A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DA ERA NAPOLEÔNICA A ERA DAS RESTAURAÇÕES. RELEMBRANDO A sociedade francesa era dividida em três ordens sociais: PRIMEIOR ESTADO: Era formada pelo alto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DA ERA NAPOLEÔNICA A ERA DAS RESTAURAÇÕES. RELEMBRANDO A sociedade francesa era dividida em três ordens sociais: PRIMEIOR ESTADO: Era formada pelo alto."— Transcrição da apresentação:

1 DA ERA NAPOLEÔNICA A ERA DAS RESTAURAÇÕES

2 RELEMBRANDO A sociedade francesa era dividida em três ordens sociais: PRIMEIOR ESTADO: Era formada pelo alto e baixo clero. Tinham força política e ideológica e representava 1% da população francesa. SEGUNDO ESTADO: Era composto pela nobreza e representava 2% da população. Essa nobreza era dividida da seguinte forma: Nobreza sustentada pelo rei, moravam junto no palácio.

3 Nobreza formada pelos grandes proprietários de terras que viviam na zona rural. Nobre que não haviam nascidos nobres. Eram ricos e compravam o título de nobre ou conseguiam ao serem nomeados para um cargo público.

4 TERCEIRO ESTADO: representava 97% da população e havia pessoas bem ricas, os remediados autônomos como professores,advogados e mestres de várias atividades artesanais entre outros. Por último pessoas bem pobres que viviam no campo e na cidade. Obs. somente o terceiro estado pagavam impostos o que levou as revoluções.

5 Para resolver o problema foi convocado a Assembleia dos Estados gerais, ou seja, a reunião dos três estados. Como não conseguiram se entender o Terceiro com o apoio da população tomaram o poder criaram uma constituição francesa onde foi estabelecido uma Monarquia constitucional que durou pouco e o privilégio do primeiro e segundo estado foi tirado.

6 Após a monarquia constitucional, a França passou a ser governada por uma república que depois de muitos problemas, a França passou a ser comandada por cinco diretórios. Devido a corrupção de vários diretores, a burguesia começou a ver em Napoleão Bonaparte a solução manter o que haviam conquistados.

7 NAPOLEÃO BONAPARTE Tinha uma genialidade militar e uma grande capacidade de comando. Aos 26 anos se tornou general do exército. Aos 30 anos chegou ao poder através do golpe do 18 de Brumário.(seria no calendário atual 09 de novembro de1799. Fechou o diretório e se tornou o primeiro cônsul da França. Passados 4 anos depois se tornou imperador e estabeleceu várias mudanças na França.

8 –A frase A subida de Napoleão Bonaparte ao poder marcou o fim da Revolução Francesa, porém, isso não significou a derrota da burguesia.. O processo revolucionário francês abalou definitivamente os poderes do Antigo Regime francês, pondo fim ao predomínio dos dois estados sociais pré-revolucionários (clero e nobreza). A subida de Napoleão ao poder apoiado pela alta burguesia (girondinos) representou uma manobra burguesa para evitar a volta a uma fase mais radical, simbolizada pelo período do terror. No entanto, também representou uma garantia aos girondinos de que nenhuma força ligada aos antigos estamentos dominantes ameaçaria seus interesses.

9 AÇÕES DO CÔNSUL BONAPARTE Antes de se tornar imperador Napoleão tomou as seguintes decisões: Propôs um acordo de paz entre A França e Inglaterra conhecida como Paz de Amiens (Cidade francesa) Criou o banco da França responsável pelo financiamento dos projetos napoleônicos geradores de empregos e crescimento econômico. Incentivou a indústria francesa.

10 QUEDA DE NAPOLEÃO O que levou Napoleão a queda foi: A imposição dos interesses franceses à Europa. A incapacidade da França de substituir a Inglaterra na Produção industrial. A fracassada invasão a Rússia, entre outros.

11 CONGRESSO DE VIANA Representanes de várias nações europeias se reuniram na capital austríaca chamada Viana para discutir o princípio de legitimidade, que deveria promover o retorno ao trono de todos os monarcas que governavam as nações europeias nates da subida de napoleão ao poder.

12 BLOQUIO CONTINENTAL Com a decretação do bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio Inglês. Obs. Essa foi uma medita importante que porque teve repercussão nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra.

13 –Marx, em A Sagrada Família, afirmou que o Golpe de 18 Brumário de 1799 instaurou um regime que "concluiu o Terror, pondo no lugar da revolução permanente, a guerra permanente". Devido: A concentração de um poder ditatorial nas mãos de Napoleão Bonaparte. A repressão interna desencadeada pelo novo regime sobre os opositores do golpe. As constantes campanhas militares empreendidas por Napoleão. As severas interdições que limitaram a liberdade da imprensa francesa.

14 –Relativamente à expansão napoleônica ( ), pode-se afirmar que acarretou mudança no quadro político europeu a difusão do ideal revolucionário liberal, ampliação temporária do raio de influência francesa e fortalecimento do ideário nacionalista nos países dominados.

15 –Em 1806 o imperador Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental. As motivações desse ato foram: O Bloqueio Continental foi à proibição sugerida por Napoleão Bonaparte, em 22 de novembro de 1806,em que impedia o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Primeiro Império Francês ( ) a navios do Reino Unido da Grã- Bretanha e Irlanda. Pretendia enfraquecer a economia inglesa e assim ganhar o mercado europeu.

16 Com a derrota de Napoleão Bonaparte, o Congresso de Viena e os tratados de delinearam os rumos da reconstrução da Europa pós-Revolução Francesa e pós-guerras napoleônicas. O que estabeleceu esses tratados e a ameaça que desejavam evitar era que: Esses tratados deveriam reorganizar e devolver os territórios e a supremacia política daqueles que sofreram com o projeto expansionista napoleônico. Queriam evitar uma ameaça revolucionária provocada pela Revolução Francesa pelos burgueses.

17 Bonaparte criou o Banco do Estado da França para conseguir financiar o sistema produtivo e industrial e poder organizar as finanças do Estado.


Carregar ppt "DA ERA NAPOLEÔNICA A ERA DAS RESTAURAÇÕES. RELEMBRANDO A sociedade francesa era dividida em três ordens sociais: PRIMEIOR ESTADO: Era formada pelo alto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google