A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Fascismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Fascismo."— Transcrição da apresentação:

1 O Fascismo

2 Como se justifica o avanço dos partidos de extrema-direita?
Questão Orientadora: Como se justifica o avanço dos partidos de extrema-direita?

3 Mudanças Políticas Frente Popular chega ao poder. Ascensão de novos
1.ª Guerra Mundial + Crise 1929 Ascensão de novos partidos políticos Mudanças Políticas Intervencionismo económico Inglaterra Crescimento do Partido Trabalhista. França Coligação de Esquerda (Frente Popular) ganha as eleições. Espanha Frente Popular chega ao poder. Alemanha e Itália Formação de partidos de extrema direita que sobem ao poder.

4 As classe médias frente à crise: esquerda ou direita?
Não podia deixar de ficar revoltado quando soube que se queimava trigo, que se regavam frutos com petróleo para manter os preços e para permitir aos grandes capitalistas continuar a levar uma boa vida, enquanto que a Europa estremecia sob os sapatos rotos das marchas da fome e o meu pai escondia debaixo da mesa os punhos rotos da camisa. […] A enorme maioria das classes médias da Europa estava, como nós próprios, arruinada pela inflação do após-guerra. Os burgueses empobrecidos tornaram-se homens revoltados, que se recusavam a admitir a perda da sua posição social e por isso engrossaram as fileiras do partido de extrema direita. Quanto a mim, em 1931, senti que tinha chegado a hora de reforçar as fileiras do proletariado: aderi ao partido Comunista. A. Koestler, O Deus das Trevas (adaptado)

5 CARTAZ EXTREMA-DIREITA
CARTAZ COMUNISTA CARTAZ EXTREMA-DIREITA

6 A Propaganda: a arma mental

7 Características do Fascismo
Combate ao socialismo e ao comunismo Rejeição do Parlamentarismo - existência do Partido Único Anulação das liberdades individuais - Totalitarismo Enaltecimento da autoridade do chefe – Culto do Chefe Ultranacionalismo Imperialismo Corporativismo Militarismo

8 Características do Fascismo
As associações corporativas asseguram a igualdade entre empresários e trabalhadores, mantendo a disciplina.

9 Características do Fascismo
O fascismo opõe-se ao socialismo e é inimigo do sindicalismo.

10 Fascismo Os movimentos da extrema direita usavam a: Violência
(ameaças, espancamentos, destruições de sedes de partidos de esquerda, sindicatos, etc..) Propaganda (através da rádio, imprensa, comícios e manifestações.

11 De que modo o Fascismo chega ao poder em Itália?
Questão Orientadora: De que modo o Fascismo chega ao poder em Itália?

12 Itália

13 O Fascismo Italiano A Itália sofreu graves consequências com a 1ª Guerra Muitas baixas (+ de 1 milhão de mortos e feridos graves) Consequências Económicas: Desvalorização da moeda. Subida em flecha dos preços. Desmobilização de mais de 2 milhões de soldados. Desemprego. Consequências Sociais: Greves Ocupação de fábricas pelos trabalhadores (Agitação Social)

14 O Fascismo Italiano Crise política:
Democracia instável, ineficaz e falta de autoridade do rei Victor Emanuel III; Fortes partidos de esquerda; Formação de importantes grupos ultranacionalistas; Tensão entre partidos de esquerda e direita; Ascensão e fortalecimento dos partidos de extrema-direita.

15 O Fascismo Italiano O Partido Nacional Fascista foi o primeiro Partido de extrema-direita a conseguir o poder “Nada fora do Estado, Nada contra o Estado, Tudo a favor do Estado.” Benito Mussolini fundou o movimento fascista a 23 de Março de 1919.

16 Cartaz de Propaganda do
Partido Nacional Fascista

17 O Fascismo Italiano Levantai bem alto, ó legionários, as vossas insígnias, as vossas armas, os vossos corações, para saudar […] a reaparição do império.

18 «Squadristi» ou «camisas negras»
Fascio: Símbolo romano de autoridade do chefe sobre o povo

19 O Fascismo Italiano A Burguesia (industriais e proprietários) apoiam o Partido Nacional Fascista liderado por Benito Mussolini Com milícias armadas – os “camisas negras” reprimiam as greves e usavam de violência contra militantes de esquerda, sindicatos... Leitura do doc. 4 “ A repressão fascista” pg. 101 do manual escolar.

20

21 O Fascismo Italiano Protestando contra a crescente violência fascista, os partidos de esquerda convocaram, em Agosto de 1922, uma greve geral dos trabalhadores.

22 1924 – Nas eleições os fascistas conseguem a maioria no Parlamento
1922 – Mussolini efectua a “Marcha sobre Roma” com a presença de cerca de 30 mil fascistas. O Rei Victor Emanuel III, temendo uma guerra civil convida Mussolini a formar Governo. 1924 – Nas eleições os fascistas conseguem a maioria no Parlamento Benito Mussolini

23 “Prontos, ontem, hoje e amanhã No combate pela honra de Itália”

24 Medidas do Fascismo Italiano
Proibição de todos os partidos (excepto o PNF); Criação de Polícia Política – reprimindo a oposição e vigiando os cidadãos – Squadristi ou “Camisas Negras”; Censura aos meios de comunicação; Formação de organizações Juvenis: “Os Filhos da Loba” – dos 4 aos 8 anos; “Os Balilas” – dos 8 aos 14 anos; “Vanguardistas” – dos 14 aos 18 anos; “Juventude Fascista” – acima dos 18 anos.

25 Análise do doc. 3, da pg. 103 do manual escolar.

26

27 «O ESTADO SOU EU»


Carregar ppt "O Fascismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google