A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Associação do Colleges Comunitários Canadianos (ACCC) A ACCC e os Colleges canadenses na construção do processo de inclusão nas populações desfavorecidas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Associação do Colleges Comunitários Canadianos (ACCC) A ACCC e os Colleges canadenses na construção do processo de inclusão nas populações desfavorecidas."— Transcrição da apresentação:

1 1 Associação do Colleges Comunitários Canadianos (ACCC) A ACCC e os Colleges canadenses na construção do processo de inclusão nas populações desfavorecidas Marie Josée Fortin Diretora, Parcerias Internacionais @ ACCC 24 de Novembro de 2009

2 2 Esboço da Apresentação 1.Quem somos e da onde viemos? 2.Porque nossa metodologia funciona no Canadá e como sabemos que funciona? 3.Educação para o Emprego – visão geral do programa

3 3 Missão e Mandato A voz nacional e internacional dos Colleges e Institutos Canadianos. Missão: ACCC patrocina e apóia o aprendizado fornecido pelas instituições associadas à ela Mandato: –Intercessão –Fórum –Parceria –Marketing

4 4 Servindo mais de 1000 comunidades 31a 49b 46a 42a 42c 31a 58c 58a 58d 58e 58f 58y 58o 58p 58t 58b 58u 58v 58x 63a 63b 87b 87c 66b 66a 66 66c 69a 69c 69e 78a 64 64b 64d64e 64a64c 64f 68 68a 68c 70 70a 70b 70c 72 73a 77 85a 85f 85h 85i 85k 86 86a 86b 71f 73 68d 72c 71 71a 71c 71d 71e 27 30 27b 27a 28 30a 30b 30c 30d 30f 30g 31a 66d 69 69b 69d 72b 72e 75b 75c 81 82a 82b 82 82c 75a 75 71b 61d 61e 63 63c 80a 80b 71g 9093b 9797a 101 104b 105 110116 116b 116c 120 120a 122 123 129 95a 92 103 106a 95 108 111111a 111b 112118 31a 26b 26e 26f 26j 26l 26m 26o 30e 9 44c 44b 18g 18i 18c 17c 18b 18 18f 18a 58z 67 67d 67e 1g 1l 1n 1 1m 1a 1b 17a 53b 58g 58k 67a 67b 67c 67f 34a 34 38 36g 26g 26h 26i 26k 32 36e 33 36k 39 40 9 93b 98 104c 109 109a 109b104a 113 119 21 21a 21b 21c 21d 22d 22 22e 22a 22c 19j 6b 6h 6i 9c 9e 19i 19g 19f19e 19h 19a 3i 3n 19 19c 6f 6j 6c 6g 6d 6e 15a 15b 15c 15 19d 20c 6 20d 20j 20k 22hj 31a 58i 58 58j 58l 58n 58q 58r 58s 58w 132 137 135 140 139 138 145 144h 144d 143a 144g 144k 144c 144j 144b 144m 143 143d 144a144e 144f 144 27c 31 36h 36i 36j 36l 14 6a 14b 14d 20h 31a 26n 43a 43 42 43b 46b 50a 50b 49d 50e 45a 48d 50c 51g 46 17e 17d 17 14c 14a 14e 17b 17f 17g 144i 144l 146 143b 143c 143f 141g 141h 141k 141c 141b 141d 141i 141j 141 141l 49c 51a 51b 42d 42b 51f 47c 52b 59 74 60d 60e 83 83b 76 72a 78 87a 87 87d 72d 78b 78c 78d 79b 79a 85b 85c 85d 85e 85g 85j 71h 79 85 64g 68b 60 60a 60b 60c 60f 65 106c 1c 31a 147h 147a 147e 147c 147i 147j 147l 147 44 51 49e 49a 50 50d 45 44a 45b 45d 45c 48 48a 48b 48c 136 133 143d 142 141a 130 131 134 141e 141f 18e 18d 18h 16d 16f 16l 5a 5b 3e 3k 3j 3l 3o 8b 9a 9b 9 9d 9f 11a 4a 4 13 13a 13b 13c 16 16a 16b 16c 16e 16g 16h 16m 16n 16o 2 3a 3c 3b 3d 3f 3g 3m 3p 3h 3q 5 7 128a 11b 11 11c 10 8 3 20a 20b 20 20e 20g 20f 20i 2323a 52c 52d 52 54 54c 54a 54b 54d 54e 55 56a 56 57 1i 1k 1j 1f 1e 1d 1h 61 61a 61b 61c 61f 80 62 62a 62b 80c 80d 84 47a 47b 47 47e 50f 47d 51d 47f 47g 51c 51e 46c 43c 52a 53 53c 53d 53a 53e 58h 58m 147g 149 147k 147m 147f 147n 147o 147b 147p 148a 147d 148

5 5 1. Quem Somos? 140 Instituições Pós-Secundárias de Educação Aplicada, Treinamento e Pesquisa de Jurisdição Provincial/Territorial, chamados de Colleges Comunitários, Colleges, Cégeps, Institutos de Tecnologia, Politécnicas, Colleges Universidades, Universidades… Campus em mais de 1000 comunidades + do que 1.5 milhões de alunos 65000 funcionários Multicultural

6 6 Sistema Educacional Canadiano (não é exato para todas as províncias) Estudos de Pós Graduação (17-22..) Universidades Tradicionais (13-16) Educação Secundária (9-12) Educação Primária (2K+8) Colleges & Institutos (13-16) Alunos que abandonam os estudos

7 7 Um pouco de História Canadiana Nosso sistema de Colleges Comunitários e Institutos foi estabelecido nos anos 60, para atender: –Necessidade urgente de trabalhadores capacitados e técnicos –Demanda de maior acesso à educação pós- secundária Administração descentralizada e responsiva que: –Não é governada por uma junta administrativa, não pelo ministério –Reflete a natureza sócio-econômica das suas comunidades nas suas juntas diretivas e nos programas educacionais –Envolve empregadores na gestão, Curricula, estágios, colocação no mercado de trabalho, etc.

8 8 Valores Comuns 1.Baseados na Comunidade & descentralizados 2.Accessíveis à todos que querem aprender 3.Centrados no aluno e sucesso do mesmo 4.Conectados à indústria/empregadores 5.Visão Global Competências Principais Com ampla diversidade

9 9 2. A nossa metodologia funciona bem no Canadá? E por que? 90% dos nossos formandos encontram trabalho nos seus devidos campos dentro de seis meses da graduação (Indicador de Desempenho Chave avaliado pelos Governos Provinciais); 93% dos empregadores estão satisfeitos com os formandos (http://www.edu.gov.on.ca/eng/general/postsec/colindi cator.html)http://www.edu.gov.on.ca/eng/general/postsec/colindi cator.html A pesquisa da Federação Canadiana de Negócios Independentes afirma que as Pequenas e Médias Empresas precisarão de 7 formandos de College para cada 3 formando de Universidade O Canadá tem a maior percentagem da sua população estudando em Colleges (metade da população Estudantil Pós-Secundária);

10 10 3. Educação para o Emprego – visão geral do programa Os que se formam num College ganham no começo das suas carreiras 54% a mais do que aqueles que não terminam o ensino secundário e 29% a mais do que aqueles que só terminam o ensino secundário e também crescem mais rapidamente nos seus empregos; Os Colleges contribuem com 123 Bilhões de dólares para a economia nacional (8% do PNB) e têm uma taxa de retorno de 15% cada cada dólar investido pelo governo (Estudo Independente do EMSI)

11 11 As inter-relações sócio- econômicas Colleges e Institutos (Accessíveis & Relevantes) Inclusão Social & Igualdade Desenvolvimento Econômico num Contexto Globalizado

12 12 O College – Empregador Parceria para o Emprego Empregador/ Assoc. de Funcionários Informação do mercado de Trabalho Padrões & Credenciamento Curriculum Relevante Habilidades de Empregabilidade Atualização dos professores Estágios & Educação Integrada Equipamento & contribuições monetárias Transf. de Tecn./Pesquisa Aplicada Avaliação dos Formandos (KPIs) Colleges/ Institutos Via - Conselhos Setorais Nacionais de RH - Ministérios Provinciais e Conselhos -Conselhos dos Colleges e Comitês de - Aconselhamento do Curso (programa ) Association of Canadian Community Colleges 2009

13 13 Medidas para o acesso Processos Integrados para atrair e apoiar os alunos com obstáculos especiais para ingressar (Reconhecimento da Aprendizagem) até obtenção do emprego; Veja os Sumários da ACCC destes processos e medidas para os aborígenes, baixa-instrução e novos imigrantes no nosso website (www.accc.ca)www.accc.ca Iniciativa Nacional de Integração das habilidades Essenciais para a Empregabilidade (Nível de Instrução, processamento da informação, habilidades de raciocínio, atitudes, competências interculturais e de equipe)

14 14 Assegurando a releväncia da experiëncia do aprendizado Todos os curso são baseados em competências e resultados da aprendizagem – identificando as habilidades necessárias para os trabalhos naquele setor da indústria; Habilidades Essenciais de Empregabilidade (habilidades interpessoais) são incluídas no currículo; Experiências Práticas de Trabalho Supervisionadas (pagas & não pagas) fazem parte da maioria dos programas (cursos); Os empregadores fornecem algum equipamento chave; Corpo docente com experiência no setor econômico.

15 15 Servindo as comunidades Servir como locais de reuniões e centro de recursos para a comunidade Centros de Aprendizagem distribuídos em centenas de comunidades Encubadores de Empreendedorismo e Treinamento virtual de empresas Pesquisa Aplicada e centros de transferência de Tecnologia para pequenas e médias empresas Centros de Treinamento Cultural e de Desempenho

16 16 COLLEGES & INSTITUTOS Conectados aos empregadores e à comunidade COMUNIDADE EMPREGADORES RECICLAGEM DAS HABILIDADES & DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO

17 17 Lições Aprendidas -Uma economia e sociedade saudável precisa de Colleges fortes e de Universidades fortes; -Na nossa economia do Conhecimento, + do que 75% dos trabalhadores precisam de algum tipo de Educação Pós-Secundária; -As pessoas não aprendem todas da mesma maneira, algumas aprendem ao aplicarem seus aprendizados imediatamente e outras aprendem através da reflexão; -Nós precisamos facilitar a todos cidadãos a aprendizagem durante suas vidas inteiras.

18 18 Projetos/programas experiência Mais de 667 projetos em 96 países ao redor do mundo

19 19 www.accc.ca


Carregar ppt "1 Associação do Colleges Comunitários Canadianos (ACCC) A ACCC e os Colleges canadenses na construção do processo de inclusão nas populações desfavorecidas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google