo o Diretório.

5 Aula 20 - A Era Napoleônica e o Congresso de Viena Napoleão I Expansionismo militar Decreto de Berlim. Portugal / Rússia derrota - exílio - Elba. Os Cem Dias Derrota final - Waterloo. Napoleão - Instituiu o regime do Consulado. Centralizou os poderes em suas mãos ( 1° cônsul e imperador ) reorganização econômica e social francesa. Banco da França Código Civil (Direito romano, assegurava conquistas burguesas como a igualdade do indivíduo perante a lei, o direito a propriedade e a proibição de organização de sindicatos e greves.)

6 O Congresso de Viena Áustria, Prússia, Rússia e Grã-Bretanha. Reorganizar a EuropaReorganizar a Europa Restauração das dinastias destronadasRestauração das dinastias destronadas Remanejamento do mapa europeuRemanejamento do mapa europeu Ampliação do império inglêsAmpliação do império inglês Santa Aliança - manter a ordem européia.Santa Aliança - manter a ordem européia. Combater os movimentos liberais e/ou nacionalistasCombater os movimentos liberais e/ou nacionalistas

7 Aula 21- Liberalismo, Socialismo, Nacionalismo, Anarquismo... liberalismo Iluminismo ( defesa dos princípios burgueses ) Defendiam a economia de mercado Nacionalismo Fundamenta-se na Rev. Francesa Três aspectos: Exaltação do próprio país. Desejo de unificação e Tentativas de emancipação Socialismo uma reação contra o liberalismo Utópicos – sociedade da existente, porém não determinavam os meios para alcança-las. Científico – base / análise do capitalismo, defendendo princípios capazes de compreender a realidade e transforma-la. "Proletários de todos os países, uni-vos" Anarquismo Pregava a destruição pura e simples do Estado Capitalista A propriedade é um roubo Proudhon "O que é a Propriedade?" e foi um dos primeiros lemas do Anarquismo. Doutrina Social da Igreja em contra posição às idéias marxistas deísmo idéia de que Deus é uma forma racional. doutrina social teorizadas nas encíclicas papais. Positivismo uso da razão p/ chegar ao conhecimento

8 Aula 23 - As Revoluções de 1830 e – 1830 – 1848 Revoltas que contestavam a ordem política do Congresso de Viena.. Aparecimento de idéias republicanas e agrupamentos políticos socialistas. França - Governo de Luís XVIII Carlos X - assumiu a partir de repressor -aumento das idéias liberais – rebelião popular em Paris Jornadas de Julho -Queda de Carlos X. Ascensão de Luís Felipe Representando os ideais burgueses. Crescimento $ e industrial Aumento das desigualdades sociais crise econômica 22 / fev. / 1848 – eclosão da revolta. (Primavera dos Povos) Luís Filipe abdicou -Governo Provisório -Segunda Rep. da França. -Crise $ ñ debelada / oficinas nacionais -12 / nov./ 1848 nova Constituição. -Mandato pres. 4a. -Luís Napoleão Bonaparte - primeiro presidente eleito Golpe de Estado- Segundo Império da França. -Napoleão III


Carregar ppt "Aula 19 - Revolução Francesa - Fase Popular e a Contra- Revolução Declaração dos Direitos do Homem.Declaração dos Direitos do Homem. Fim dos privilégios.Fim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google